terça-feira, 28 de novembro de 2006

Novo Museu Arqueológico do Fundão abre no início do próximo ano

Vai abrir no início do próximo ano, no Fundão, o museu arqueológico no remodelado Solar Falcão d’Elvas, no centro histórico da cidade. O investimento ronda os 600 mil euros e vai colocar à disposição do público o acervo museológico que o município tem armazenado ao longo de décadas.
O espaço vai receber a designação de Museu Municipal José Monteiro, em homenagem ao responsável pela recolha de parte do espólio que ali vai estar exposto e um dos principais impulsionadores das investigações arqueológicas no concelho.

Entre as peças do museu incluem-se artefactos arqueológicos resultantes também de recentes investigações no concelho do Fundão e que abarcam vestígios que vão desde a época do paleolítico ao período romano. Outra parte significativa do espólio é produto de doações ou cedências de munícipes ou instituições, entre elas o próprio Instituto Português de Museus .
O museu vai ser dirigido por João Mendes Rosa, docente, licenciado em História e doutorando em Arqueologia e actual responsável pela Divisão Municipal do Património Histórico. José Alves Monteiro, que dá nome ao Museu, nasceu no Fundão a 25 de Fevereiro de 1890, formou- se em Direito na Universidade de Coimbra, em 1912, e regressou depois à terra natal, onde exerceu advocacia e se dedicou à promoção de diversas actividades de o rdem cultural e política, como as pesquisas arqueológicas.
Lei mais sobre o Museu Municipal José Monteiro no site da Câmara Municipal do Fundão, na secção História e Património

1 comentário:

Anónimo disse...

o museu arqueológico municipal, josé monteiro, já foi inaugurado no dia 25 de fevereiro de 2007, podem aceder à mais variada informação, fotos, videos, publicações, notícias, eventos e comprar livros e lembranças online em:
www.museuarqueologicofundao.com