quarta-feira, 8 de novembro de 2006

10/11 - Lançamento do novo livro de Elisabete Farreca no Hotel Montebelo

Numa iniciativa conjunta, a Livraria Pretexto e o Hotel Montebelo vão acolher a apresentação do livro Estratégia: Da Formulação à Acção Aplicando o Balanced Scorecard de Elisabete Farreca, na próxima, sexta-feira, dia 10 de Novembro, pelas 22 horas.

O livro de Elisabete Farreca analisa os problemas relacionados com a formulação e implementação do “Balance Scorecard” numa empresa portuguesa, podendo assim ajudar a uma melhor compreensão deste importante instrumento de gestão e facilitar a sua aplicação, contribuindo deste modo para o desenvolvimento da sua prática em Portugal.

A autora, Elisabete Farreca, mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE participou nos últimos anos, como oradora, em diversos seminários sobre Formulação e Implementação Estratégicas, sendo assessora na implementação de sistema de gestão utilizando a metodologia do Balanced Scorecard.
Estratégia: Da Formulação à Acção Aplicando o Balanced Scorcard
Elisabete Farreca
Algumas pesquisas recentes mostram que o BSC é actualmente o sistema de controlo de desempenho mais utilizado nas empresas, tendo sido adoptado por cerca de 57% das organizações do Reino Unido, 46% dos Estados Unidos, 28% na Alemanha e na Áustria. Este instrumento, voltado de início para a fase de controlo do processo estratégico, foi pouco a pouco invadindo as outras fases – a formulação e a implementação – propondo mapas estratégicos onde se procura relações de causa-efeito entre os objectivos das diferentes perspectivas, propondo deste modo hipóteses de estratégia. Para além de trazer uma perspectiva holística da organização, este instrumento quantifica os vários passos da estratégia, o que produz uma certa confiança nos gestores. O Balanced ScoreCard invadiu não só as organizações orientadas para o lucro como também as sem fins lucrativos e os organismos públicos. A leitura do presente livro, que analisa os problemas relacionados com a formulação e implementação do BSC numa empresa portuguesa, pode contribuir para uma melhor compreensão deste instrumento de gestão e facilitar a sua aplicação, contribuindo deste modo para o desenvolvimento das práticas de gestão em Portugal.

Biografia da autora Elisabete Farreca
Elisabete Farreca, natural de Oliveira de Frades, licenciou-se em Gestão e Desenvolvimento Social, pela Universidade Católica Portuguesa em 1998. Nesse ano, deu início à sua actividade profissional, tendo desempenhado durante cinco anos o cargo de Directora Financeira na Martifer. Mestre em Gestão de Empresas pelo ISCTE participou nos últimos anos, como oradora, em diversos seminários sobre Formulação e Implementação Estratégicas, sendo assessora na implementação de sistema de gestão utilizando a metodologia do Balanced Scorecard.

Sem comentários: