segunda-feira, 20 de novembro de 2006

20 - 25/11 - Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia na Universidade de Aveiro

Considerada uma das iniciativas de maior sucesso promovidas pela Universidade de Aveiro para o grande público, a Semana Aberta da Ciência e Tecnologia vai transformar todo o Campus Universitário num gigantesco laboratório científico. Milhares de participantes de todo o país deslocam-se durante esta semana à Universidade para participar nas 102 actividades que preenchem o programa desta 7ª edição. Se ainda não se inscreveu, consulte o programa e inscreva-se nas actividades do seu interesse. Ainda existem vagas por preencher em algumas iniciativas.

A decorrer entre 20 e 25 de Novembro, esta iniciativa, que desde a primeira edição, em 2000, se tem revelado um verdadeiro êxito, mantém os seus objectivos de divulgação da ciência e atracção de futuros cientistas, convidando os alunos e professores dos vários graus de ensino, mas também todos os restantes interessados, a vestir a bata e a tomar contacto com as diferentes áreas de saber existentes na UA.

Através da participação em experiências, workshops, jogos, visitas guiadas, exposições, palestras, filmes, espectáculos, saídas de campo e apresentação de projectos, os convidados da UA vão poder conhecer o funcionamento e o futuro do automóvel, as potencialidades da televisão do futuro ou o mundo dos hologramas, mas também participar numa prova de orientação, fazer desportos radiciais, medir a tensão arterial, conhecer melhor o planeta onde vivemos, assistir a combustões violentas, balões explosivos, a magias químicas e físicas ou ainda, e entre dezenas de outras propostas, viver a experiência de trabalhar numa bolsa de valores, aprender a melhorar a auto-estima, ou descobrir o relevante papel que a informática tem na saúde.

Contando este ano com o patrocínio especial da Agência Nacional para a Cultura Científica e tecnológica e das empresas C.A.C.I.A, PT-Inovação, Oliveira & Irmão e Select Vedior, esta iniciativa de âmbito nacional, que a UA promove há já sete anos, tem vindo a despertar o interesse das escolas de todo o país.

Os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro continuam a recolher os registos de participação de pessoas individuais ou de grupos de visitantes que pretendam inscrever-se gratuitamente nas actividades cuja lotação não está ainda esgotada.

O site http://event.ua.pt/semct/ permite consultar os horários em que se realizam as 360 sessões das 102 actividades programadas, tanto por dia, como por tipo de destinatário (desde crianças em idade pré-escolar a alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos, Secundário e Ensino Superior, passando por professores, empresários, industriais e terminando no público em geral), como ainda por área, isto é, pelo Departamento ou unidade onde decorrem as actividades.

Ponto de informação SAC&TDos dias 20 a 24, funcionará entre as 09:00 e as 17:30 (em horário contínuo) um ponto de informação, localizado no átrio do edifício da Reitoria. Aqui estarão permanentemente elementos da organização, que darão todo o apoio necessário aos visitantes, nomeadamente informações actualizadas sobre o programa, localização dos edifícios, etc..
Antes de iniciar a visita, os participantes, cuja inscrição foi previamente confirmada pela organização, devem dirigir-se a este ponto de informação, a fim de lhes serem entregues o seus bilhetes de ingresso e algum material informativo e promocional da UA.

Sem comentários: