quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Natal na Quinta das Lágrimas

Clique na imagem para aceder à informação.

Museu Grão Vasco sai à rua para ajudar comércio tradicional

O Museu Grão Vasco vai sair à rua, durante esta quadra natalícia, em campanha de promoção e animação do comércio tradicional de Viseu. É a primeira vez que isso acontece com aquele espaço museológico.
Actores, representando quadros ao vivo do mestre da pintura renascentista, vão andar pelas ruas do centro histórico a promover o comércio local, nos dias 9 e 14 de Dezembro, das 11 ao meio-dia e das 16 às 17 horas, respectivamente.
Nos mesmos dias e no mesmo horário, uma réplica do museu e dos seus núcleos explosivos andarão também pelas ruas da zona histórica. Tudo com música da época do renascimento a acompanhar a iniciativa.
Durante o percurso, os actores entregarão cupões às pessoas que fizerem compras no comércio tradicional, que valem entradas gratuitas no museu.
O museu sai à rua graças à parceria feita com a Associação Comercial do Distrito de Viseu (ACDV), empenhada em levar mais gente a fazer compras no pequeno comércio de Viseu, que atravessa uma grave crise económica.
"Os tempos estão difíceis e, por isso, torna-se imperioso promover campanhas de dinamização junto dos comerciantes. A parceria que fizemos com o Museu Grão Vasco, vai ajudar muito. Estou convencido que a qualidade do evento surtirá efeitos muito positivos", diz Gualter Mirandez, presidente da ACDV.
Cheques-viagem
Outra iniciativa que promete ajudar o pequeno comércio durante a quadra natalícia, é concretizada por outro parceiro. As "Viagens Marsans", uma agência de viagens instalada em Viseu há menos de um ano, vai sortear "cheques viagem" a quem fizer compras além dos 10 euros no comércio tradicional de Viseu. A campanha começa dia 8 de Dezembro e termina exactamente um mês depois. No dia 8 de Janeiro de 2007, os talões de compra premiados serão trocados por "cheques-viagem".
"É outra campanha que promete ter sucesso junto das pessoas que forem fazer compras às lojas do centro histórico", afirma Gualter Mirandez.
Lojas vão estar abertas das 6 às 24 horas
Durante todo o mês de Dezembro, as lojas da cidade vão poder estar abertas das seis horas da manhã à meia-noite, ininterruptamente. O anúncio foi feito ontem pelo presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu, Gualter Mirandez, depois de obtida a autorização por parte da autarquia viseense. "Ninguém vai ser obrigado a ter as portas abertas durante 18 horas podia, mas quem puder fazê-lo ganha naturalmente com isso", diz o dirigente.
Artigo extraído do JN Centro
Autor: Rui Bondoso
Foto retirada daqui

terça-feira, 28 de novembro de 2006

Mestre Zé Penicheiro expõe no Museu do Vinho Bairrada

Está patente no Museu do Vinho Bairrada em Anadia um conjunto de telas pintadas a acrílico do prestigiado Mestre Zé Penicheiro. Foi no passado dia 25 de Novembro, no âmbito de um encontro de alunos e professores do Mestrado em Viticultura e Enologia do Instituto Superior de Agronomia que o Museu do Vinho inaugurou uma exposição deste prestigiado e consagrado artista plástico.
A exposição foi inaugurada com a presença do Mestre, do Presidente da Câmara Municipal de Anadia e do Ministro da Agricultura que esteve em Anadia para assistir à assinatura da escritura pública da nova Rota da Bairrada e para ser entronizado pela Confraria dos Enófilos da Bairrada.

Esta magnífica exposição do Mestre Zé Penicheiro é alusiva ao Vinho e à Bairrada, estando aberta ao público até ao final do ano.
O Mestre Zé Penicheiro
"Eu tenho um sonho", disse Zé Penicheiro. E ao pôr em palavras esse sonho, o artista torna evidente o seu amor pela vida e pelo acto criador. Mas quem conheça a sua obra, sabe que a atitude de Zé Penicheiro tem muito a ver com a espantosa "química" que se estabeleceu entre o pintor e a sua pintura.
Na verdade, o artista, cuja operosidade não dá mostras de afrouxar, transmite às suas telas uma excepcional vitalidade, mas também recebe delas provas de capacidade, de plenitude, decisivas, para a bela forma física e psicológica que alardeia, quando já ultrapassou os oitenta anos. E ao desenvolver esse sonho, o pintor demonstra estar consciente da responsabilidade cívica do criador. Um país sem memória, sem consciência do seu passado, é um país sem futuro, todos nós sabemos. Este princípio, aplicável a nível nacional, também tem cabal primordial no registo, na preservação, na memorização de pequenos e de grandes eventos, de tudo aquilo que distinga e caracterize uma cultura, uma sociedade, uma época. Este dever de cidadania do criador, não o esqueceu Zé Penicheiro. Esta é uma lição fundamental da sua intervenção.
Fonte: Museu do Vinho Bairrada

Novo Museu Arqueológico do Fundão abre no início do próximo ano

Vai abrir no início do próximo ano, no Fundão, o museu arqueológico no remodelado Solar Falcão d’Elvas, no centro histórico da cidade. O investimento ronda os 600 mil euros e vai colocar à disposição do público o acervo museológico que o município tem armazenado ao longo de décadas.
O espaço vai receber a designação de Museu Municipal José Monteiro, em homenagem ao responsável pela recolha de parte do espólio que ali vai estar exposto e um dos principais impulsionadores das investigações arqueológicas no concelho.

Entre as peças do museu incluem-se artefactos arqueológicos resultantes também de recentes investigações no concelho do Fundão e que abarcam vestígios que vão desde a época do paleolítico ao período romano. Outra parte significativa do espólio é produto de doações ou cedências de munícipes ou instituições, entre elas o próprio Instituto Português de Museus .
O museu vai ser dirigido por João Mendes Rosa, docente, licenciado em História e doutorando em Arqueologia e actual responsável pela Divisão Municipal do Património Histórico. José Alves Monteiro, que dá nome ao Museu, nasceu no Fundão a 25 de Fevereiro de 1890, formou- se em Direito na Universidade de Coimbra, em 1912, e regressou depois à terra natal, onde exerceu advocacia e se dedicou à promoção de diversas actividades de o rdem cultural e política, como as pesquisas arqueológicas.
Lei mais sobre o Museu Municipal José Monteiro no site da Câmara Municipal do Fundão, na secção História e Património

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

"Natal do Livro" no Museu Grão Vasco

O Museu Grão Vasco, em Viseu, e o Museu de Lamego aderiram à campanha nacional promovida pelo Instituto Português de Museus (IPM) de “Natal do Livro”.
Até 30 de Dezembro as lojas dos respectivos museus têm um espaço preparado para a campanha onde estarão disponíveis publicações editadas pelo IPM, com descontos significativos.
No espaço estarão catálogos de colecções e de exposições temporárias, estudos e ensaios, monografias, livros de museologia e arqueologia, entre outros.

Novo espaço de animação turistica na região Naturtejo

Foi criada a Escola de Escalada do Castelo - Vila Velha do Ródão, projecto de parceria entre a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e a empresa Incentivos Outdoor lda. Este projecto tem disponível actualmente 12 vias de escalada devidamente equipadas.

Esta zona de escalada está implementada na zona quartzítica do Castelo em Vila Velha do Ródão. Este é um local de eleição para a prática da modalidade, uma vez que está associado a um clima temperado, detendo também uma paisagem natural fantástica, onde predomina a zona classificada como Monumento Natural das Portas do Ródão, local de nidificação da maior colónia de grifos em Portugal.

Características Técnicas das Vias

Tipo de rocha

Muito dura "Quartzitos"

Tipo de Escalada
- Tecnicamente a Escola de Escalada do Castelo tem 11 vias equipadas com plaquetas e top's tendo entre os 6 e 20 metros. - Temos também 1 vias de escalada clássica onde se aconselha a utilização de friends pequenos até ao nº2. Conjunto de vias técnicas de placa com pequenos regletes.
- Temos presentemente vias desde III + a 6B

Enquadramento de Vias
- Orientação a Este pelo que aconselhamos escalar à tarde durante o Verão sendo possível a sua utilização durante todo o dia no resto do ano.

Acesso ao local
- O acesso ao local é bastante fácil pois fica situado junto à estrada para o Castelo de Vila Velha do Ródão. Assim sendo o acesso é feito pela A23 até Vila Velha do Ródão e seguidamente tomar a estrada de Vila Velha para o Castelo (Vilas Ruivas). O local está devidamente assinalado.

Serviços Disponíveis
Através da parceria entre a Câmara Municipal de Vila Velha do Ródão e a empresa Incentivos Outdoor tem disponíveis equipamentos e monitor para enquadramento de actividade no local, para acompanhamento de grupos e individuais.

Contactos Úteis
Câmara Municipal de Vila Velha do Ródão - Posto de Turismo - 272540300
Incentivos Outdoor - Responsável Técnico do projecto - 919687353
Guarda Nacional Republicana – 272 545 121
Centro de Saúde de V. V. de Ródão – 272 540 210
Bombeiros V. Velha Ródão - 272 541022
Fonte : Naturtejo

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

01 a 03/12 - "Dão – Vinhos e Sabores 2006" no Solar do Vinho do Dão

Actividades
- De 27/11 a 03/12

Ao jantar, descubra os melhores vinhos servidos a copo, nos restaurantes aderentes da cidade de Viseu. Para além disso, poderá ainda usufruir de diversas promoções.
Consulte:
http://www.essenciadovinho.com/

Show Cooking
02 e 03/12

Cozinhar é um verdadeiro prazer! Na cozinha do Solar do Vinho do Dão, venha aprender ao vivo os truques dos chefes conceituados. Luís Américo e Miguel Castro Silva vão proporcionar-lhe momentos de extremo requinte gastronómico. Vai dar que falar no próximo jantar!

Exposição “Atitude”
01 a 03/12

Uma presença, um envolvimento… a fusão com a imagem promovem um conjunto de vivências iluminadas de sentimentos e relações intrínsecas. Uma atitude. Pedro Moreira, fotógrafo/colaborador da revista blue Wine, leva-nos a uma viagem ao “mundo do vinho”.

Exposição “Espumantes e Jóias”
01 a 03/12

As últimas tendências em joalharia e ourivesaria associadas ao glamour dos Espumantes do Dão.

Dão Wine Party – Reitoria Café Bar (Viseu)
02/12, às 23:30
A Comissão Vitivinícola Regional do Dão e a revista “blue Wine – a essência do vinho” convidam-no para uma noite memorável, onde se irá celebrar um dos melhores vinhos portugueses, ao ritmo dos sons mais aromáticos. Reúna os amigos e partilhe com eles este momento “blue”.

Programa

01/12, sexta-feira

15:00 – Abertura do evento
15:30 – Curso “Iniciação à prova de vinhos” (Eng. Mário Louro – ViniPortugal)
16:00 – Sessão de boas vindas e recepção às Confrarias e Convidados no Salão Nobre dos Paços do Município de Viseu
16:30 – Cortejo das Confrarias
17:00 – Sabores “À descoberta do chocolate” (Fernanda Marques – Chocolates Neuhaus)
17:30 – Cerimónia de entronização dos novos Confrades da Confraria dos Enófilos do Dão na Capela de Santa Marta – Solar do Vinho do Dão
19:00 – Conversas sobre espumantes do Dão (Eng. Mário Louro – ViniPortugal)

02/12, sábado
15:30 – Prova “Vinhos do Dão entre 2 e 5 euros” (Eng. Aníbal Coutinho)
17:00 – Show Cooking (Chefe Luís Américo)
18:30 – Ligações “Vinhos do Dão & queijos franceses” (ViniPortugal/Sopexa)
23:30 – Wine Party no Reitoria Café Bar

03/12, domingo
15:30 – Prova “As melhores castas do Dão” (Eng. Jorge Brites – C.E.V. Dão / DRABL)
17:00 – Show Cooking (Chefe Miguel Castro Silva)
19:30 – Encerramento evento “Dão Vinhos e Sabores 2006”

Solar do Vinho do Dão
Rua Dr. Aristides de Sousa Mendes
Fontelo – Apartado 10
3501 – 908 Viseu

Organização:
CVR Dão e ADD
Produção : Essência do Vinho
Alto Patrocínio: Câmara Municipal de Viseu
Apoio Institucional : ViniPortugal e Região de Turismo Dão Lafões
Revista Oficial: blue Wine - A Essência do Vinho
Media Partner: TSF, blue Cooking, RTP N e Hora de Baco

Mais informações:
ADD
Tel.: +351 232 642 632
add@mail.telepac.pt

CVR Dão
Tel.: +351 232 410 060
info@cvrdao.pt
http://www.essenciadovinho.com/
Tel.: +22 208 84 99

25/11 - Fórum de Turismo de Montanha e de Natureza na Lousã

No próximo dia 25 de Novembro decorrerá no Meliá Palácio da Lousã – Boutique Hotel, a partir das 10:30, o Fórum de Turismo de Montanha e de Natureza. Este Fórum surge no seguimento da realização do I Congresso de Turismo de Montanha que teve lugar no ano de 2005, o qual, pela qualidade e relevo das intervenções, suscitou o interesse da Universidade de Aveiro em tornar perenes tais contributos através da sua publicação na Revista Turismo & Desenvolvimento para que, deste modo, se constituísse um documento de referência em matéria de turismo de montanha.

O Fórum de Turismo de Montanha e de Natureza possui como objectivos principais proceder ao lançamento do número 6 da Revista Turismo & Desenvolvimento, sob o título “Turismo de Montanha”, e proceder aos anúncios da nova sede da ATECO – Associação Portuguesa de Turismo Sustentável e Ecoturismo (que se deslocará de Lisboa para a Lousã) e da realização do II Congresso de Turismo de Montanha, que terá lugar no ano de 2007.

O evento irá contar com a presença da Universidade de Aveiro, Câmara Municipal da Lousã, ATECO, Hotel Mélia Palácio da Lousã e a empresa Montes d’Aventura, organizadores do I Congresso de Turismo de Montanha. O Sr. Governador Civil de Coimbra, o Sr. Secretário-Geral do Ministério da Economia e Inovação, o Sr. Director da Direcção Regional de Economia do Centro, o Sr. Presidente da Associação de Turismo Centro de Portugal e da Região de Turismo do Centro e o Sr. Presidente do Conselho Directivo da Escola Superior de Educação de Coimbra são algumas das presenças confirmadas.
Mais se acrescenta que esta iniciativa conta com o apoio de várias entidades públicas e privadas regionais e locais, entre as quais se contam a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal da Lousã, o Governo Civil do Distrito de Coimbra, a Região de Turismo do Centro, a Associação de Turismo Centro de Portugal, a ATECO, a Escola Superior de Educação de Coimbra, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a Direcção Regional de Economia do Centro, o Mélia Palácio da Lousã – Boutique Hotel, a Montes D’Aventura, a Auto-Sueco Coimbra, o Licor Beirão, a Quinta de Cabriz/Casa de Santar e a 3D Lab.

Com a edição deste número 6, a RT&D encerra três anos de publicação regular de artigos científicos e técnicos em língua portuguesa e parte rumo a um novo desafio. Neste e nos dois próximos números irão publicar–se artigos científicos que emergiram de congressos de turismo onde o número e a qualidade das intervenções justificam que se faça a sua divulgação e se enalteça e sublinhe o conteúdo dos discursos que, sem a sua publicação na RT&D, acabariam por ter o mesmo destino da esmagadora maioria dos congressos de turismo que se realizam em Portugal: pontos altos de pensamentos ambiciosos e interventivos, mas que se esvaem no dia em que os mesmos encerram as suas portas.

Neste número temático especial são apresentados artigos relacionados com as comunicações realizadas no I Congresso de Turismo de Montanha, que decorreu na Lousã, nos dias 17 e 18 de Junho de 2005. Os artigos publicados pretendem realizar uma reflexão crítica sobre as questões do desenvolvimento sustentável e do turismo, seguindo a organização temática adoptada pelo próprio congresso, a saber: turismo de natureza, turismo activo e desportivo, turismo sustentável e turismo de montanha.

Os artigos apresentados procuram não apenas diagnosticar mas também equacionar pistas de actuação no que toca ao desenvolvimento turístico da Serra da Lousã, ou de outros espaços naturais. Através desta ligação entre os agentes locais e regionais da fileira do turismo e o meio científico, deram-se os primeiros passos para a construção de uma visão sustentável de estratégias de desenvolvimento turístico para este território de montanha. Do conjunto destas reflexões resultou a produção da Declaração da Lousã – documento no qual se encontram explicitados os princípios que deverão nortear o desenvolvimento do turismo sustentável, a trabalhar de forma integrada para a valorização do património da Serra da Lousã.

Com o objectivo sempre presente de difundir e trazer a debate temas de grande interesse e actualidade para o turismo, a RT&D encontra-se acessível numa vasta rede de livrarias, bibliotecas, escolas e instituições ligadas ao sector do turismo, servindo de instrumento de trabalho para professores, alunos e profissionais vivamente empenhados nesta área do conhecimento e lazer.
Toda a informação sobre a revista, nomeadamente a submissão de artigos, os temas das edições anteriores e o regime de assinatura está disponível em www.egi.ua.pt/rtd, ou pode ser solicitada através do e-mail rtd@egi.ua.pt.

Fórum de Turismo de Montanha e de Natureza
Meliá Palácio da Lousã - Boutique Hotel
25 /11, sábado

10:30 - 13:00
Abertura dos Trabalhos:

· Dr. Fernando dos Santos Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Lousã

· Dr. Filipe Carvalho, Direcção Regional de Economia do Centro (DRE-Centro)

· Prof. Doutor Joaquim da Costa Leite, Presidente do Conselho Directivo do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro

· Prof. Doutor José Manuel Martins, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento
Regional do Centro em representação do Senhor Secretário de Estado do Ambiente

· Dr. Henrique Fernandes, Governador Civil do Distrito de Coimbra
Moderador:
Dr. Pedro Silva, Presidente da Região de Turismo Rota da Luz

· Mestre Paula Alexandra Malta, Editora da Revista Turismo & Desenvolvimento (RT&D) – Lançamento do número 6 da RT&D, sob o título “Turismo de Montanha”

· Dr. Filipe Carvalho, Dr. Lourenço Mexia e Dr. Paulo Pinho – Anúncio da realização do II Congresso de Turismo de Montanha, a realizar em 2007

· Dr. Paulo Fernandes – Presidente da Pinus Verde – “As Aldeias do Xisto – Um Projecto de Desenvolvimento Turístico”

· Mestre Maria João Burnay, Presidente da ATECO – Apresentação da Declaração da Lousã e anúncio da nova sede da ATECO – Associação Portuguesa de Turismo Sustentável e Ecoturismo.

· Dr. Rui Tomás Marques, Presidente da Assembleia-Geral da ATECO – "O Papel da ATECO na implementação do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT)"

15:00 - 17:30

Moderador:
Dra. Maria Lúcia Monteiro, Directora de Serviços de Turismo da Direcção Regional de Economia do Centro (DRE-Centro

· Dr. Bernardo Campos, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – “As Propostas Regionais para o próximo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN)”

· Dr. Pedro Machado, Presidente da Direcção da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e da Região de Turismo do Centro – “Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal”

· Prof. Doutora Fátima Neves, Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Educação de Coimbra – “A Formação Superior em Turismo: A Qualidade dos Recursos Humanos e dos Produtos Turísticos”

· Prof. Doutora Elisabeth Kastenholz, Directora do Curso de Turismo da Universidade de Aveiro – “Turismo Rural e de Natureza – Motivações, Sonhos e Realidades”

· Encerramento dos trabalhos:
Dr. Fernando dos Santos Carvalho, Presidente da Câmara Municipal da Lousã
Eng.º Francisco Pegado, Director Regional da Direcção Regional de Economia do Centro (DRE-Centro), em representação de Senhor Secretário de Estado do Turismo

Contactos:
Universidade de Aveiro
Revista Turismo & Desenvolvimento
Dr.ª Maria Costa
Tel.: +351 234 370 361
E-mail: rtd@egi.ua.pt

Fonte : Câmara Municipal da Lousã

07/12 - Seminário "Turismo em Espaço Rural: Inovação e Futuro" organizado pela Associação Casas da Beira

O Seminário subordinado ao tema "Turismo em Espaço Rural: Inovação e Futuro" , organizado pela Associação Casas da Beira, decorrerá no dia 7 de Dezembro, pelas 09:30, no Auditório Rainha Dona Amélia, nas Termas de São Pedro do Sul.
  • Qual a importância do Associativismo no sector do Turismo em Espaço Rural (TER)?
  • Como podem as Regiões de Turismo apoiar as inúmeras e dispersas unidades de TER da região Centro?
  • TER: Alavanca para o desenvolvimento sustentável das regiões rurais?
  • Qual a estratégia para a promoção de TER ao nível dos mercados externos?
  • Novas Tecnologias de Informação e TER: que oportunidades?
  • Qualificação no TER, necessidade básica ou supérfula?
Neste primeiro seminário promovido pela Associação Casas da Beira, tentar-se-á responder a estas e a outras questões, identifficadas como sendo alguns dos pontos críticos para o sucesso do TER na região Centro.
Do debate aberto entre todos os intervenientes, esperam-se resultados práticos que constituam um instrumento orientador para as actividades futuras da Associação.
Programa
07/12, quinta-feira
I Painel
09:30 - Recepção e entrega de documentação
10:00 - Sessão de abertura
10:15 - "Turismo como factor de desenvolvimento regional - Casas da Região Centro de Portugal"
Pedro Neves (Master spatial planning - Universidade de Estocolmo)
11:00 - Coffee-break
11:15 - "Importância da Associação Casas da Beira para a promoção externa do Turismo em Espaço Rural do Centro de Portugal"
Marli Monteiro (Directora Executiva da ARPT Centro de Portugal)
11:35 - "O Turismo em Espaço Rural na Europa. Como fazer a ligação."
Celina Godinho (Presidente da PRIVETUR - Associação Portuguesa de Turismo de Habitação)
12:00 - "Turismo, Tecnologia e Mobilidade"
Infoportugal/NDrive - Orador a confirmar
12:30 - Debate
13:00 - Almoço
II Painel
14:30 - "Utilização das novas tecnologias na gestão de serviço de turismo da DRE Centro" (Direcção Regional de Economia) - Orador a confirmar
15:00 - "Certificação de Qualidade no Turismo em Espaço Rural - ERS 3001"
APCER - Associação Portuguesa de Certificação - Orador a confirmar
16:00 - Debate
16:45 - Coffee-Break
16:45 - Apresentação do projecto "TER Qualidade" para Associados Casas da Beira
Tiago Figueiredo (Director-Geral Empresa de Consultoria Resultados de Topo)
Carolina Oliveira (Directora-Executiva da Associação Casas da Beira)
17:15 - Debate
17:45 - "Perspectiva para o futuro da Associação Casas da Beira"
Carolina Oliveira
18:00 - Sessão de encerramento
Inscrições gratuitas, sujeitas a INSCRIÇÃO PRÉVIA
Confirmação até ao dia 03/12

Coffee-Breaks e documentação gratuitos

Almoço - Hotel Rural Villa do Banho
Associados Casas da Beira - € 15,00
Não associados - € 18,00

Por favor, envie os seus dados (nome, entidade, nº de participantes, nº de almoços) via e-mail, fax ou CTT para:
Tel: + 351 96 975 72 62
Fax: +351 232 421 739
Casas da Beira - Associação TER
Quinta de Baixo - Turismo de Habitação
3510 - 014 Viseu

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

24/11 - 01/12 - No Centro da Cultura

Aveiro

24/11, sexta-feira
Teatro Aveirense, às 21:30 e às 23:30


Ciclo de Dança e Novas Tecnologias - PIXEL

“Pixel é um projecto de reflexão sobre a representação do corpo na era digital. Um ecrã de 4m x 3m desliza dentro de um tunel de cerca de 16m de comprimento, fechando por completo o horizonte do espectador. Dentro deste espaço de geometria variável o jogo de percepções é inesgotável. São instrumentos desse jogo, para além do já referido ecrã deslizante, os corpos dos dois performers, uma câmara digital de alta definição ligada a um computador, e os responsáveis pela manipulação da imagem em tempo real. Feito de distâncias e proximidades, entre a abstracção total e o detalhe anatómico mais sofisticado, o objectivo deste jogo é envolver o espectador nas virtualidades de uma dramaturgia da pele – a pele como interface de comunicação com o outro e com o mundo exterior em geral.” Rui Horta

“... Pixel foi distinguido pela surpreendente inovação, no âmbito da cena coreográfica nacional e internacional...” in Público

25/11, sábado
Teatro Aveirense, às 21:30

Tango Argentino - Tango Quattro

Nas últimas décadas do Século XX, o Tango voltou aos grandes palcos, ao cinema, aos salões de dança e ás escolas de dança. Voltou como uma paixão, nas cidades da Europa, América e Ásia. Uma paixão que representa a evolução máxima alcançada pela dança a par acompanhada por música orquestral. Nasceu para se dançar abraçado; para festejar a mistura étnica resultante da avalanche de imigrantes europeus que procuravam, naquele "Sul do mundo", novos afectos. Os seus instrumentos são o piano, as cordas graves e o Bandoneón, que parece ser próprio e exclusivo do Tango.

Tango Quattro apresenta um repertório que recorre todos os estilos do Tango, desde a Guardia Vieja até Astor Piazzolla, e são acompanhados pelos pares de bailarinos Julio Luque e Veronique Guide e Gladys e Oscar. Tango Quattro já realizou concertos e espectáculos em vários países da Europa, percorrendo quase todas as salas de Espanha, assim como em diversos países americanos. Destaca-se o seu êxito no Festival Internacional "París Banlieues Tango" tanto em 2004, como em 2005.

De 29/11 a 03/12
Teatro Aveirense

Festival Sons em Trânsito
Consulte aqui o programa

Coimbra
27/11, segunda-feira
28/11, terça-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 10:30 e às 21:30
A gargalhada de Yorick pelo Teatro Instável
Uma versão de Hamlet, de William Shakespeare, para dois actores
Excertos do texto original de William Shakespeare com tradução e cenas originais de André Gago e um poema de Alexandre O’Neill

Sinopse
Dois actores e uma caixa, talvez um caixão. E uma peça chamada Hamlet. Durante cerca de 95 minutos, André Gago e Joaquim Nicolau abordam de uma forma original aquela que é a peça de teatro mais emblemática de toda a literatura ocidental. Involuntáriamente didáctico, o espectáculo acaba por familiarizar de uma forma extremamente eficaz o público com a trama e a essência da obra. Constitui, por isso, um estimulante exercício de descoberta para o grande público e um agradável divertimento para aquele que conhece em profundidade a peça.Combinando o cómico e o trágico (como, aliás, é recorrente em Shakespeare), este espectáculo representa também uma oportunidade rara para ouvir, em português, alguns dos solilóquios mais belos da peça original: “Ser ou não Ser...”, “Que Reles e Velhaco Escravo...”, “Como Todas as Ocasiões Parecem Dar Má Informação de Mim...”
25/11, sábado
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
Festival de Música 2006
Lisbon Underground Ensemble
Organização: Reitoria da U.C., Câmara Municipal de Coimbra e Associação Adarte
29/11, quarta-feira
Teatro Académico Gil Vicente, às 21:30
O Quebra-Nozes de Tchaikovsky pelo Ballet Imperial Russo
Direcção: Maya Plisetskaya
Produção Carlos Maia

Dos bailados do grande reportório clássico, “O Quebra-Nozes” é dos que mais interesse desperta no grande público, até por se tratar de um tema destinado a crianças e a ser apresentado na época natalícia. Baseado num conto de Hoffman, “ O Quebra-Nozes” foi originalmente estreado em Dezembro de 1892 no Teatro Mariinsky, ainda hoje sede do Ballet de Kirov. A história gira à volta de uma menina, Clara, e de um boneco Quebra-Nozes que recebeu como presente de Natal.

Coreografado por todas as grandes companhias do mundo, esta obra-prima de Tchaikovsky é sem dúvida uma das mais belas do ilustre compositor russo.A relação da música de Tchaikovsky com a coreografia de Petipa é de tal forma perfeita que seria difícil imaginar outra leitura da partitura com outro movimento que não aquele que, em conjunto, fizeram com que esta obra fosse considerada a Catedral da Dança Clássica.
O Ballet Imperial Russo é uma das mais importantes companhias de Dança da Rússia. A sua directora Maya Plisetskaya é considerada a segunda maior bailarina de todos os tempos depois de Ana Pavlova.Com um corpo de baile exemplar no trabalho de conjunto e estilo, solistas de primeiro plano, realiza anualmente uma grande digressão internacional que inclui países como a Holanda, Bélgica, França, Luxemburgo, Alemanha e ainda se apresenta regularmente no Japão, China e Estados Unidos da América.Magnífica produção com sumptuosos cenários e vestuário, o espectáculo é composto por 60 bailarinos, corpo de baile e solistas e um conjunto de técnicos, máquinistas de cena e iluminadores num total de 80 pessoas.
Tondela
Até 05/12
Exposição de Pintura
David Almeida
Biblos
David de Almeida pinta desde sempre, mas foi a gravura que lhe lançou a carreira, quer em Portugal, quer no estrangeiro e que elegeu também como técnica para a criação de arte pública, em terreno nacional e internacional.
O regresso de David de Almeida à pintura foi celebrado em 2004 numa exposição na Galeria Arthobler.com e tem agora a sua continuação com as obras da exposição “Biblos – Pintura”.
O artista mostra de novo a sua força na criação de imagens simples e metafóricas. “Biblos – Pintura” é uma série de trabalhos, sobre o papel cru e salpicado, surgem quatro elementos rectangulares, pesados, de tinta negra, que lembram lombadas de livros. David de Almeida é o mágico de uma desordem equilibrada e bela, de um jogo subtil de símbolos, que estimulam o nosso espírito.
Esta exposição é a sua homenagem à literatura e à ciência, uma outra arte que nos sustenta. “Biblos – Pintura” é a homenagem de David de Almeida ao livro, como monumento da liberdade.

01 - 09/12
Teatro Acert
FINTA - 12º Festival Internacional de Teatro do ACERT
Consulte aqui a programação
Guarda
30/11, quinta-feira
Festival Dizsonante 2006
Passagem de Alberto Pimenta
Performance Poética
Alberto Pimenta nasceu em 1937. Poeta, narrador, ensaísta, performer e professor universitário. Licenciou-se em Filologia Germânica na Universidade de Coimbra e, durante alguns anos (1960-1977), exerceu funções de leitor de Português e de Literatura Portuguesa em Heidelberg, na Alemanha. É frequentes vezes apelidado de “experimentalista”, mas já explicou que rejeita a combinação de estética e programática de correntes. Uma das principais marcas da sua obra poética consiste porventura em sacralizar o profano e vice-versa. Da sua estética da performance faz parte central tratá-la como um evento único, irrepetível, criado para a circunstância local e temporal da sua realização.
Disección Poética en Público de Marina Oroza (Espanha)
Performance

Um espectáculo multidisciplinar. Uma colagem de vozes e efeitos, onde Marina Oroza cria um diálogo entre as diferentes formas de expressar a sua poesia em público. Um concerto poético, onde desdobra a sua identidade, projectando um documentário intitulado “Glicerina”, retrato de si mesma enquanto poeta vagabunda.
Marina Oroza é escritora, poeta, performer e actriz. Na sua trajectória tem desenvolvido trabalhos de investigação como poetisa sonora. Colabora com grupos de acção poética, com artistas visuais e músicos.
01/12, sexta-feira
TMG, às 21:30
Festival Dizsonante 2006
RumoR de Ana Deus
Espectáculo a solo de Ana Deus, onde, só a voz se faz ouvir.Com a ajuda de pedais, cria texturas e ritmos sobre os quais vai criando e recriando temas.Alberto Pimenta, Ernesto Melo e Castro, Daniel Faria, Fausto, José Mário Branco e Regina Guimarães, são alguns dos autores visitados.Vídeos de Amarante Abramovici e desenhos de Paulo Ansiães Monteiro acompanham o seu RumoR.

NOTA: Este espectáculo substitui Rede/Speech de Blixa Bargeld, que por motivos de ordem pessoal não estará presente no Festival Dizsonante.
Castelo Branco
24/11, sexta-feira
25/11, sábado
Cine-Teatro Avenida, às 21:30
"A Viagem"
Peça de Teatro "A Viagem"
Da autoria de José Dias dos Santos Pires pelo Grupo Teatro & Companhia

27/11 - 807º Aniversário da cidade da Guarda

O dia da cidade da Guarda vai ser comemorado a 27 de Novembro, feriado municipal. A data da atribuição, por D. Sancho I, da carta de foral à Guarda, em 1199, é assinalada nesta data.

Programa Comemorativo
A sessão solene comemorativa do 807 aniversário da cidade da Guarda terá lugar no dia 27 de Novembro, pelas 16.00 h, na Sala da Assembleia Municipal. A Profª Helena Cruz Coelho, da Universidade de Coimbra, proferirá uma conferência subordinada ao tema “Um Cruzamento de Fronteiras”, após o que o Prof. Veiga Simão desenvolverá o “Elogio à Guarda”.

Nesse mesmo dia, pelas 21h30, será reposto no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda o espectáculo “Guarda: Paixão e Utopia”, uma co-produção do TMG e Trigo Limpo/Teatro Acert, que também poderá ser visto no dia anterior. No dia 28 de Novembro terão lugar as III Conferências e Culturas Ibéricas e no dia 30 a apresentação de um novo número da revista Praça Velha.

O programa comemorativo, que se iniciou dia 22 de Novembro, integra ainda provas desportivas, projecção de curtas-metragens e outras actividades.

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Festival "Sons em Trânsito" apresentado hoje em Aveiro

A edição deste ano do festival Sons em Trânsito é hoje apresentada em Aveiro. Segundo Vasco Sacramento, director artístico do certame, a «grande surpresa» do evento deverá ser o argentino Cristobal Repetto.

O argentino Cristobal Repetto promete ser a «grande surpresa» do festival Sons em Trânsito (SET), que decorre em Aveiro entre 29 de Novembro e 2 de Dezembro, declara Vasco Sacramento, director artístico do certame, que é hoje apresentado no Teatro Aveirense. «Tem uma voz nasalada que faz lembrar Carlos Gardel. Ao vivo é avassalador», revela o responsável sobre Repetto, que foi convidado a abrir o evento. O argentino canta um «tango muito interessante», assegurando um «regresso às origens» deste estilo.
O SET oferece este ano um programa «muito mais ocidental e mais próximo da nossa cultura e linguagem musical», afirmou o director artístico do certame, que quer aumentar a média de espectadores. «A minha expectativa é termos 450 pessoas por noite, contra as 300 e tal no ano passado», disse ao Diário de Aveiro.
Ludovico Einaudi (Itália) e Ballake Sissoko (Mali) são «dois instrumentistas do melhor que há» e apresentarão um «espectáculo muito bonito». «São dois mundos diferentes que se completam muito bem», referiu Sacramento. Um «músico extraordinário, virtuoso, com uma grande capacidade de improvisação», salientou o director artístico sobre o indiano Debashish Bhattacharya, nomeado para melhor artista asiático pela BBC.
Kepa Junkera é «o grande mago do acordeão basco» e «um dos músicos espanhóis mais apreciados em Portugal», estreando no SET o seu novo disco, «Hiri». Nomeada para artista revelação do ano para a BBC, Sara Tavares é outra das convidadas. Segundo Vasco Sacramento, é «uma das artistas mais incompreendidas e injustiçadas de Portugal». «Podia ter feito um caminho de facilitismo, mas optou por outro tipo de escolhas. É um exemplo do Portugal contemporâneo, mestiço», descreveu.
A celebrar 25 anos de carreira, Lo’Jo «mistura muito bem a ‘chanson française’ com influências árabes e do magrebe». «Ao vivo é das melhores bandas que conheço», garantiu o director artístico, revelando que os franceses, nomeados para artista europeu do ano pela BBC, vêm estrear um álbum a Portugal.
Um «espectáculo especial» é o que Vasco Sacramento promete com o concerto de Aldina Duarte, que tem concepção de Jorge Silva Melo. É «uma das fadistas mais interessantes do país», possuindo uma «fragilidade que encanta» e uma «grande profundidade interpretativa».
O francês Rene Aubry é um músico com uma carreira pautada pela composição de bandas sonoras e músicas para dança. «Já compôs para quase todos os grandes coreógrafos do mundo», referiu o director artístico, acrescentando que é «muito bom ao vivo» e prometendo um «concerto muito calmo e sereno».
Os portugueses Dazkarieh aproveitam o SET para apresentar o seu terceiro disco. O concerto de encerramento do evento será «uma festa». A ideia, nota o responsável artístico, é «transformar o salão nobre do Teatro Aveirense em salão de baile». A edição de 2006 conta com um orçamento de 60 mil euros (140 mil no ano passado).
A Região de Turismo da Rota da Luz contribui pela primeira vez, com 15 mil euros. A verba restante foi atribuída por Instituto das Artes (20 mil euros) e Câmara de Aveiro (25 mil euros).
Todos os concertos irão realizar-se no Teatro Aveirense, a partir das 21.30 horas. As entradas custam 10 (plateia), oito (primeiro balcão) ou cinco (segundo balcão) euros, não havendo bilhete geral. Além dos espectáculos musicais, a programação do SET é composta por sessões de contos e uma feira de músicas do mundo.
Rui Cunha,
Notícia publicada no Diário de Aveiro
Imagens retiradas do site oficial do SET

Exposição "Paramentos e Coberturas Militares" na Casa da Cultura de Santa Comba Dão

Em Novembro, a Casa da Cultura de Santa Comba Dão “veste-se” a rigor e ressalta a beleza e o requinte da fantástica colecção do agente da GNR, Célio Dias, que enfatiza a máxima do «amor pela profissão e a paixão pela colecção», através da exposição “Paramentos e Coberturas Militares”.
A exposição patente até dia 30 de Novembro, vai receber esta semana a visita dos alunos do 1º ciclo do Concelho, que serão conduzidos por Célio Dias. Do próprio autor irão ouvir as histórias de cada um dos bonés, "viajando" pelos 60 países de onde são originários os inúmeros objectos.

05/12 - Abertura do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

24/11 - Ciclo "In Vino Veritas" - Jantar Vínico de Caça no Hotel Moliceiro

No encerramento do Ciclo "in Vino Veritas" que englobou Provas de Vinho mensais e teve como objectivo a divulgação dos Vinhos da Bairrada, contando para tal com o apoio incondicional das Caves O Solar de S. Domingos, o Hotel Moliceiro realiza no dia 24 de Novembro (sexta-feira) um Jantar de Degustação, com vinhos seleccionados, um menú exclusivo de caça, numa noite recheada de poesia.

Programa

19:30
– Encontro no Hotel Moliceiro
- Degustação de Espumante Baga S. Domingos 2004 ao som de piano

20:30
– Jantar Vínica de Caça no Restaurante Batel
- Menu recheado de Poesia Lírica

Menú de Jantar Vínico de Caça

Couvert
Misto de Fumados no Forno
Passarinhos Fritos de Escabeche

Entrada
Codorniz Recheada

1º Prato de CAÇA
Arroz de Perdizes à Fialho D’Almeida

2º Prato de CAÇA
Feijoada de Javali à Transmontana

Sobremesa
Pão-de-ló de Ovar c/Queijo Serra e Compotas da Avó

VINHOS S. DOMINGOS
- Espumante Qtª S. Lourenço 2004 (entrada)
- Vinho Tinto Bairrada Qtª do Lourenço 2004
- Vinho Tinto Grande Escolha 2003
- Espumante Lopo de Freitas 2004 (Sobremesa)
- Aguardente em Bilha de Porcelana (edição Limitada)

Café
Inscrições abertas e limitadas ao número de lugares
€ 22,50

KHAYYAN, OMAR
"Ouço dizer que os amantes do vinho serão castigados no inferno. Se os que amam o vinho e o amor vão para o inferno o paraíso deve estar vazio."(In Rubaiyat)
Para mais informações:
Hotel Moliceiro
Rua Barbosa de Magalhães, 15/17
3800-154 AVEIRO
Tel: + 351 234 377 400
Fax: + 351 234 377 401

24/11 - Percurso Pedestre “Trilhos do Moinho Branco” no Geopark Na

Percurso Pedestre “Trilhos do Moinho Branco”

Local: Montalvão
Grau de Dificuldade: médio
Distância: 14 km

Breve Descrição:
O percurso inicia-se em Montalvão, povoação rural e pitoresca, rodeada pelos rios Tejo e Sever, cujas habitações se destacam no alto de um monte. Entrando por um pórtico quinhentista, podem observar-se as ruínas do castelo, outrora importante ponto defensivo, de onde se contemplam as paisagens alentejana, beirã e espanhola. Este percurso tem como principais pontos de interesse: Monte do Estacal, Monte da Pobreza, Moinho Branco, Pontão da Ribeira de Lapão, Abrigo em Xisto e Capela de Santa Margarida (Ruínas).

Incrições Informações:
Associação Juvenil INIJOVEM
R. Marechal Gomes da Costa, 12 I Apartado 66
6050-999 Nisa
Tel/Fax: 245 413 671
TM: 934 777 818
E-mail: inijovem@sapo.pt
inijovem@gmail.com
Web: www.inijovem.no.sapo.pt
www.concelhodenisa.com

Fonte: Naturtejo

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Réveillon no Palace Hotel do Bussaco

31/12/06, domingo

19:00 - Cocktail de ano novo no Salão Nobre
20:00 - Jantar de Gala ao som de Dueto de Violinos
00:00 - Espumante e uvas da sorte

Jantar de São Silvestre

Entrada / Sopa
Espetada de camarão e aboborinha salteada com molho de manga
Aveludado de lavagante

Peixe
Rolinhos de linguado escalfados e recheados com espinafres
Puré de cenoura e molho de açafrão

Carne
Fillet Wellington
Croquetes de arroz e esparregado de nabiças

Morgado do Bussaco
Gelado de nata e molho de framboesas

Mesa de doces de fim de ano
Mousse de chocolate com nozes
Sonhos e sua calda
Floresta negra
Toucinho do céu
Arooz doce do convento
Aletria

(Serviço exclusivo para clientes alojados no Palace Hotel do Bussaco)

Package 3 noites - Fim de ano 2006
Quarto Duplo Superior - € 749,00
Quarto Duplo Clássico - € 679,00
Redução para quarto individual - € 179,00

01/01/07, segunda-feira

Almoço de Ano Novo

Sopa
Sopa rica do mar

Peixe
Cherne corado com molho de tomate e coentros
Puré de cenoura e couve estufada

Carne
Nacos de vitela à Mirandesa
Castanhas cozidas ao sal e couve salteada

Leitão assado da Bairrada
Batata castelo e salada muguette

Sobremesas
Tarte de frutos secos e mel
Mousse de chocolate com nozes
Savarin com frutas e kirsch
Leite-creme queimado
Torta de laranja
Pudim Abade de Priscos

Preço por Pax: € 62,50
Menú de crianças : € 30,00
Bebidas não incluídas

Ofertas e serviços incluídos no Package Fim de Ano:
Alojamento, pequeno-almoço e jantar de São Silvestre, Brinde Surpresa, Visita ao Museu do Vinho Bairrada
Serviço de Baby Sitting no Fim de Ano
Crianças até 12 anos quando alojadas no quarto dos pais, com 60% de desconto, só possível em quarto superior
Preços por quarto com pequeno-almoço buffet, serviço e IVA às taxas em vigor, para estada de 3 noites.

Para mais informações:
Palace Hotel do Bussaco
Mata do Bussaco
3050 - 261 Luso
Tel.: +351 231 937 970
Fax: +351 231 930 509
bussaco@almeidahotels.com
www.almeidahotels.com

III Festival da Tibórnia - De 07 a 10 de Dezembro o azeite da Cova da Beira enriquece delícias da gastronomia regional

A Fundão Turismo, EM e a Confraria do Azeite organizam nos próximos dias 7 e 10 de Dezembro o 3º Festival da Tibórnia.

Com a adesão de 11 restaurantes do concelho do Fundão, é intenção destes reeditar esta prática centenária, onde os restaurantes irão evidenciar as suas melhores receitas carregadas com o virtuosismo da olivicultura.

Os propósitos da acção são elementares, o simples acto de demolhar o pão em azeite e deliciar-se com este sumptuoso líquido, são os objectivos traçados pela organização, onde os pratos confeccionados à base de azeite serão presença fundamental.

Este evento tem como principal objectivo mobilizar e sensibilizar os agentes da restauração do concelho para a divulgação das tibórnias tradicionais e sofisticadas, tendo sempre como destaque o azeite da Cova da Beira, que sendo uma mais valia da região, deve ser fomentada e consolidada, não só no panorama regional mas também a nível nacional.

Nesta 3ª edição vão estar representados 11 restaurantes do Concelho, que seleccionaram as suas melhores receitas com base no azeite. Da cidade do Fundão participam 9 restaurantes: As Tílias, A Flor da Cereja (Fundão Palace Hotel), Marisqueira O Bocage, Cantinho dos Grelhados, Hermínia, Mario’s, O Alambique de Ouro, O Eclipse, e A Cereja (Hotel Príncipe da Beira); da Soalheira O Gardunha; e de Alcaria, O Mário.

Especial destaque este ano para a possibilidade de se efectuarem visitas ao lagar da Cooperativa Agrícola de Olivicultores do Fundão, onde será possível ver a laboração de um lagar in loco.
Estas visitas vão acontecer nos dias 8 e 9 de Dezembro, estando agendadas uma para as 11h e outra para as 16h. Com um máximo de 10 pessoas por visita, esta deve ser sempre previamente marcada com um mínimo de 24h de antecedência.
As marcações podem ser efectuadas para o lagar pelo telefone 275 752 317.

Mais informações no sítio da Fundão Turismo, onde diariamente pode escolher as ementas dos 11 restaurantes aderentes.

24/11 - II Encontro de Termalismo de Nisa

O II Encontro de Termalismo de Nisa confirma um rumo de orientação do Município e constitui uma aposta firme das várias instituições concelhias no caminho proposto há um ano e que visam a construção de um Plano de Desenvolvimento Termal.
A elaboração de um 2º encontro reflecte desde logo a confirmação das atitudes e comportamentos pelo que responsabiliza quem o patrocina e quem o organiza na senda de futuros eventos.
O II Encontro continua fiel aos seus princípios gerais de parceria de espaço comunicacional das diversas áreas da actividade termal. Não repete temas anteriores e os seus conteúdos procuram a modernidade lançando o debate sobre a estética e cosmética termais e a aplicação das lamas na actualidade, não esquecendo a componente turístico termal.
Os tempos são de desafio pelo que a internacionalização dos painéis ocupam dois terços das comunicações tendo em atenção o alto nível de conhecimento e experiência nos sectores respectivos em Espanha e França.
Um Encontro tem por finalidade a partilha das matérias que são fruto das competências adquiridas, mas reflecte também a filosofia do convívio, da confraternização, dos reencontros pessoais, pelo que o programa social sendo particularmente aliciante, se configura como mais um momento de interesse e motivação para a sua vinda até um Município Termal.


PROGRAMA
24/11, sexta-feira, Cine Teatro de Nisa

Das 09:00 às 09:30 – Recepção dos Participantes
09:30 – Sessão de Abertura
10:30 – Pausa para café
10:45 – 1º Painel: “Lamas, A sua aplicação nos dias de hoje”
Dr. João Pinto BarbosaPresidente da Associação das Termas de Portugal

Dr Raymond Viale (França)« Dax, station thermale »Secrétaire Générale de la Fédération Thermale et Climatique Française Maire Adjoint de la Mairie de Dax

Dr. Jean Jacques Lafitte (França)« Organisation de la station, profil des curistes, animations »Président de l'Office de Tourisme de Dax

M. Pascal Counilh (França)« Boue thermale – péloïde de Dax »Director da Régie Municipale des Eaux de Dax

13:00 -Almoço

14:30 - Reinício dos Trabalhos
2º Painel: “Estética e Cosmética Termais”
Dr. Adriano Ramos Licenciado em Marketing;Consultor na área de marketing, especializado na Indústria Hoteleira e Termalismo

Dr. António Freire Magariños- (Espanha)“Técnicas Hidrotermales aplicadas a la estética”Licenciado em Medicina e Especialista em Hidrologia Médica e HidroterapiaDirector da Gala Termal-Empresa de Consultoria e Gestão Termal

Dr. Lourdes Mourelle Mosqueira (Espanha)“Cosmética Termal”,Licenciada em Farmácia, Professora de Assessoria e Processos de Imagem Pessoal

15:45 – Pausa para café

16h00 - 3º Painel: Turismo Termal

Dr. Rui Tomás Marques
Partner da Empresa Blue Earth– Consultoria, Investigação e Desenvolvimento, Lda. Professor da Faculdade de Ciências de Lisboa

Dr. António Salgado (Portugal)“Turismo Termal: Novos Desafios”Empresa Monfortur- Monfortinho Turismo, SA

Eng. Armindo Jacinto (Portugal)“Turismo Termal vs Turismo de Natureza” Vereador da Câmara Municipal de Idanha-a- Nova
Presidente do Conselho de Administração da Naturtejo – Empresa de Turismo E.I.M

18:00 – Sessão de encerramento

PROGRAMA COMPLEMENTAR

19:00 – Visita ao edifício do novo Balneário das Termas da Fadagosa de Nisa

Através de um percurso pela obra, actualmente em fase conclusiva, será apresentado este novo espaço num intuito de descoberta, com uma envolvência visual apelativa através de jogos de luzes permitindo a visualização geral do projecto. Seguir-se-á um jantar, presidido pela Ex.ma S.ª Presidente da Câmara Municipal de Nisa.
Fonte : Naturtejo

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

26/11 - Percurso pedestre do Azeite em Proença-a-Velha

26/11
Local - Proença-a-Velha
Ponto de Encontro - 09:30 - Pelourinho de Proença-a-Velha
Distância - 16 Km
Grau de Dificuldade - Fácil
Data Limite de Inscrição - 20 de Novembro
Notas - Limite de 80 participantes - Junta de Freguesia de Proença-a-Velha

Breve Descrição
Antiga terra templária e sede de um município medieval, Proença-a-Velha tem para nos oferecer a sua hospitalidade, os seus monumentos e a suas vastas paisagens. Partiremos então em busca dos mistérios da Granja e descobriremos a arte de fazer azeite.
Fonte: Câmara Municipal de Idanha-a-Nova

20/11 - Seminário "Património Religioso: critérios de intervenção" na Guarda

Numa organização da Direcção Regional de Castelo Branco do IPPAR e da Diocese da Guarda, esta iniciativa é subordinada ao tema "Património Religioso: critérios de intervenção".
Neste Seminário, Andreia Galvão (Vice-Presidente do IPPAR) irá intervir sobre o "Relacionamento entre o Estado e a Igreja em Portugal".
Isabel Almeida (DRCB do IPPAR) abordará a "Lei do Património/Lei 107/2001 e Aida Rechena (Directora do Museu Francisco Tavares Proença Júnior) centrará a sua comunicação sobre a "Classificação de Bens Móveis e Imóveis/procedimentos".
"Edifícios Religiosos - Conservação e Recuperação" será o tema da intervenção de Carla Filipe (DRCB).
No período da tarde, Fernando Ribeiro irá aludir ao "Património Móvel integrado", enquanto Dulce Helena Borges irá falar de "Património Religioso versus Património Artístico".

20 - 25/11 - Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia na Universidade de Aveiro

Considerada uma das iniciativas de maior sucesso promovidas pela Universidade de Aveiro para o grande público, a Semana Aberta da Ciência e Tecnologia vai transformar todo o Campus Universitário num gigantesco laboratório científico. Milhares de participantes de todo o país deslocam-se durante esta semana à Universidade para participar nas 102 actividades que preenchem o programa desta 7ª edição. Se ainda não se inscreveu, consulte o programa e inscreva-se nas actividades do seu interesse. Ainda existem vagas por preencher em algumas iniciativas.

A decorrer entre 20 e 25 de Novembro, esta iniciativa, que desde a primeira edição, em 2000, se tem revelado um verdadeiro êxito, mantém os seus objectivos de divulgação da ciência e atracção de futuros cientistas, convidando os alunos e professores dos vários graus de ensino, mas também todos os restantes interessados, a vestir a bata e a tomar contacto com as diferentes áreas de saber existentes na UA.

Através da participação em experiências, workshops, jogos, visitas guiadas, exposições, palestras, filmes, espectáculos, saídas de campo e apresentação de projectos, os convidados da UA vão poder conhecer o funcionamento e o futuro do automóvel, as potencialidades da televisão do futuro ou o mundo dos hologramas, mas também participar numa prova de orientação, fazer desportos radiciais, medir a tensão arterial, conhecer melhor o planeta onde vivemos, assistir a combustões violentas, balões explosivos, a magias químicas e físicas ou ainda, e entre dezenas de outras propostas, viver a experiência de trabalhar numa bolsa de valores, aprender a melhorar a auto-estima, ou descobrir o relevante papel que a informática tem na saúde.

Contando este ano com o patrocínio especial da Agência Nacional para a Cultura Científica e tecnológica e das empresas C.A.C.I.A, PT-Inovação, Oliveira & Irmão e Select Vedior, esta iniciativa de âmbito nacional, que a UA promove há já sete anos, tem vindo a despertar o interesse das escolas de todo o país.

Os Serviços de Relações Externas da Universidade de Aveiro continuam a recolher os registos de participação de pessoas individuais ou de grupos de visitantes que pretendam inscrever-se gratuitamente nas actividades cuja lotação não está ainda esgotada.

O site http://event.ua.pt/semct/ permite consultar os horários em que se realizam as 360 sessões das 102 actividades programadas, tanto por dia, como por tipo de destinatário (desde crianças em idade pré-escolar a alunos dos 1º, 2º e 3º Ciclos, Secundário e Ensino Superior, passando por professores, empresários, industriais e terminando no público em geral), como ainda por área, isto é, pelo Departamento ou unidade onde decorrem as actividades.

Ponto de informação SAC&TDos dias 20 a 24, funcionará entre as 09:00 e as 17:30 (em horário contínuo) um ponto de informação, localizado no átrio do edifício da Reitoria. Aqui estarão permanentemente elementos da organização, que darão todo o apoio necessário aos visitantes, nomeadamente informações actualizadas sobre o programa, localização dos edifícios, etc..
Antes de iniciar a visita, os participantes, cuja inscrição foi previamente confirmada pela organização, devem dirigir-se a este ponto de informação, a fim de lhes serem entregues o seus bilhetes de ingresso e algum material informativo e promocional da UA.

50.77 – 50 Anos de Arte 77 anos de Vida – Exposição retrospectiva do Mestre Mário Silva no Museu do Vinho Bairrada


50.77 – 50 Anos de Arte 77 anos de Vida – Exposição retrospectiva do Mestre Mário Silva no Museu do Vinho Bairrada

O Museu do Vinho Bairrada, inaugura pelas 15:30, do próximo dia 02 de Dezembro de 2006 a exposição intitulada 50. 77 – Retrospectiva de 50 anos de artes plásticas e 77 anos de vida do Mestre Mário Silva.
Esta grande exposição dos seus mais emblemáticos trabalhos artísticos estará patente no Museu do Vinho Bairrada em Anadia, de 02 de Dezembro de 2006 a 30 de Abril de 2007, e insere-se na reformulação total de todo o espaço de exposições temporárias deste espaço Museológico alusivo ao Vinho Bairrada.
O Museu do Vinho Bairrada de acordo com a sua política constante de conquistar um número cada vez mais crescente de públicos diversificados à Bairrada, dinamiza agora, esta exposição com um dos grandes Mestres das artes plásticas em Portugal e uma das maiores referências da Pintura Portuguesa do século XX. . O Museu, inaugurado há pouco mais que três anos, já se assume como uma das maiores referências dentro dos Museus congéneres em Portugal e procura com 50.77, disponibilizar a todos quantos visitam a cidade de Anadia, uma exposição de reconhecido e elevado valor artístico, cultural e patrimonial, com a preocupação fundamental de permitir que acervos e colecções artísticas (normalmente só visíveis nas grandes urbes) também sejam desfrutados pelas populações locais.

Na sua Obra, e num estilo muito próprio que a caracteriza, confluem e deambulam linguagens várias, como se de uma dança ritualista se tratasse. Traços com uma proximidade às linguagens pictóricas e cromáticas de Picasso, Salvador Dali, Chagal, Vieira da Silva (a qual homenageia nesta exposição). Ao longo da sua carreira artística, a Cor, sempre foi o seu fascínio e sua predilecção. È nos casamentos pictóricos do traço e nas incursões pelo fantástico e pelo imaginário mitológico, que o Mestre funde as vicissitudes e particularidades do Tempo e da Sociedade, criando figuras de escatologia e maravilha estética onde se anarquizam e rejeitam as ditaduras da razão segundo uma ordem humorística, de sonho e de contra lógica para a libertação da existência utilitária, no Homem.
Muitas das vezes subvertem-se os valores e pilares do decoro e do bom gosto, questionando os valores da família, do trabalho, da honra, da religião, da Moral e da família. Um surreal irreverente, desafiador, que procura desamarrar-se das lógicas instituídas indo além da consciência quotidiana. A sua linguagem plástica chama a atenção para um incrível convénio de imagens bizarras, como se de um Sonho ou automatismo psíquico se tratasse.
Esta exposição terá como grande destaque uma tela pintada propositadamente para o Museu e que se pretende que no futuro próximo, venha ser um Embaixador dos vinhos Portugueses, em iniciativas promocionais no Estrangeiro. Esta tela alusiva ao Vinho e à mitologia a ele associada, será a maior alguma vez pintada em Portugal (7 metros de largura por 2 de altura).
Fonte : Museu do Vinho Bairrada

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Até 25/11 - Festival de Teatro da Covilhã


Está a decorrer, até ao dia 25 de Novembro, o Festival de Teatro da Covilhã, organizado pelo Teatro das Beiras.
História do Festival de Teatro da Covilhã
O FESTIVAL DE TEATRO DA COVILHÃ realizou-se pela primeira vez em 1981 (com a designação de Ciclo de Teatro de Outono), tendo apenas sido interrompido nos anos de 1994 e 1995, em virtude da Companhia ter ficado sem a sua sala de espectáculos.
Com a profissionalização da Companhia, o Teatro das Beiras retoma a organização deste certame com a denominação de FESTIVAL DE TEATRO DA COVILHÃ, em 1996. Tendo sido um dos primeiros Festivais a ser organizado no período pós 25 de Abril o FESTIVAL DE TEATRO DA COVILHÃ, está intimamente ligado à história da descentralização teatral em Portugal, não só pela quantidade de companhias que nele participaram, mas também porque foi ponto de partida para a organização de outros Festivais, muitos dos quais ainda hoje se continuam a realizar.
Durante vários anos o Festival de Teatro foi o grande evento cultural da Beira Interior e para além da quase totalidade das Companhias de Teatro existentes terem a oportunidade de mostrar os seus espectáculos na Covilhã, o Festival estendeu-se por outras áreas, como a música, a dança, as exposições, permitindo ainda a organização durante vários anos da Feira do Livro da Covilhã.
Ao longo das edições o Festival foi responsável pela programação de mais de 500 espectáculos, a que assistiram mais de 50.000 pessoas.
Clique aqui para aceder à programação integral.

21-23/11 - Vinhos do Centro de Portugal no Salão do Vinho de Madrid

O CEC/CCIC – Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria do Centro irá estar presente no Salão Internacional do Vinho, iniciativa que decorrerá na cidade Espanhola de Madrid, de 21 a 23 de Novembro.
O Salão Internacional do Vinho é o principal certame Espanhol de promoção do sector. Assumindo-se como um centro de intercâmbio, difusão e promoção das melhores castas, pretende ser uma plataforma para todos os sectores implicados nas actividades ligadas ao enoturismo: hotéis, distribuidores, comerciantes, agências de viagens, entre outros.
Reconhecendo a importância do mercado espanhol para as empresas do Centro de Portugal, o CEC/CCIC, organizou a participação de 20 produtores e distribuidores de vinho da Região Centro no referido certame, onde irão expor os seus produtos no stand “Vinhos do Centro de Portugal”.
Esta actividade insere-se no projecto ACE – Apoio à Competitividade Empresarial que visa fomentar a cooperação empresarial entre Portugal e Espanha.

quinta-feira, 16 de novembro de 2006

17 - 24/11 - No Centro da Cultura

Aveiro

18/11, sábado
Teatro Aveirense, às 21:30

Mostra Final do Projecto Jovens Coreógrafos
O Projecto Jovens Coreógrafos, do qual se apresenta agora o espectáculo final, resultou de um processo de experimentação e análise enquanto componentes do processo criativo, que durou 9 meses. Em Março de 2006 foram seleccionados os jovens coreógrafos, foi-lhes dado espaço para desenvolverem o seu trabalho e, durante uma série de etapas e momentos de partilha programados, estes jovens criaram as 3 peças que agora apresentam. O Projecto Jovens Coreógrafos define-se como um espaço de expressão e de pensamento crítico em que são promovidas as singularidades estéticas de cada jovem criador e que tem como objectivos centrais o incentivo da criação coreográfica em Aveiro e a divulgação do trabalho de jovens criadores. Encorajar a criação implica a experimentação, o risco e a curiosidade: deixe-se seduzir.


23/11, quinta
Teatro Aveirense, às 21:00

As Obras Completas de William Shakespeare em 97 minutos
(The Complete Works Of William Shakespeare - Abridged) de Daniel Singer, Adam Long, Jess 10º ano em cena!!!
O espectáculo As Obras Completas de William Shakespeare em 97 Minutos, misto de comédia e farsa, justa homenagem paródica à obra do grande dramaturgo inglês, completou 1000 representações no passado dia 25 de Setembro no Teatro-Estúdio Mário Viegas, precisamente com o mesmo elenco que a 24 de Novembro de 1996, em Portimão, dava inicio a esta louca aventura: João Carracedo, Manuel Mendes e Simão Rubim. Tendo já ultrapassado os 150.000 espectadores, numa longevidade em cena de 10 anos!, constitui-se como o maior êxito do teatro português. «Excelente peça. Irreverente, mas muito bem feita. Aqui, aprendi a olhar Shakespeare de uma maneira muito divertida.» Jorge Sampaio, ex-Presidente da República

22/11, quarta-feira
Teatro Aveirense, às 21:30

II Edição dos Festivais de Outono
Cosi fan Tutte
Ferrando e Guglielmo, dois jovens oficiais, convictos da fidelidade de suas noivas, Dorabella e Fiordiligi, aceitam o repto, proposto por um velho amigo, Don Alfonso, de colocarem à prova a fidelidade das mesmas. Simulam a ida para a guerra, regressando depois com disfarces exóticos, para que cada um fizesse a corte à noiva do outro. Logo o jogo se converterá em algo mais sério e surgem novos pares. Provada a traição amorosa, no final, as duas mulheres tornam-se as “enganadas”. “Cosi fan tutte” diz Don Alfonso, voltando a juntar os pares “correctos”. Fazem as pazes, mas subsiste a dúvida: Não teriam sido mais felizes os pares “trocados”? “Cosi” é, das suas obras, a que apresenta o maior número de “cenas de conjunto”, duos, tercetos e quartetos, apresentando algumas das mais bonitas áreas da sua produção operática.

Ficha Artística
Música: Wolfgang A. Mozart
Libreto: Lorenzo da Ponte, Orquestra Sinfonieta da ESMAE
Direcção: António Saiote, Coro do Estúdio de Ópera da Universidade de Aveiro
Encenação: Marcos Barbosa
Elenco
Ferrando – Carlos Nogueira
Guglielmo – João Fernandes
Fiordiligi – Carla Caramujo
Dorabella – Ângela Alves
Don Alfonso – António Salgado
Despina – Lara Martins
Organização: Fundação João Jacinto Magalhães, Universidade de Aveiro

Estarreja

16/11, quinta-feira (hoje)
Cine-Teatro de Estarreja, às 21:30

EstarreJazz - Festival de Jazz de Estarreja
Quarteto de Jorge Reis
Sax Alto e Soprano: Jorge Reis
Guitarra: Afonso Pais
Piano e Hammond: Jessie Chandler
Bateria: André Sousa Machado

O Quarteto Jorge Reis vem desde 1998, ano em que iniciou a sua actividade, a fazer um percurso em que a espontaneidade e personalidade do grupo tomam primazia. Com um repertório de originais e temas adaptados, juntam-se quatro vozes de prestígio do meio do Jazz nacional com a intenção de fazer um todo maior que a soma das partes.

17/11, sexta-feira
Cine-Teatro de Estarreja, às 21:30

João Paulo Esteves da Silva
Piano Solo

João Paulo nasceu em Lisboa, em 17 de Maio de 1961, numa família de músicos tendo começado a tocar piano com quatro anos de idade. Exímio instrumentista (entre os seus diplomas contam-se o Curso Superior de Piano com 20 valores, “Prix Jacques Dupont”, “Prix d’Excellence” e o “Prix de Perfeccionement” obtidos no Conservatório Nacional e em Paris), a sua actividade reparte-se por vários géneros musicais, do jazz à música popular portuguesa, à clássica e ao fado.

23:30
After-Hours EstarreJazz 2006 no Bar CTE
Meeting Jazz + Jam-Session

18/11, sábado
Cine-Teatro de Estarreja, às 21:30

Abe Rábade Trio
Playing on Light

Piano: Abe Rábade
Contrabaixo: Paço Charlin
Bateria: Bruno Pedroso

Playing on Light é um trabalho descritivo onde sete fotografias favoritas de Abe Rábade são a base para inspirar a composição de outros tantos temas. Essas fotos são excelentes representações gráficas dos seguintes conceitos: sensualidade, introspecção, abatimento, desamparo, violência, protecção e luminosidade. O trabalho de composição e interpretação parte das sensações pessoais dos músicos relativamente a estes estímulos visuais. Os músicos partilharam a sua visão entre si para buscar uma singular comunhão entre música e imagem. Ralph Gibson, Arno Rafael Minkkinen, Donna Ferrato, Nikos Economopoulos, Mitsuaki Iwago, Bruce Davidson e Paul Caponigro são os autores das fotografias, mestres indiscutíveis na sua arte. María do Cebreiro associou poemas a cada imagem que é projectada no decorrer do concerto para maior desfrute do público.A crítica aclamou este último trabalho afirmando que Playing on light tem uma qualidade musical assombrosa (David Romero, Cuadernos de Jazz).

23:30
Encerramento do Estarrejazz 2006
After-Hours EstarreJazz 2006 no Bar CTE
Meeting Jazz + Jam-Session
Fonte: Direcção Regional de Cultura do Centro

Coimbra

18 - 21/11
Teatro Académico Gil Vicente

Bengala dos Cegos - O Descobrimento de Pedro Nunes (Estreia Absoluta)
A acção principia no século XVI. O contexto europeu é renascentista. Redescobrem-se os textos dos sábios gregos antigos e recomeça-se a descoberta do mundo e da vida com base nas ideias de então. A par desta descoberta do passado, Portugal e Espanha apostam na descoberta do futuro, alargam fronteiras.O matemático português segura numa das mãos a corda que liga à antiguidade clássica e na outra a que liga à descoberta de novas terras, povos e culturas. E dá um nó. Faz a união do passado com o futuro e a união da teoria com a prática.Mas essa união não é pacífica.

Datas:
18 Novembro > 21:30
20 Novembro > 15:00 e 21:30
21 Novembro > 15:00 e 21:30 Pela Marionet

22/11, quarta-feira
TAGV, às 21:30

Jacinta Quinteto "Day Dream"
O seu primeiro disco – que alcançou o galardão de ouro – colocou-a de imediato entre as melhores intérpretes portuguesas de Jazz. Com "Day Dream", Jacinta marcou pontos ao fazer-se acompanhar por alguns dos mais reputados músicos internacionais liderados Greg Osby que também produziu o álbum. Finalmente "Day Dream" chega aos palcos, numa digressão que irá percorrer algumas das mais importantes salas portuguesas ao longo de dois meses.Aclamada na crítica portuguesa pela sua “voz quente, redonda, possante” (Miguel Soares, Comércio do Porto), Jacinta recebeu o prémio “Músico Revelação 2001” do programa Cinco Minutos de Jazz (Antena 1, desde 1966), referida como ‘A cantora de jazz portuguesa’, por José Duarte.“Segura, conhecedora” (Emanuel Carneiro, Jornal de Notícias), Jacinta transmite emoção e garra no timbre da sua voz, complementando-a com um swing sólido e natural.Impressionantes intonações e comando vocal destacam-na entre cantores de jazz.Submergindo-se no estudo de música clássica em piano e composição, e até liderando como cantora e compositora um grupo de rock sinfónico, é no mundo do jazz que a sua energia musical encontra plena expressão.

24/11, sexta-feira
TAGV, às 21:30

André Sardet Acústico
Dois anos depois, um disco de platina e o primeiro lugar no Top Nacional de Vendas, André Sardet regressa para junto dos cúmplices da gravação do álbum "André Sardet – Acústico", o reencontro promete ser inesquecível, um espectáculo que o músico de Coimbra deseja ser de homenagem ao público que sempre o apoiou.
Espectáculo Esgotado

Figueira da Foz

22/11, quarta-feira
Centro de Artes e Espectáculos, às 21:30

O Quebra Nozes pelo Ballet Imperial Russo
Estreado a 17 de Dezembro de 1892, no prestigiado Teatro Marinsky, de São Petersburgo, o bailado “O Quebra-Nozes”, baseado no conto de Ernst Theodor Amadeus Hoffman, é o terceiro elemento de uma Trilogia de Ouro do Grande Bailado Clássico, onde se incluem “O Lago dos Cisnes” e “A Bela Adormecida no Bosque”, e constitui a expressão máxima de uma dupla genial: o compositor Peter I. Tchaikovsky e o coreógrafo Marius Petipa. Destinada ao grande público adulto e infantil, esta obra de referência irá ser apresentada pelo Ballet Imperial Russo, uma das mais prestigiadas companhias europeias, criada em 1994 por Maya Plisetskaya (considerada a mais brilhante bailarina do mundo depois de Ana Pavlova).

Viseu

17/11 e 18/11, sexta e sábado
Teatro Viriato, às 21:30

Malgré nous, nous étions là
Paulo Ribeiro e Leonor Keil
Há projectos que se inventam e outros que surgem imbuídos de urgência e vitalidade.
Lançamo-nos convictos de que deveríamos falar das cumplicidades, das aventuras que a vida e a
criação nos têm lançado, das dúvidas, do viver permanentemente em companhia.... E, eu não
querendo falar do que é nosso, a Leonor a repetir que quer falar de amor, que está cansada de estar em palco para reflectir as agruras da vida. Fui dizendo que sim sem saber muito bem o que é que realmente queria dizer.... Depois a minha inclinação para o caos e o excesso, fez-me imaginar três duetos com características próprias que coabitariam no tempo mas em espaços diferentes. Depois as condicionantes dos intérpretes partilhados tornaram o sonho a curto prazo impossível. Depois a dúvida que me colava à pele, porque é que estou no palco outra vez, qual é o interesse !?!? o coração quer mas o corpo não acompanha. Depois a Leonor, sempre e sempre positiva e exigente, depois o coração a fazer esquecer o corpo e o nosso dueto a falar sozinho de nós sem imposição de matéria nem de materiais. Acontece porque é assim que deve acontecer!!!! Depois o Gonçalo M. Tavares, o Bernardo Sassetti, o Paulo Américo, o Nuno Meira, o Albino, a Maria de Assis, o Miguel Honrado, a Lira e nós a percebermos que malgré nous, nous étions là. Agora já não podemos voltar atrás!!
Paulo Ribeiro

24/11, sexta-feira
Teatro Viriato, às 21:30

Our hearts will beat as one - David Fonseca
David é um dos mais carismáticos e bem sucedidos artistas portugueses até aos dias de
hoje. Fundou a sua primeira banda em meados dos anos noventa e foi com ela que apresentou as suas canções e voz a um público mais vasto. O grupo acabaria por impor-se como um dos maiores fenómenos nos anos recentes da música portuguesa, com o seu álbum de estreia Silence Becomes It a atingir as 240.000 cópias vendidas. Em 2001, os Silence 4 fizeram a sua última digressão e terminaram as suas actividades. Era altura para David experimentar um novo rumo a solo, algo de diferente... Neste momento tem dois álbuns a solo editados.
É a primeira vez que o David Fonseca se apresenta no Teatro Viriato e no ambiente intimista que caracteriza esta sala de espectáculos.
www.davidfonseca.com

Guarda

23/11, quinta-feira
Teatro Municipal da Guarda, às 22:00

Se todos os dias fossem estes / outros de Nuno Prata
Nuno Prata foi baixista dos Ornatos Violeta durante dez anos. Depois do fim da banda lançou-se num projecto a solo baseado nas suas canções, que começou a apresentar ao vivo em 2004. O disco Todos os Dias Fossem Estes/Outros, produzido pelo próprio e por Nicolas Tricot e editado pela Turbina, é um resumo dos últimos anos do seu trabalho.

Voz, baixo e guitarra acústica: Nuno Prata
Bateria: Nicolas Tricot
Percussão: Kinorm