
Numa fase introdutória, o Dr. Atílio Forte da CTP explanou os motivos que levaram à concepção deste livro, remontando a 2002, momento em que se verificou que “o modelo de turismo português estava esgotado”, devido a um sem número de transformações que se verificaram a nível mundial.
Tendo-se constatado “uma inversão dos papéis da oferta e da procura turística”, no contexto de um mundo globalizado, houve a necessidade de se realizar um estudo profundo sobre o Turismo em Portugal, apontando novas estratégias que assegurassem qualidade e competitividade, no plano internacional.
A SaeR foi escolhida pela CTP para a definição de estratégias de desenvolvimento do turismo português, pelo facto de ser “uma das mais conceituadas empresas de estudos estratégicos em Portugal, no que respeita ao rigor, à isenção e ao conhecimento”. O estudo levou um ano e meio a ser concebido.
O livro assenta em 3 pilares-base:
1. Criação de um compromisso nacional para o Turismo
2. Definição de um modelo orgânico, das macro-estruturas e das estratégias
3. Operacionalização
Em seguida, o Dr. Poças Esteves da SAER fez uma apresentação, sintetizando os aspectos fulcrais deste estudo de 923 páginas.
Partindo do pressuposto irrefutável de que o Turismo desempenha um papel fundamental no processo de contrariar a forte descontinuidade da economia portuguesa, representando mais de 10% do PIB e do emprego, Poças Esteves enumerou alguns dos caminhos de competitividade propostos no estudo, designadamente:
1. Segmentação Estratégica
2. Diferenciação Estratégica
3. Qualificação do país e dos activos estratégicos
4. Organização e consolidação da oferta e dos actores estratégicos
5. Optimização dos canais de distribuição
6. Gestão de marcas e promoção
7. Conhecimento e dinamização da procura
A Segmentação e a Diferenciação Estratégica assumem particular importância na estratégia de desenvolvimento turístico em Portugal, na medida em que se torna urgente rebater a ideia generalizada no exterior de que Portugal é unicamente sinónimo de Oceano, de sol e praia. Assim, deverá apostar-se, por um lado, na segmentação do Turismo - Turismo de Negócios, Turismo Urbano, Turismo Rural, Turismo Cultural, Eco-turismo, Natureza, Desporto etc. e, por outro lado, nos factores que diferenciam o cenário turístico português : clima e diversidade concentrada; a produção de conteúdos (“histórias de História”), sendo necessário “pôr as pedras a falar, a contar histórias”; o património gastronómico; a atitude e inteligência relacional; a tranquilidade e a segurança social.
O livro está à venda nas livrarias e perspectiva-se já uma segunda edição.
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