sexta-feira, 28 de abril de 2006

28 & 29/04 - Dia Mundia da Dança - "O Ensaio de um Eros Possível" (título provisório)

ESTREIA ABSOLUTA NO TEATRO VIRIATO

No Dia Mundial da Dança, é apresentado um projecto pluridisciplinar (dança e vídeo) do bailarino e coreógrafo Romulus Neagu.

Trata-se de um dueto entre Romulus Neagu e José António Correiada APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral), criado durante três meses, em residência nas instalações da associação, em Viseu.

Trabalhar o corpo a partir de algumas premissas de base: o corpo que nos interessa é humano,exposto e frágil; é identidade em “estado natural”, pura ontologia. Este corpo é marcado porincapacidades físicas que lhe cortam a mobilidade e a desenvoltura e que o levam a procurarapoios dentro e fora de si. A falha fragiliza? A fragilidade não pode ser uma forma oblíqua de poder?

O projecto iniciou em Novembro, através de uma primeira pesquisa para identificar associações ligadas à pessoa com deficiência. Romulus Neagu seleccionou a APPC pelo facto dos seus utentes não revelarem deficiência cognitiva profunda. Em Janeiro, realizou uma acção de formação com 12 pessoas que fazem parte do grupo de teatro da associação. No final foi escolhido um dos participantes com quem Romulus realiza o dueto.

Romulus Neagu nasceu em 1973, tendo feito a sua formação em dança na Escola de Arte “George Enescu” em Bucareste - Roménia.
Entre 1989 e 1990, trabalhou como estagiário no Teatro Lírico (Craiova-Romania). Entre 1991 e1996, trabalhou na Ópera Nacional de Bucareste, passando seguidamente pela Orion Ballet Company, também na mesma cidade, e pela Ventura Dance Company, Zurich. Em 1996, foi eleito “Intérprete do Ano”, pela Associação dos Críticos, Coreógrafos e Intérpretes da Roménia. Recebeu ainda, enquanto coreógrafo e intérprete, diversos prémios, entre os quais destaca:Prémio para «Fabulations» em 1995, no International Choreography Festival em Iasi-Roménia;Prémio para «Possibility» em 1996, no Concurso Nacional de Dança em Constanta-Roménia.

Direcção, concepção, cenografia: Romulus Neagu
Interpretação: Romulus Neagu e José António Correia
Vídeo: Paulo Américo
Figurinos: Paulo Guimarães
Luzes: Romulus Neagu e Cristóvão Cunha
Parceria: Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), núcleo de Viseu
Fonte - Teatro Viriato

Sem comentários: