quinta-feira, 4 de junho de 2009

Jazz nas Alturas no Teatro Municipal da Guarda


Em Junho arranca a segunda edição do Festival Jazz nas Alturas no TMG. No cartaz vão estar nomes destacados do Jazz internacional como o trompetista norte – americano Jeremy Pelt, o duo também americano Stephen Gaucci e Michael Bisio, os trios espanhois Biel Ballester Trio e Alberto Conde e os portugueses Not So Standard.

Entre 9 e 20 de Junho no TMG, o destaque da programação vai para os ritmos jazz reunidos no festival Jazz nas Alturas.
O festival começa a 9 de Junho com o concerto dos norte-americanos Stephen Gaucci e Michael Bisio. Se há muito o nome de Stephen Gauci aparecia no roteiro dos clubes de Nova Iorque, só recentemente começaram a surgir discos em seu nome ou com a sua participação. Em dois anos apenas, lançou um total de oito álbuns, o que atesta bem que veio para ficar. Músico versátil e de grande flexibilidade, apresentando-se em várias frentes do jazz. O seu ponto de partida é o pós-bop, e se o encontramos frequentemente em situações próximas do neo-free jazz nova-iorquino, é no seguimento da tradição de Lester Young que se insere. Michael Bisio é um dos parceiros de Gauci no disco “Basso Continuo” (Clean Feed), pelo que a sua participação neste duo decorre de forma natural. “Bluesy” no estilo, e evidenciando a influência de Charles Mingus, tornou-se num contrabaixista de referência na presente cena da Big Apple.
Segue-se, no dia 12, o grupo espanhol Biel Ballester Trio que teve honras de banda sonora, com o seu gipsy jazz, no último filme de Woody Allen, “Vicky Cristina Barcelona”. O trio pretende não só manter a tradição do estilo, tocando os “standards” mais conhecidos do género, compostos por Django Reinhardt, mas também incorporar novas tendências marcadas pelos actuais ritmos de bossa-nova, rumbase boleros.
No dia seguinte, a 13 de Junho, Jeremy Pelt, o cabeça de cartaz do Festival Jazz nas Alturas, apresenta-se com o seu quinteto no Grande Auditório do TMG. Eleito cinco anos seguidos como “estrela em ascenção” pela “Downbeat Magazine” e pela Associação de críticos de jazz dos EUA, Jeremy Pelt é um dos mais conceituados trompetistas norte-americanos da actualidade. Concluiu os seus estudos de música no Berklee College of Music e rumou a Nova Iorque em 1998, onde rapidamente se juntou à Mingus Big Band, actuando em dezenas de bares da Big Apple. Pelt actua no TMG acompanhado por J.D. Allen no saxofone tenor, Danny Grissett no piano, Vicent Archer no contrabaixo e Derrell Green na bateria.
No dia 18 é vez do projecto português Not So Standard apresentar novas roupagens de temas de Miles Davis e Ornette Coleman.
O festival termina no dia 20 com o etno-jazz (fusão de jazz e música galega) do grupo espanhol Alberto Conde Trio. O grupo conta, para além de Alberto Conde no piano, com o músico galego Baldo Martínez no contrabaixo e com americano Nirankar Khalsa na bateria e percussões.

Fonte: Blog do TMG

Sem comentários: