segunda-feira, 8 de junho de 2009

20 e 21/06 - Tecer Devagar - Aldeias do Xisto na LX Factory


As Aldeias do Xisto regressam a Lisboa, mais concretamente à livraria Ler Devagar, na LX Factory, nos próximos dias 20 e 21 de Junho, com o evento “Tecer Devagar”. O pretexto é a exposição “Tapetes Mágicos”, que apresentará pela primeira vez em Portugal as inovadoras peças de mobiliário desenvolvidas pelo designer Bruno Carvalho em conjunto com as Tecedeira de Bogas do Meio, no Fundão. Outro dos pontos altos deste programa de dois dias é o concerto “Contratear”, pelo músico João Martins, que utiliza como instrumento um tear manual.
Nestes dois dias há ainda provas de chá em cerâmica de autor, degustação de vinhos e chocolate no fondue da Linha Gourmet, e ainda uns inesperados encontros com quem dá vida às Aldeias do Xisto: as pessoas.
Clique aqui para ver o programa completo.
O processo de criação e produção dos “Tapetes Mágicos” foi apoiado em parceria pela Loja das Aldeias do Xisto e pela Associação Pinus Verde, no âmbito do projecto de incentivo à produção artística em meio rural denominado “Comunidade de Práticas”. Este fórum criativo junta artistas e autores nacionais de diversas vertentes artísticas com artesãos locais numa lógica de reinvenção do artesanato.
Outro dos pontos altos destes dois dias na livraria Ler Devagar, na LX Factory, é o concerto “Contra Tear”, no qual o músico João Martins utiliza como instrumento um tear manual. Os aspectos morfológicos, e até funcionais, da estrutura-base do tear funcionam como um híbrido de harpa de cordas de nylon com uma corda de baixo e outra de guitarra, com vários modos de tocar já demonstrados e registados em vídeo.
Fonte: Aldeias do Xisto

Sem comentários: