sexta-feira, 24 de abril de 2009

Museu em Portugal retrata Porto Seguro e o Descobrimento do Brasil


O prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, o secretário de Turismo, Paulo César Magalhães e o Presidente da Casa de Portugal de S. Paulo, Dr. Júlio Rodrigues, participarão da inauguração do Museu dos Descobrimentos, na cidade de Belmonte, em Portugal, no próximo dia 26 de Abril. O projecto interactivo proporcionará ao visitante uma viagem pelos 500 anos de história da construção de Portugal e do Brasil.

O “Museu dos Descobrimentos” é composto de 16 salas e proporciona ao visitante o reencontro com alguns momentos marcantes da história, como Época dos Descobrimentos, a Descoberta do Brasil, os seus povos, a música, a língua e a biodiversidade.

A primeira Sala chama-se Belmonte e marca o início do Museu. Nela é possível conhecer a evolução urbana da Vila de Belmonte, desde o Século XV. A segunda sala é dedicada a Lisboa em finais do século XV, quando era o centro político-económico do mundo, como ponto de confluência de novos conhecimentos, produtos e ideias.

A Sala dedicada aos Descobrimentos apresenta a chegada de Vasco da Gama à Índia, em 1498. Na Sala seguinte, pretende-se apresentar o ambiente de preparação de uma armada, bem como explicar a constituição da Armada de Cabral e da vida a bordo. Seguidamente faz-se a transição da preparação da armada e a etapa da viagem em alto mar. No espaço dedicado ao alto mar, recriam-se os bons e maus momentos vividos nesta viagem pelos marinheiros.

Após ser retratado o final da viagem de Pedro Álvares Cabral, em que se destacam a descoberta de terra firme e o desembarque, o visitante tem a possibilidade de assistir aos primeiros contactos entre portugueses e índios e a primeira missa que se realizou em Terras de Vera Cruz. Esta sala é mais aquecida do que as anteriores uma vez que se pretende recriar o clima daquela zona do Brasil.

O visitante é depois convidado a conhecer a biodiversidade e a riqueza ambiental existente no Brasil. Mostrar ao visitante os diferentes povos que habitaram no Brasil e como construíram o país, ao longo dos tempos, bem como as indumentárias por si usadas, são os objectivos da Sala dos Povos e Construção do Brasil. Por outro lado aborda-se também a temática da imigração ao longo dos séculos.

Na Sala da Palavra, pretende-se abordar o papel que das diversas línguas nos primeiros contactos entre portugueses e indígenas, sendo também retratado o discurso feito pelo Padre António Vieira, aos índios no período da descoberta do Brasil.

O tráfico negreiro é retratado, no Corredor da Escravatura, transportando o visitante para o ambiente vivido pelos escravos durante a época dos descobrimentos.

A música é um dos factores mais marcantes na cultura do Brasil, na Sala dedicada a esta temática, o visitante tem a oportunidade de conhecer a diversidade dos ritmos e sons que influenciam a música brasileira. Na sala dedicada aos produtos e bens característicos do Brasil é possível conhecer a riqueza e diversidade de frutos e vegetais.

No final da exposição haverá uma sala onde se irá salientar a ligação existente entre Portugal e Brasil. Para Porto Seguro, o evento é de importância ímpar, já que mostrará a história local e será uma oportunidade de contacto dos administradores de Porto Seguro com o primeiro ministro português, José Sócrates, e o presidente, Cavaco Silva.

Sem comentários: