segunda-feira, 20 de abril de 2009

25/04 - Comemorações do 4º aniversário do TMG com Cramol e Angelite

Sábado, 25 de Abril às 21h30, no Grande Auditório
Música / 10€ / 90m / M4
Comemorações do 4.º Aniversário do TMG
Cramol 1ª parte
Angelite [Búlgaria]


No dia do seu 4º aniversário, o TMG propõe uma noite dedicada às vozes femininas. Ao palco do Grande Auditório sobem o coro português Cramol e as vozes búlgaras do coro “Angelite”.

No repertório do Cramol juntam-se polifonias de vários cancioneiros nacionais, vindas das cuidadas escolhas de Giacometti/Lopes-Graça ou de José Alberto Sardinha, mas também de outras fontes mais tradicionais como as canções de trabalho, de embalo, de reza, de festa.

Numa busca permanente de sons ancestrais e das suas sonoridades atávicas, um grupo de mulheres juntou-se, em 1979, para fruir e aprofundar, em conjunto, o canto tradicional no feminino, um dos mais ricos patrimónios da música rural “a capella”.

“Angelite” é considerado o coro de vozes búlgaras mais importante da actualidade. Para além da qualidade das executantes, quase todas com formação musical superior, é um dos grupos com mais digressões mundiais no seu currículo e com duas nomeações para os Grammy: em 1993 com o disco “From Bulgaria With Love” e em 1994 com o trabalho “Melody, Rhythm And Harmony”. Do seu currículo constam colaborações com artistas da chamada música do mundo como os Huun-Huur-Tu ou a Fanfare Ciocarlia (ambos já actuaram no TMG).

Fonte: TMG

Sem comentários: