quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ovos Moles de Aveiro obtêm Certificação Europeia


A Comissão Europeia incluiu, ontem, os ovos-moles de Aveiro na lista de produtos agrícolas e alimentares com a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP). O doce conventual aveirense foi o primeiro produto português de padaria/confeitaria a ser reconhecido com esta protecção ao abrigo da lei comunitária.
Os ovos-moles de Aveiro juntaram-se à lista de cerca de 800 produtos já protegidos. José Francisco Silva, presidente da Associação de Produtores de Ovos-Moles de Aveiro (APOMA), mostrava-se ontem satisfeito com o desfecho do processo de certificação, iniciado em 1999. “Estávamos ansiosos por este momento, que finalmente chegou”, disse, confessando-se “orgulhoso, enquanto aveirense”.
As embalagens dos 36 associados passarão a ostentar o símbolo, que é “uma marca que distingue os produtos de qualidade, que dá confiança ao consumidor”, referiu, considerando que “consumidores e produtores, todos temos a ganhar”. A certificação também protege o produto de imitações, adulterações e falsificações.
A denominação de IGP refere-se a produtos alimentares interligados a uma área geográfica específica, em que pelo menos um dos estágios de produção, processamento ou preparação tem que ter lugar nessa determinada área. No caso dos ovos-moles de Aveiro, esta área vai “de Ovar a Mira, nos concelhos limítrofes à Ria de Aveiro, Albergaria-a-Velha, Águeda e Sever do Vouga.
Para além deste doce, também ontem foram adicionadas à lista de produtos protegidos as denominações de peixes espanhóis “Melva de Andalucía” e “Caballa de Andalucía”, ambos com IGP, e a castanha italiana “Castagna di Vallerano”, com DOP. A lista de IGP já incluía cerca de 60 produtos portugueses de carne ou à base de carne, queijos, frutas e produtos hortícolas.
Fonte: Em Aveiro

Sem comentários: