sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Até 24/08 - Festival do Bacalhau em Ílhavo

O Festival do Bacalhau abriu, no dia 20, ao público, que o poderá saborear ao som de música portuguesa, no renovado Jardim Oudinot


O primeiro Festival do Bacalhau teve, ontem, início, no recém inaugurado Jardim Oudinot. A organização, uma parceria entre a Câmara de Ílhavo e a Confraria do Bacalhau, espera a visita de cerca de 100 mil pessoas para o certame que vem substituir as Tasquinhas do Bacalhau que, durante dez anos, se realizaram no centro de Ílhavo. Segundo explica Ribau Esteves, “passámos de um investimento de 17 mil para 150 mil euros”. Destes, cinco mil reverterão para o Hospital da Santa Casa de Ílhavo, esclarece o presidente, anunciando estar para breve a adjudicação desta obra.

Serão nove as associações a preparar os seus melhores pratos com este peixe, a que se juntará a venda de padas de Vale de Ílhavo e uma mostra de vinhos, com dois produtores da Bairrada.

Após a actuação dos Fingertips, , a animação musical do evento prossegue, com o cantor José Alberto Reis, que interpretará os seus maiores sucessos de 20 anos de carreira.

Até domingo, a Alameda das Palmeiras do Jardim Oudinot será palco, sempre a partir das 22 horas, das actuações de André Sardet (sexta, 22), Mariza (no sábado, 23), e Adelaide Ferreira (domingo, 24). O concerto de sábado é o que se espera mais concorrido, por se tratar da “diva do fado”. Mariza, com quatro álbuns editados, tem levado, nos últimos sete anos, este género musical a todos os cantos do mundo, tendo já sido agraciada, por diversas vezes, nomeadamente, por Jorge Sampaio, há dois anos.

Diversão para todas as idades
Em paralelo, o Festival acolhe uma mostra de artesanato, existindo ainda uma área de cinema ao ar livre, com matinées exibidas em ecrã gigante e ao ar livre (pelas 18 horas).

Hoje, pelas 18.30 horas, será apresentado, no navio-museu Santo André, um documentário em DVD, sobre a vida no mar do capitão Francisco Marques, produzido por Maria José Santana, Ana Paula Vizinho e José Mário Marnoto.

O dia de sábado será dedicado aos mais novos, com a iniciativa “Sábados no Jardim”. As crianças poderão desfrutar de insufláveis, modelagem de balões e pinturas faciais, tendo à sua disposição jogos, livros, computadores e ateliers diversos.

1 comentário:

Anónimo disse...

a companhia do "Zé" e dos restantes da "ultima" mesa de ontem superou todas as possiveis falhas num serviço de restauraçao.

Bem haja a confraternizaçao e amizade.

C.A.