quarta-feira, 13 de agosto de 2008

15/08 a 24/08 - Feira de Artesanato da Região de Aveiro

A 29ª FARAV – Feira de Artesanato da Região de Aveiro decorre de 15 a 24 de Agosto de 2008 no Parque de Exposições de Aveiro, incluindo a Feira de Gastronomia de Aveiro. A cerimónia de inauguração está marcada para as 18:00h de Sexta-feira.

Numa área de 20.000 metros quadrados, a FARAV’08 divide-se entre o Pavilhão do Artesanato e o Pavilhão dos Municípios. Na primeira nave estão representados 75 artesãos (com Carta de Artesão ou com o processo para a sua obtenção já iniciado), 35 dos quais a trabalhar ao vivo. Da cestaria às colheres de pau, passando pelas bonecas de trapo até aos bordados e às rendas, os critérios de selecção dos artesãos são cada vez mais rigorosos.

No Pavilhão dos Municípios, a FARAV’08 alia o melhor do artesanato ao potencial turístico de cada Município presente. Conscientes de que o artesanato é um excelente cartão de visita dos Povos e das Regiões, os Municípios mostram o que têm de melhor, aliando as suas artes manuais e saberes tradicionais ao seu enorme potencial turístico. A participação de mais de três dezenas de Municípios Portugueses, tão distintos e singulares como Mirandela, Castro Daire, Fundão ou Almeida, honra a FARAV, convencendo-nos de que esta aposta é para continuar e reforçar em novas edições.

Para homenagear e dignificar o artesão, a Aveiro-Expo, E.M. promove a III edição do “Prémio A Melhor Peça de Artesanato FARAV”; o maior prémio monetário a nível nacional, no valor de €2.307,00.

Incluída na FARAV’08, de 15 a 24 de Agosto, realiza-se a Feira de Gastronomia de Aveiro, com a presença de 20 tasquinhas e seis restaurantes. Nos stands dos Municípios serão também promovidas provas de degustação de produtos regionais e de vinhos, com destaque para a iniciativa da Câmara de Vila Nova de Famalicão que, no dia 22 de Agosto, promove uma sessão de Show Coocking, denominada “Um Olhar Atrevido sobre a Cozinha Tradicional Portuguesa”.


Nesta edição de 2008, a FARAV’08 apresenta um cuidado e variado programa de animação, com destaque para:
Orquestra Vozes Vivas - Gala de Ópera (dia 15),
Mesa (dia 16),
Sabor Cubano (dia 19),
Azeitonas (dia 20),
South River Jazz Band (dia 21),
Crassh (dia 22)
Per7ume (dia 23).


À excepção do concerto de inauguração, marcado para as 19:30 horas, todos os espectáculos realizam-se pelas 21:30 horas, no Palco Principal.

Sem comentários: