terça-feira, 24 de junho de 2008

Proença-a-Nova é concelho pioneiro no âmbito da redução de emissões de carbono


Este concelho foi pioneiro na implementação de um projecto que visa sequestrar mais carbono que aquele que o município produz. Mostra-se assim na vanguarda contra o aquecimento global.
Um projecto que tem como objectivo principal a elaboração de um Plano Estratégico de Neutralização de emissões de gases do efeito estufa identificando as medidas de mitigação de emissões destes gases.
Este projecto está a ser desenvolvido em três fases. Os resultados relativos à primeira fase foram agora apresentados, em que foram quantificadas todas as emissões de CO2 e as respectivas fontes de emissão no Concelho, e foi também identificada a quantidade de sequestro de carbono. Constata-se que o concelho tem um saldo positivo de 36 toneladas!
“Estamos com este estudo a contribuir para que o País possa cumprir os acordos que assinou em Quioto. Isto é um estudo que vai continuar. O nosso objectivo é reduzir ainda substancialmente as nossas emissões e aumentar as capacidades de sequestro”. Afirmou o presidente da Câmara, João Paulo Catarino na apresentação dos resultados da primeira fase.
A Horizontes associa-se a este projecto de defesa do ambiente. Assim e para atenuar as emissões de carbono produzidas por todos os intervenientes das 12 HORAS BTT, vamos oferecer a todos os inscritos e acompanhantes uma árvore.

Sem comentários: