quinta-feira, 26 de julho de 2007

08-10/08 Museu Marítimo Ilhavo celebra aniversário com 70 horas de festa


No próximo dia 8 de Agosto, aquele que é conhecido como o «Museu dos ílhavos» comemora 70 anos de vida. Para assinalar a data, foi preparado um programa de eventos que vai decorrer ao longo de 70 horas consecutivas.

Exposições, música, teatro, poesia, cinema, visitas guiadas, dança contemporânea e gastronomia. São estes os principais ingredientes da programação preparada para assinalar o 70º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo e que vai acontecer ao longo de 70 horas ininterruptas, nos dias 8, 9 e 10 de Agosto. Com o tema «70 anos 70 horas», a acção promete festa, solenidade e propostas ininterruptas, tudo com o objectivo de «celebrar a memória da instituição e honrar todos quantos lhe deram o melhor de si», como refere Álvaro Garrido, director do Museu. Mas não é tudo, de acordo com este responsável, esta iniciativa quer também «assumir novos desafios de programação capazes de consolidar o recente alargamento de públicos» e ainda «fazer uso de patrimónios locais para concretizar estratégias de internacionalização».

Esta celebração surge no ano em que o Museu Marítimo de Ílhavo bateu o recorde de visitantes, no passado mês de Junho, com cerca de 12.500 pessoas a visitarem o Museu Marítimo e o Navio Museu Santo André. Uma meta nunca antes alcançada e que leva a direcção a prever que o número total de visitantes do ano de 2007 seja, também ele, o maior de sempre na história da instituição, isto é, entre os 58 e os 60 mil visitantes.

Esta tendência de alargamento e consolidação de públicos tem como principais razões, segundo a direcção do Museu, o alargamento da escala geográfica do recrutamento de visitantes, a diversificação da estrutura etária e sociológica dos públicos do Museu, o que levou ao crescimento acentuado de visitas por grupos «seniores» e das visitas de serviço educativo e, por fim, a dinâmica programática e a ampliação do horário de abertura ao público.
Clique aqui para aceder ao programa.

Sem comentários: