sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

03/03 - 08/04 - Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma do Fundão

Programa

03 de Março
21h30 - Orquestra de Câmara do Fundão

Maestro:Rogério Peixinho
Paula Margarida Galhano - violino
Alfeu Carneiro - violino
Irene Ferreira - violino
Alexandre Correia - violino
Ricardo Queirós - violino
Tiago Afonso - violino
Patrícia Carvalho - viola
Rita Ricardo - viola
Marta Navarro - violoncelo
António Novais - violoncelo
Carlos Branco - contrabaixo
Solista: Tiago Mileu - piano

Concerto Grosso, Op.6, nº1, G. F. Häendel (1685-1759)1. A tempo giusto; 2. Allegro; 3. Adágio; 4. Allegro; 5. AllegroÁria da Suite nº3, em Ré, BWV 1068, J. S. Bach (1685-1750)

Concerto em Ré Menor para Cravo, BWV 1052, J. S. Bach1. Allegro

Ave Verum Corpus, K618, W. A. Mozart (1756-1791)
Pavane, op.50, Francisco de Lacerda (1869-1934)

Concerto para Cordas, op.7, nº4, T. Albinoni (1671-1751)
1. Allegro; 2. Adágio; 3. Allegro

10 de Março
21h30- “Auto da Paixão” Bonecos de Santo Aleixo

OS MARTÍRIOS DO SENHOR OU AUTO DA PAIXÃO
O Auto “Os martírios do Senhor ou o Auto da Paixão” tem como base a descrição feita em verso, por algumas personagens que intervêm no Auto (um anjo, um sacristão, uma mulher…), de um cenário exposto em cena, onde se encontram desenhados os martírios sofridos por Cristo durante a Via Sacra.

Bonecos de Santo Aleixo - Títeres tradicionais do Alentejo
Estes títeres tradicionais do Alentejo parecem terem tido a sua origem na aldeia que lhes deu o nome.São títeres de varão, manipulados por cima, à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa, mas diminutos – de vinte a quarenta centímetros.Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Centro Dramático de Évora, são manipulados por “uma família”, constituída por actores profissionais, que garantem a permanência do espectáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.Conhecidos e apreciados em todo o país, com frequentes deslocações aos locais onde tradicionalmente se realizava o espectáculo, os Bonecos de Santo Aleixo participaram também em muitos certames internacionais fora do país (Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Grécia, Moçambique, Alemanha, Macau, China, Índia, Tailândia, Brasil, Rússia, México e França) e são anfitriões da Bienal Internacional de Marionetas de Évora – BIME que se realiza desde 1987.

Actores Manipuladores:
Ana Meira
Gil Salgueiro Nave
Isabel Bilou
José Russo
Victor Zambujo
Acompanhamento Musical:
Gil Salgueiro Nave
17 de Março

21h30 - Concerto Miserére
A partir de uma recolha dos cantos religiosos da Quaresma, Luís Cipriano criou um espectáculo único demonstrando todo o sentir profundo deste época, magnificamente interpretado pelo Coro Misto da Covilhã e por um grupo de Percussão da Associação Cultural da Beira Interior.
Programa:
1ª Parte
Obras de música sacra de várias épocas
2ª Parte
Estreia de uma obra composta por Luís Cipriano a partir dos Cânticos religiosos da Quaresma do Concelho do Fundão-Coro Misto e Grupo de Percussão

24 de Março
A Orquestra Sinfónica da ESART é hoje um projecto bem alicerçado no contexto do Curso Superior de Música e tem merecido o apreço e o reconhecimento da cidade de Castelo Branco e da região. Nasceu como Orquestra de Câmara e foi apresentada ao público a 4 de Dezembro de 2001, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco, sob a direcção do Professor José Filomeno Raimundo.
Conscientes de que a existência de uma orquestra profissional no interior do país significaria, no actual contexto, um esforço financeiro significativo (tomando como referência as orquestras regionais existentes), a ESART entende que as orquestras escolares e de jovens poderão constituir a oportunidade mais interessante e realista ao nível da formação dos jovens músicos e do público em geral.

A criação de uma rede de orquestras pedagógicas por todo o país permitiria, à partida, uma maior e melhor integração junto da comunidade, garantindo uma oferta regular e com custos incomparavelmente inferiores. É nestas circunstâncias que a orquestra da ESART tem seguido um percurso próprio, potenciando por um lado a formação dos alunos e por outro lado assegurando às populações em que os consumos culturais são praticamente inexistentes uma oferta musical mais efectiva.

Com uma história de vida curta, a Orquestra da ESART realizou até Dezembro de 2005, 38 concertos por diversos concelhos da região e do país, designadamente em Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Penamacor, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Portalegre, Elvas Coimbra, Ourém, paços de Brandão, etc.O ESART Ensemble tem um carácter semi-profissional e constitui uma nova oportunidade de integração dos formandos na vida activa, privilegiando a participação de outros finalistas e licenciados pela ESART e por outras escolas do país.Trata-se de um ensemble de composição variável e que procurará garantir uma oferta musical de qualidade e com a maior regularidade possível.

Programa:

1ª Parte
Abertura Dom Giovanni-MozartEpifânio
2ªParte Requiem-Gabriel Fouré

31 de Março
21h00 - Teatro Religioso”Auto da Paixão” - Fatela

Representação teatral pela Comunidade Fatelense
Durante a Quaresma, são inúmeros os rituais religiosos que se manifestam como forma de devoção, sendo que as práticas teatrais têm uma forte e vincada presença em Portugal, nomeadamente nas Beiras. “O Auto da Paixão” é uma manifestação religiosa que revive todos passos de Jesus Cristo, desde a sua prisão à ressurreição. Embora durante alguns anos não se tivesse realizado, renasce agora das cinzas demonstrando o lado mais vivo da fé, toda a sua simbologia, o misticismo e às fortes crenças religiosas cravadas nas gentes da beira.

1 de Abril
- 12h30 – Missa com leitura da Paixão – Capinha
- 16h00 – Procissão dos Passos - Capinha
- 21h00 - Enterro do senhor - Capinha
- 17h00 - Procissão das pinhas – Barroca do Zêzere

5 de Abril (5ª Feira Santa)
- 20h30 – ermidas – Fundão
- 21h00 – Procissão do Senhor da Cana Verde
- 22h00 – Procissão do Senhor dos Passos - Soalheira
- 24h00 – Penitentes – Lavacolhos
6 de Abril
- 21h00 – enterro do Senhor – Fundão
Fonte: Câmara Municipal do Fundão

1 comentário:

Micas10 disse...

que bom manter estas tradições bem portuguesas !