SESSÃO DE APRESENTAÇÃO
22 de Maio
15H00 | Os 12 homens que pisaram a Lua (palestra)
17H00 | A pedra da Lua (sessão de apresentação)
Em 2009 celebram-se os 40 anos da chegada do Homem à Lua. O Museu da Ciência, com o apoio da NASA e da Critical Software, associa-se a este evento, apresentando ao público uma pedra que foi trazida da Lua. Entre 18 e 24 de Maio de 1969 decorria a missão Apollo 10, que apenas orbitou a Lua, mas que permitiu fazer os últimos testes técnicos antes do lançamento da Apollo 11 (16 a 24 de Julho), a primeira missão tripulada a pousar na Lua (20 de Julho). A pedra da Lua estará em exposição para comemorar os 40 anos destas duas efemérides.
A pedra em exposição no Museu da Ciência foi recolhida por James Irwin durante a missão Apollo 15 (26 de Julho a 7 de Agosto de 1971), considerada pela NASA a missão tripulada mais bem sucedida de sempre.
Uma coincidência feliz que associa a missão Apollo 15 às celebrações do Ano Internacional da Astronomia, que celebra os 400 anos das primeiras observações astronómicas por Galileu, é o facto de durante a missão Apollo 15 ter sido realizada uma experiência que confirma a teoria de Galileu acerca da queda dos graves: sem o efeito da atmosfera, uma pena e um martelo largados em simultâneo atingem o solo ao mesmo tempo.
Fonte: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Sem comentários:
Enviar um comentário