quinta-feira, 28 de maio de 2009

11 a 16 de Junho | VI Festival Internacional Dixieland em Cantanhede


De 11 a 14 de Junho, Cantanhede vai ser a capital do jazz popular com a realização do VI Festival Internacional Dixieland de Cantanhede. Organizado pela Câmara Municipal e a INOVA-Empresa Municipal, com o apoio de diversas entidades e com a produção da empresa “SardoalEventos”, este evento de características inéditas em Portugal conta este ano com a participação de dez bandas, cinco das quais internacionais. São elas: Los Krokodillos (Espanha), Alice in Dixieland (Holanda), New Orleans Dixielandband (Áustria), Brass Band Rakovnik (República Checa), Les Zauto Stompers (Espanha), e as bandas portuguesas Dixie Boys, Dixie Gringos Astedixie Cottas Club Jazz Band Dixinaza Jazz Band. O festival contará ainda com a participação especial de Lúcia Moniz, Paula Oliveira e Jacinta.
Os momentos altos do festival vão ser os concertos que, todas as noites, se vão realizar num grande espaço coberto instalado para o efeito no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus. Antes dos espectáculos, o público poderá apreciar algumas das mais representativas propostas da gastronomia regional nos espaços concessionados a um prestigiado restaurante do Concelho ou nas tasquinhas a cargo das associações concelhias. É que, paralelamente, estará a decorrer no local a XI Tapas & Papas – Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede, que registará ainda a presença de artesãos provenientes de todo o País. O ambiente será também aqui de festa, com pequenas exibições das bandas dixieland e com a actuação das filarmónicas do Concelho, além de outros elementos de animação.
O que Cantanhede tem para oferecer de 11 a 14 de Junho é um programa verdadeiramente tentador: refeições com os magníficos sabores de terra e mar da gândara e da bairrada em espaços onde também pontificam os excelentes vinhos de Cantanhede, uma grande feira de artesanato e grandes concertos de jazz popular.

Cantoras
A organização aposta este ano em três grandes nomes do panorama artístico com fortes ligações à música jazz, que integram o programa de concertos a realizar, à noite, numa tenda de grandes proporções que irá ser montada para o efeito no Parque Expo-Desportivo de S. Mateus.

Lúcia Moniz alia-se aos Dixie Boys
Paula Oliveira apresenta-se com a banda portuguesa Cottas Club Jazz Band
Jacinta com a banda holandesa Alice in Dixieland

Street Parade em ambiente apoteótico no dia 14 de Junho
O VI Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede encerra com a grande street parade a realizar em 14 de Junho, domingo, a partir das 16 horas, em Cantanhede, com passagem pelas principais ruas e praças do núcleo urbano da cidade. A avaliar pelo sucesso dos desfiles das edições anteriores, o evento terminará em ambiente apoteótico, à boa maneira de New Orleans, com a cidade a ser mais uma vez inundada com as sonoridades fortemente ritmadas do dixieland, género popular de jazz oriundo daquela cidade norte-americana. Ao longo de todo o percurso, as ruas de Cantanhede vão estar engalanadas com as janelas e varandas das habitações decoradas a preceito com colchas e bandeiras, criando uma atmosfera de festa popular que dará expressão ao enorme entusiasmo com que habitualmente a população adere à iniciativa.

Aposta na descentralização e na formação de públicos
Do VI Festival Internacional de Dixieland de Cantanhede merece também especial referência a aposta em exibições das bandas participantes em todas as freguesias do Concelho. Estes espectáculos cumprem o objectivo de descentralização que a organização se propôs conferir ao evento, tendo em vista a formação de públicos, produzindo assim um efeito mobilizador junto da população daquelas freguesias para os concertos a realizar à noite
Organizado em moldes semelhantes aos que se realizam em New Orleans, nos Estados Unidos, de onde é originário aquele género musical de raiz popular que esteve na origem do jazz e que veio a ter uma grande influência na música e na cultura do mundo ocidental, o festival atingiu em apenas quatro edições uma expressão idêntica a iniciativas congéneres em diversas cidades da Europa.
O seu carácter original e inovador e o forte impacto que o dixieland tem junto de diferentes tipos de público são factores que contribuíram decisivamente para colocar o evento e o Município de Cantanhede no circuito dos grandes festivais de Verão do País.
Fonte: Câmara Municipal de Cantanhede

Sem comentários: