terça-feira, 15 de julho de 2008

Castelo Branco: Muralha à vista

Novo troço descoberto perto do miradouro de S. Gens



A Câmara de Castelo Branco acaba de descobrir mais um troço significativo da muralha da cidade, junto ao Miradouro. Entretanto, os trabalhos de arqueologia desenvolvidos naquela zona histórica já demonstraram que aquele local já era ocupado há mais de mil anos.

Um troço de muralha do castelo da cidade foi agora descoberto junto ao Miradouro de S. Gens. Os trabalhos de limpeza nos terrenos anexos ao miradouro e adquiridos pela autarquia, colocaram a nú parte da muralha do castelo, a qual é bem visível a partir do chafariz da mina.

Mil anos de história

Os trabalhos de sondagens arqueológicas efectuados naquela zona, dividem-se por duas áreas. A primeira situa-se junto à Igreja de Santa Maria do Castelo. A segundo perto do Miradouro de S. Gens, junto ao local onde vai ser construída uma nova entrada pedonal para aquele espaço. José António Pereira e Rosa Mateus, da Novarqueologia, são os arqueólogos responsáveis pelos trabalhos, os quais contam com o apoio da arqueóloga da autarquia, Silvia Moreira. “Das sondagens feitas junto à Igreja verifica-se que este espaço é ocupado há mais de mil anos” referem.

As escavações demonstraram que a Igreja primitiva, então aí existente, data do século XII ou XIII, quando o castelo foi consignado aos templários. Os estudos comprovaram ainda aquilo que a bibliografia já afirmava sobre como aqui se vivia. “Junto a uma das torres do castelo existia o chamado Palácio dos Comendadores, o qual tinha um acesso privilegiado à Igreja. E esse acesso foi agora descoberto”, referem.

Todo o espólio encontrado vai agora ser inventariado e guardado no Museu do Canteiro, em Alcains. Mas dada a quantidade de material descoberto há quem defenda a criação de um pólo museológico do castelo.

Fonte: Kaminhos

Sem comentários: