quarta-feira, 12 de março de 2008

27/05 - Tondela recebe treino da Selecção Nacional

A pouco mais de dois meses do estágio da Selecção das 'quinas' em Viseu, a grande novidade divulgada através do programa de estágio pela Federação Portuguesa de Futebol é que as estrelas do futebol português terão um treino no Estádio João Cardoso, em Tondela.

Aproxima-se a passos largos o estágio da Selecção Nacional Portuguesa em solo viseense. As 'estrelas' lusas terão nas terras de Viriato toda a preparação para o Euro 2008, a realizar na Áustria e Suíça, e espera-se que a conhecida hospitalidade dos 'beirões' seja capaz de empolgar a Selecção para um grande campeonato europeu.

Numa altura em que a Federação Portuguesa de Futebol já divulgou todo o programa de estágio, ficámos a saber que Tondela receberá um dos treze treinos (dia 27 de Maio às 17 horas) que a Selecção das 'quinas' fará antes da partida para Neuchatel (Suíça).

Dos treze treinos em Viseu entre 18 e 31 de Maio, seis deles serão abertos ao público. Já a lista dos 23 convocados será divulgada pelo Seleccionador Nacional Luiz Felipe Scolari também na cidade viseense, a 12 de Maio, numa cerimónia às 20 horas.

A concentração está marcada para o dia 18 de Maio, no Hotel Montebelo, sendo que os jogadores que alinhem na final da Taça de Portugal só se apresentam no dia seguinte (19).

O estágio começa com dois dias de exames médicos da parte da manhã (10 horas) na unidade hoteleira e de tarde (17 horas) pisam pela primeira vez o relvado do Estádio do Fontelo, naquele que será mais um momento histórico do 'mítico' Fontelo, com tantos e tantos anos de história. Também nesse momento, o vibrante público de Viseu verá pela primeira vez os 'craques' em campo.

Depois, serão realizados doze treinos no Estádio do Fontelo e três sessões de trabalho aeróbico no Campo de Golfe do Hotel Montebelo, bem como o já referido treino no Estádio João Cardoso, em Tondela.

Estádio "remodelado"
Para receber a Selecção Nacional nas melhores condições possíveis, o Estádio do Fontelo sofrerá pequenas intervenções estruturais com vista ao melhoramento do Municipal, palco da esmagadora maioria dos treinos de Portugal antes do Euro.

De referir ainda que um dos balneários da mata do Fontelo foi desactivado uma vez que aquando do estágio servirá de armazém aos equipamentos de treino da Selecção.

No entanto, o Estádio Municipal do Fontelo tem já excelentes condições, daí ter sido escolhido, pelo que quem visitar a "casa da Selecção" em Maio não notará grandes diferenças, excepto, esperamos, a maior moldura humana nos treinos abertos ao público.

Jogo com a Geórgia no Fontelo
A fechar o estágio, Portugal defrontará no Estádio do Fontelo a congénere da Geórgia, pelas 18h15m do dia 31 de Maio, naquele que será o último teste antes da fase de grupos do Euro 2008.

Depois do encontro com os georgianos, os jogadores serão dispensados e apenas se reunirão de novo a 1 de Junho, em Lisboa, data da partida para a Suíça, pelas 16 horas.

No dia 2, a Selecção lusa treina às 10 horas (a única vez matinal) e 17 horas no Estádio La Maladiére, em Neuchatel, local escolhido para todas as sessões de trabalho, à excepção das realizadas nas vésperas dos jogos e nos estádios respectivos dos encontros da primeira fase.

A selecção portuguesa, que realiza dois jogos em Genebra, apenas ali cumpre um treino de adaptação, no caso para o primeiro embate, frente à Turquia, a 7 de Junho.

No entanto, o 'mote' para o Euro será dado por Luiz Felipe Scolari em Viseu, na véspera do jogo com a Geórgia.

A principal selecção portuguesa de futebol integra o Grupo A do Euro2008, no qual tem como adversárias Turquia (7 de Junho), República Checa (11) e Suíça (15).

Fonte: Diário Regional de Viseu

Sem comentários: