quarta-feira, 12 de março de 2008

12/03 e 14/03 - workshop aberto e Simpósio nas Aldeias do Xisto


Nos dias 12 e 14 de Março, em Janeiro de Cima – Fundão
Dia de workshop aberto e Simpósio no âmbito de projecto internacional com sítio UNESCO na Noruega.

A Rede das Aldeias do Xisto, no âmbito do projecto Rede do Património do Xisto, vai organizar um dia de Workshop aberto, no dia 12 de Março, em Janeiro de Cima, e um Simpósio, no dia 14 de Março, em Barroca, no Fundão.

A Pinus Verde – Associação de Desenvolvimento, enquanto Entidade promotora da Rede das Aldeias do Xisto, está a implementar um projecto internacional em parceria com o Museu de Røros, uma cidade classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, na Noruega.

O projecto, candidatado e aprovado no âmbito do mecanismo financeiro EEA Grants, baseia-se numa transferência de conhecimentos entre os artesãos noruegueses e portugueses, tendo como base a recuperação de edifícios (num total de 80) nas Aldeias do Xisto, de acordo com a filosofia de preservação do património implementada em Røros.

A metodologia do projecto assenta na realização de vários workshops práticos nas Aldeias do Xisto, que incluem obras em edifícios seleccionados levadas a cabo por artesãos noruegueses e portugueses. O segundo desses workshops, subordinado ao tema “Portas e Janelas” está actualmente em curso (25 de Fevereiro a 14 de Março), na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, no Concelho do Fundão.

No próximo dia 12 de Março, os artesãos noruegueses e portugueses, que têm trabalhado em conjunto na recuperação e preservação do património rural das Aldeias do Xisto, abrem as portas do workshop ao público para explicar uma nova filosofia que começa a surgir na Região Centro.

De referir que esta abordagem ao património construído rege-se pelos princípios e técnicas ancestrais de construção e metodologias antigas, o que tem representado um reviver de velhas tradições e um renovar da auto-estima dos antigos “mestres” carpinteiros e pedreiros, aqui encarados como os verdadeiros portadores do saber.

No dia 14 de Março realiza-se um Simpósio que encerra o 2º Workshop, no qual serão apresentadas as conclusões dos trabalhos e onde se começará a oficializar a implementação de uma nova metodologia de preservação do património rural na Região Centro, partilhada por todos os 16 Municípios parceiros da Rede das Aldeias do Xisto.

Este Simpósio, a realizar-se na Casa Grande, Barroca (Fundão), a partir das 09:30h, contará com a presença de diversas personalidades ligadas ao património:
* Dr.ª Ana Resende: Assessora da Unidade Nacional de Gestão do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu;
* Olaf Hanslien: Chefe dos Artesãos Noruegueses;
* Torbjorn Eggen: Arquitecto do Município de Røros;
* Arq. José Afonso: Director de Serviço da Delegação de Castelo Branco, Direcção de Cultura do Centro;

As Aldeias do Xisto são constituídas por 24 aldeias distribuídas por 14 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território de enorme beleza e que oferece infinitas possibilidades de lazer.

Ao longo dos últimos anos, os 24 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram.

Este importante trabalho nunca perdeu de vista aquilo que era o_ eu principal objectivo: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu.

Aldeias do Xisto. A descoberta começa aqui.
Visite:
www.aldeiasdoxisto.pt
www.rorosmuseet.no
www.rorosinfo.com

Contactos de Imprensa
Bruno Ramos / Maria João Canadas
Tel. 275 647 700 / 960 070 946
info@aldeiasdoxisto.pt

Sem comentários: