terça-feira, 25 de março de 2008

04/04 e 05/04 - InJazz 08 no Teatro Aveirense



2008 será o ano da quarta edição do único grande festival itinerante dedicado exclusivamente ao jazz feito por músicos portugueses. Numa altura em que se multiplicam iniciativas, mais ou menos relevantes, em redor deste género musical, o INJAZZ reafirma o seu empenho em apresentar um programa de alta qualidade artística fora dos principais centros urbanos, mostrando o que de melhor se faz no panorama do jazz nacional. A eternamente falada, e sempre adiada, descentralização é para nós uma prioridade que tem mantido acesa a chama do festival.

Desde a primeira edição, em 2005, que ficou estabelecida como prioridade principal a apresentação de projectos da primeira linha do jazz português, bem como a estruturação de uma eficaz campanha de promoção, que permita, ao mesmo tempo, contribuir para um maior reconhecimento dos artistas em todo o país e do INJAZZ enquanto marca cultural forte no panorama nacional.

Em 2005 (Alcobaça, Aveiro, Évora, Faro, Montemor-o-Velho, V.N. Famalicão), 2006 (Alcobaça, Aveiro, Évora, Faro, Montemor-o-Velho e Torres Novas) e 2007 (Alcobaça, Aveiro, Beja, Évora, Montemor-o-Velho e Torres Novas) seis localidades portuguesas receberam os melhores compositores e intérpretes nacionais de jazz. (Bernardo Sassetti, João Paulo, Carlos Barretto, Afonso Pais, Mário Delgado, Alexandre Frazão, Mário Laginha, Carlos Bica, Mário Barreiros, Orq. Jazz de Matosinhos,…) Concertos, actividades didácticas, jam sessions, animação de rua, exposições, workshops. Foram múltiplas as actividades que contribuiram para a criação de um ambiente de festa e discussão em torno desta excitante linguagem musical.

Em 2008, a organização tudo fará para alargar ainda mais o número de cidades participantes, ampliando o efeito de descentralização que desde o início lhe presidiu. Para além do cartaz constituído por nomes mediaticamente imbatíveis, a grande aposta do festival continua a ser a encomenda de projectos originais. Nesse sentido, a incomparável Maria João estreará uma nova formação jazz e Bernardo Sassetti criará um concerto a solo complementado com imagens resultantes do seu próprio trabalho fotográfico. Completam o programa o veterano contrabaixista Zé Eduardo com a sua Unit, bem como uma das grandes revelações do panorama jazzístico nacional, a orquestra LUME Big Band. Todos nomes prestigiados da música jazz nacional! Produção: ladob. Workshop com Zé Eduardo Unit, dia 3 de Abril, horário a definir, Oficina de Música de Aveiro, inscrições a definir.

Apoio da Oficina de Música de Aveiro. Jam Sessions, dia 5 de Abril, 23.30, Café Bar Teatro. Apoio da Oficina de Música de Aveiro.

Sexta 4 de Abril de 2008 - 21:30 e 23:00

Bernardo Sasseti / Zé Eduardo Unit
Bernardo Sassetti Solo
Bernardo Sassetti - piano

Zé Eduardo Unit
Zé Eduardo - contrabaixo
Jesus Santandreu - saxofone
Bruno Pedroso - bateria

Sábado 5 de Abril de 2008 - 21:30

Maria João
Maria João Quarteto
Maria João - voz
André Fernandes - guitarra
Damien Cabaud - contrabaixo
Vicky - bateria

Fonte e mais informações em Teatro Aveirense

Sem comentários: