segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Gastronomia e Vinhos do Dão em concurso


A associação entre a Gastronomia e os Vinhos do Dão vai ser posta à prova. Numa iniciativa conjunta, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão (C.V.R. Dão) e a Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro vão lançar o Concurso de Gastronomia e Vinhos - “Dão com Sabor”.
O reforço da aliança entre os vinhos do Dão e a gastronomia tradicional Beirã são os principais objectivos deste concurso e, consequentemente a promoção e o fortalecimento da notoriedade dos vinhos da Região Demarcada do Dão.
«Ao destacar os estabelecimentos que primam pela preservação e recriação do receituário tradicional em harmonia com os vinhos do Dão, estamos a exaltar o que de mais genuíno a região tem para oferecer.», refere Valdemar de Freitas, Presidente da C.V.R. Dão e acrescenta ainda, «Queremos sensibilizar os empresários do turismo e da restauração para as vantagens de incluir nas suas ementas as receitas da cozinha regional em harmonia como o vinho do Dão. Desde modo, o consumidor tem oportunidade de saborear todas as potencialidades que os vinhos do Dão têm para oferecer.»
O concurso abrange os concelhos da área geográfica da Região Demarcada dos Vinhos do Dão. As inscrições far-se-ão entre 29 de Outubro e 12 de Novembro, sendo limitadas a 30 participantes.
Consulte o regulamento no site
www.daocomsabor.com onde poderá obter todas as informações e efectuar a inscrição que também poderá ser enviada para planodeaccao@cvrdao.pt .
Os concorrentes podem apresentar até duas ementas. As ementas são compostas por entrada, prato principal e sobremesa, sempre associadas a uma sugestão de vinho(s) DOC Dão para cada prato, com menção à marca, ao tipo de vinho e ao ano de colheita.
A visita do júri do concurso aos restaurantes será efectuada nas últimas semanas do mês de Novembro, em data a anunciar.
O júri será constituído pelo Chef Luís Américo, pelo especialista em vinhos Mário Louro e pela
jornalista Fátima Iken.

Sobre a C.V.R. Dão
A Comissão Vitivinícola Regional do Dão é um organismo inter-profissional que tem por objectivo a representação dos interesses das profissões envolvidas na produção e no comércio dos vinhos do Dão e defesa do património regional e nacional de que poderão beneficiar os respectivos produtos vínicos, revestindo nessa qualidade a forma jurídica uma associação regional, pessoa colectiva de direito privado e utilidade pública.

Sem comentários: