quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Cine'Eco estreia hoje primeiro filme de Di Caprio


O Cine'Eco vai projectar centenas de filmes, ao longo da semana, e irá apoiar um novo festival de cinema dedicado ao ambiente, na cidade do Mindelo, em Cabo Verde.
O documentário "The 11th Hour", o primeiro realizado pelo actor Leonardo Di Caprio, vai ter a sua estreia nacional em Seia, no CineEco, hoje, a partir da meia-noite.
Esta foi uma das novidades avançadas, anteontem à noite, durante a cerimónia de abertura, por Lauro António, director executivo do Festival de Cinema de Ambiente da Serra da Estrela.A realização de um festival também dedicado à temática do ambiente, na cidade do Mindelo, em Cabo Verde, com o apoio do Cine'Eco, foi outra das boas novas salientadas pelo realizador."
É um esforço deste festival para criar sinergias e lançar outras no entusiasmo, não só pelo cinema, não só pelo ambiente, mas por essa relação do ambiente através do audiovisual", frisou Lauro António.
O Cine'Eco 2007 – XIII Festival Internacional de Cinema de Ambiente da Serra da Estrela tem, este ano, 60 filmes a concurso, de um total de 432, oriundos de mais de 30 países. "Foi com algum desgosto meu que alguns dos filmes, que recebemos, não pouderam ir a concurso, porque o mereciam inteiramente", disse o director executivo do festival.
Lauro António salientou ainda o facto de o filme "Ainda há pastores", do realizador Jorge Pelicano, ter recebido recentemente o Green Award, do Environmental Film Festival Network (EFFN), a maior distinção do cinema ambiental a nível mundial, que se realizou em Turim, Itália.Recordou que o documentário sobre os pastores da Serra da Estrela foi estreado na edição do ano passado do Cine'Eco, tendo sido galardoado com dois prémios. "O 'Ainda há pastores', que venceu vários outros prémios, em festivais de todo o mundo, tinha sido recusado durante dois anos pelos festivais em Lisboa. Tanto o Doc como o Indie não quiseram exibi-lo. Isto demonstra bem a importância do Cine'Eco, não só a nível nacional, como em termos internacionais", sublinhou. Acrescentando que o festival "está a construir um importante centro de lançamento de sensibilização para o ambiente e de bom cinema, mas também a ajudar a promover novos autores".
Por seu lado, Carlos Teófilo, director do Cine'Eco, salientou ainda a realização da conferência sobre o tema "Desenvolvimento sustentável", que contará com alguns dos maiores especialistas do país nesta área.O festival decorre na Casa Municipal da Cultura de Seia e no Centro de Interpretação da Serra da Estrela até ao próximo domingo e tem como presidente do Júri Internacional o meteorologista Anthímio de Azevedo.
Na sua alocução, durante a abertura do festival, adiantou que o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, que recentemente recebeu o prémio Nobel da Paz, juntamente com Al Gore, revelou em 2001 que a influência antropogénica, ou seja, a influência das actividades humanas no aquecimento global era de "66 por cento". Anthímio de Azevedo alertou, em seguida, que já em Abril deste ano, o mesmo painel, que é composto por climatologistas de todo o mundo, que "esta influência antropogénica nas alterações climáticas é já de 92 por cento". Acrescentando que "não há filmes de propaganda pessoal, de propaganda politica ou ficção científica que possa negar isto. Esta gente sabe o que diz!".
A finalizar, deixou uma mensagem para todos: "de todas as formas de energia que precise, gaste o mínimo possível".
Paulo Leitão
Fonte: As Beiras

Sem comentários: