terça-feira, 23 de outubro de 2007

26/10 - Conferência “Cidade. Arquitectura. Fotografia. Arte Contemporânea” em Aveiro

O Núcleo de Arquitectos de Aveiro promove a Conferência “Cidade. Arquitectura. Fotografia. Arte Contemporânea” na próxima Sexta-feira, dia 26 de Outubro, às 21.30 horas, no Espaço A – Casa Municipal da Cultura – Edifício Fernando Távora.
Promovida pelo Núcleo de Arquitectos de Aveiro da Ordem dos Arquitectos, a Conferência irá contar com a participação de Conceição Lopes (Arquitecta) e de Pedro Bandeira (Arquitecto) e surge no âmbito da Exposição “Aveiro Projecto Fotográfico” de Luís Oliveira Santos, podendo ser visitada de Terça-feira a Domingo, das 14.00 às 19.00 horas. Tem entrada livre e destina-se a toda a população.
“Aveiro Projecto Fotográfico” pretende, mais do que documentar a cidade, construir um registo da transformação da cidade. Mais do que a cidade postal ou os espaços consolidados é a cidade interrompida e o território em espera que se pretende mostrar.
Neste trabalho, Luís Oliveira Santos perpetua também as práticas de registo do espaço urbano que acompanham a fotografia desde o seu aparecimento no século XIX.

Conceição Lopes
Maria da Conceição Lopes, Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é Licenciada em História - Variante de Arqueologia - pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Obteve o Diplôme d'Études Approfondies (D.E.A.) na Université de Bourdeaux III. Doutorou-se pela Universidade de Coimbra, no ano 2000, defendendo a dissertação “A cidade Romana de Beja. Percursos e debates acerca de Pax Iulia”.Lecciona o seminário “História de Arte e Arqueologia: os territórios da imagem”, no mestrado em Engenharia Civil e Arquitectura Reabilitação do Espaço Construído da FCTUC. No âmbito da Investigação do projecto INPACT, visitou, com outros investigadores e responsáveis os projectos de cidades criativas de Sheffield (England) e Trollhättan (Sweden).
“Na medida em que a afirmação social e cultural de cada artista depende da capacidade de produzir novidade e diferença, o mecanismo de criação da arte pode ser comparado ao stress ambiental que conduz à evolução das espécies. Essa pressão ambiental, expressa no carácter insaciável da cultura contemporânea, conduz a uma incessante experimentação aleatória que dá origem a múltiplas mutações, recombinações e propostas na procura da nova arte que garanta a sobrevivência, isto é, o reconhecimento cultural.” (Leonel Moura)

Pedro Bandeira
Pedro Bandeira (1970), doutorado em Arquitectura pela Universidade do Minho, com a tese "Arquitectura como Imagem" é docente no Departamento Autónomo de Arquitectura U.M. e autor de “Projectos Específicos para um Cliente Genérico” (Dafne Editora, Porto, 2006) – uma antologia de projectos-imagem desenvolvidos entre 1996 e 2006.
“Depois da fotografia heróica que caracterizou o modernismo, depois da fotografia de denúncia e do retrato social associado ao “novo humanismo” pós-guerra, depois da procura da cidade difusa e dos seus gestos quotidianos, a imagem das metrópoles parece agora libertar-se dos seus utentes para dar lugar a uma penumbra “desfocada”. Será esta uma consciência de um retrato impossível que reivindica o regresso à imaginação?”

Sem comentários: