quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

04/03 - Abertura da segunda Loja Aldeias do Xisto no Fundão

Depois de Lisboa, a Barroca, uma freguesia do concelho do Fundão, recebe a segunda loja Aldeias do Xisto do país, cuja inauguração está marcada para o próximo domingo (dia 4 de Março), na Casa Grande, o centro dinamizador desta rede, promovida pela associação Pinus Verde. A Rede de Lojas das Aldeias do Xisto é um projecto global de promoção dos produtos artesanais e agro-alimentares de qualidade, assente numa rede integrada de comercialização em estreita parceria com os produtores e artesãos locais e que resultou na marca Aldeias do Xisto.
Segundo informa um comunicado enviado à comunicação social, nestas lojas, encontram-se produtos locais, desde a gastronomia, tecelagem, artes decorativas em madeira e xisto à bijutaria, que representam o estilo de vida das 23 aldeias que integram esta rede. Uma das grandes apostas da marca Aldeias do Xisto é o artesanato contemporâneo, que é baseado em técnicas tradicionais ancestrais e elaborado por artesãos de qualidade. A primeira loja Aldeias do Xisto foi instalada em Lisboa, na Rua Augusto Rosa, no passado mês de Agosto.

A inauguração da loja da Barroca, a primeira na zona Centro, cuja cerimónia tem início marcado para as 11 horas, vai contar com a presença do presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes, do presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, Alfredo Marques, e do representante da Rede Aldeias de Xisto, Paulo Fernandes. Grupos de música local animam a cerimónia, que será marcada pela realização de quatro workshops artesanais: cerâmica decorativa; artefactos em madeira; vestuários e acessórios; e, ainda, têxteis. Haverá também uma prova da gastronomia regional, incluindo-se uma Prova de Chá e Degustação de Sal Aromático.
A esta loja, deverão seguir-se, nos próximos tempos, outras oito. Segundo Bruno Ramos, técnico da Pinus Verde, diversas autarquias mostraram interesse por estes estabelecimentos comerciais. No último Verão, as autarquias que estavam a candidatar-se às lojas Aldeias do Xisto eram as seguintes: Arganil (na freguesia de Bem Feita); Castelo Branco (em Martim Branco); Pampilhosa da Serra (em Fajão); Góis (em Aigra Nova); Sertã (em Pedrógão Pequeno); Lousã (em Candal); Oleiros (em Álvaro); Figueiró dos Vinhos (em Casal S. Simão); e, finalmente, Vila Velha de Ródão (em Foz do Cobrão). As Aldeias do Xisto são constituídas por 23 aldeias distribuídas por 13 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território muito rico e de paisagens deslumbrantes.
Ao longo dos últimos anos, os 23 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram, descreve o mesmo comunicado.
Fonte: Kaminhos

Sem comentários: