sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Depósito de Bens Culturais da Família Bismarck no Museu Marítimo de Ílhavo

As colecções do Museu Marítimo de Ílhavo foram recentemente enriquecidas com um depósito de bens culturais de temática marítima pertencente à família Bismarck de Albergaria-a-Velha.

De entre as quarenta e oito peças depositadas, nas quais se incluem pinturas a óleo - retratos de figuras do Estado Novo, pintados pelo retratista Mário dos Reis na década de 50 do século XX - destacam-se os instrumentos náuticos: uma boa colecção de agulhas de navios, cronómetros e barógrafos e alguns objectos relacionados com a indústria da pesca do bacalhau.

Estes bens, depositados pela Família Bismarck, foram coleccionados pelo Senhor Bismarck, antigo administrador da COPENAVE, uma das organizações das pescas que até 1974 dependia da "Delegação do Governo junto dos organimos das pescas", chefiada pelo almirante Henrique Tenreiro.

Aos herdeiros, O Museu Marítimo de Ílhavo expressa o seu agradecimento pelo acto generoso de depósito deste conjunto de peças e de obras que muito enriquecem as coleccções ligadas ao tema da "faina maior".
Álvaro Garrido. Director do Museu Marítimo de Ílhavo

Sem comentários: