sexta-feira, 1 de setembro de 2006

01-03/09 e de 08 - 10/09 - Workshop "Desencontros" na Lavaria das Minas da Panasqueira

Nos fins-de-semana de 1 a 3 de Setembro e de 8 a 10 de Setembro, irá decorrer o Workshop "Desencontros", organizado pela Quarta Parede - Associação de Artes Performativas da Covilhã, na Lavaria das Minas da Panasqueira.

Neste workshop, irão participar sete performers profissionais oriundos de Portugal e de Espanha.

No site da Quarta Parede pode ler-se:

O envolvimento com o espaço é o grande objectivo deste workshop. Pretende-se proporcionar a um grupo de jovens uma acção artística sobre este espaço e, em simultâneo, a exploração dos espaços interiores de cada participante. Para tal, é impulsionada uma pesquisa intensiva in loco que reúna um conjunto de conhecimentos locais (dados históricos, sociais e culturais) e procure a actualização/renovação de significados.
Desta forma, a criação consiste no próprio processo. Partindo da temática Desencontros e de conceitos como o ocasional, o furtivo e o efémero, os jovens desenvolvem um trabalho físico de exploração do espaço. Para além da corporalidade, são estimuladas a procura e produção de materiais (literários, sonoros e visuais) que evidenciem o espaço em questão.Site-specific performance é uma prática artística que visa a abordagem do espaço em si e das características que lhe estão inerentes. No processo criativo, indivíduo, espaço e criação funcionam em uníssono, a acção directa é o grande elo de ligação entre eles.

As oficinas serão dirigidas por Rui Sena, Sílvia Pinto Ferreira e Jeannine Trévidic.

Esta iniciativa conta com o apoio do IPJ, do Projecto Cojutra - Programa Interreg III-A Portugal-Espanha e da Câmara Municipal do Fundão, que oferece o alojamento e o transporte.

Para informações adicionais, consulte:
Site da Quarta Parede
Blog da Quarta Parede

Sem comentários: