quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CineEco - De 08 a 15 de Outubro, em Seia


Já foram anunciadas todas as novidades relativas à 17ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Na programação de filmes, o grande destaque vai para a nova secção, Guerrilha Verde, uma secção que pretende agitar consciências para causas ambientais com uma relação directa com a vida quotidiana. Nesta secção serão exibidos filmes que, de forma divertida e provocatória, mostram como os pequenos gestos ecológicos de todos podem fazer a diferença para o planeta.

Outra dos destaques vai para um reforço da secção infantil, Panorama Infantil, composta por filmes dedicados aos mais novos, com sessões vocacionadas para escolas e famílias, que vai exibir curtas e longas metragens divertidas e didácticas. Nas sessões especiais serão exibidos filmes que integram a comemoração do Ano Internacional das Florestas e outros documentários.

Aqui pode consultar a programação completa do CineEco.

A par dos filmes, o CineEco prevê um conjunto de actividades paralelas. Para além dos concertos já anunciados na abertura com The Crow, no encerramento com Aurea e ainda o filme-concerto “Uma floresta animada” dos Space Ensemble, dia 13 de Outubro, vão decorrer muitas outras actividades.

No dia 14 vai realizar-se a Tertúlia-Debate ECO2Seia “Verdes são os territórios do interior”, que pretende sensibilizar os cidadãos e agentes económicos da região para a importância da eficiência. Está inserido no projecto ECO2Seia e conta com a organização do nosso Parceiro para o Baixo Carbono CAOS (saiba mais aqui).

Dia 15 de Outubro, o Parceiro para a Mobilidade Sustentável OCCAM vai promover um workshop de Eco-condução, onde vão ser debatidos hábitos de condução eficientes que permitem reduzir o consumo de combustível, os impactes ambientais negativos e também a sinistralidade rodoviária (saiba mais aqui).

Haverá ainda o ciclo “A Lente e a Mente” de 10 a 14 de Outubro, que propõe uma abordagem a um conjunto de filmes através do olhar da psiquiatria (saiba mais aqui).

Durante o festival, o público poderá visitar várias exposições de fotografia: “Fogo e ferro forjado” de Mário Jorge Branquinho, “A Serra da Estrela a três dimensões” e “Invertebrados da Serra da Estrela”. Estará também patente a exposição de pintura a óleo “Num olhar” de Rui Cristino da Silva (saiba mais sobre as exposições aqui).

Sem comentários: