sexta-feira, 2 de setembro de 2011

07/09 a 10/09 - XXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica @ Museu da Ciência

XXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica

O XXI Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica decorre em Coimbra de 7 a 10 de Setembro. Este encontro tem como objectivo promover a apresentação de trabalhos de diversas áreas da Astronomia e Astrofísica, incentivar novas colaborações e fomentar o debate de temas relevantes para a comunidade, sejam eles a participação de Portugal em organismos internacionais como o ESO e a ESA ou a
formação e divulgação da Astronomia e Astrofísica junto das escolas e do grande público.

O Museu da Ciência acolhe a sessão de abertura deste tão importante evento no dia 7 de Setembro, pelas 18H00, e no dia 10 de Setembro, pelas 15H00, terá lugar a acção de formação Sol para Todos, uma iniciativa que também faz parte do programa Chá das Três.

SESSÃO DE ABERTURA
7 de Setembro 2011 | 18H00
Anfiteatro do Laboratorio Chimico
Membros Portugueses da Royal Society - Contribuições para a Astronomia no Século das luzes,
por Carlos Fiolhais (Departamento de Física da FCTUC)


CHÁ DAS TRÊS | SOL PARA TODOS
10 de Setembro 2011 | 15H00
Anfiteatro do Laboratorio Chimico

Existem no Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra mais de 30 000 imagens do Sol(espectroheliogramas), resultantes de mais de 80 anos de observações diárias.
Actualmente encontram-se digitalizadas e disponíveis ao público cerca de 15 000 destas imagens.
O projecto “Sol para todos” promove a utilização destas imagens em ambiente escolar ou familiar, propondo actividades tais como o reconhecimento das manchas solares, o estudo da actividade solar, a determinação do período de rotação do Sol.

Sem comentários: