terça-feira, 13 de setembro de 2011

17/09 - Descamisada Tradicional das Aldeias do Xisto

Descamisada Tradicional

Um evento do Ciclo Etnográfico do Calendário de Animação das Aldeias do Xisto. Dia 17 de Setembro venha reviver velhos costumes, participe neste alegre convívio.

Todo o processo da descamisada, a malha do milho e ainda a separação da moinha, será feito pelo Grupo Etnográfico da Região da Lousã, trajados a rigor, dia 17 de Setembro na eira da Aldeia do Xisto do Candal, na Lousã.

O evento terá início às 21h e é acessível a todos quanto queiram assistir e participar neste alegre convívio. Não faltará a tradicional Bucha, por altura em que já se cante e dance.

É para recriar e reavivar memórias de um outrora não muito distante, que esse trabalho da Descamisada será este ano repetido.

A alegria da descamisada é representativa do estado de espírito das populações durante as colheitas, principalmente quando estas eram boas. Era esta a época de maior abundância, que permitia pensar em actividades que iriam um pouco além do que é essencial ao dia a dia das populações. Por esta altura arranjavam-se muitos namoricos e até casamentos.
São muitos os motivos para que não falte!

Os interessados em participar na Bucha Tradicional deverão fazer a sua inscrição até ao dia 14 de Setembro de 2011.

Restante Ciclo Etnográfico:
15 de Outubro - Matança Tradicional do Porco, Talasnal
12 de Novembro - Apanha e Moagem da Azeitona, no Lagar Mirita Sales, Lousã
27 de Novembro - Magusto e Grandiosa Festança, Cerdeira
18 de Dezembro - Cânticos de Natal, Candal

Mais informações em Aldeias do Xisto

Sem comentários: