segunda-feira, 28 de junho de 2010

"Cãominhada" @ Aveiro


Três dezenas de donos de cães com os seus animais fizeram ontem, domingo, de manhã uma “Cãominhada”, entre o Parque Municipal e a baixa de Santo António, em Aveiro, iniciativa do Movimento Cívico dos Cidadãos de Aveiro destinada a alertar para o abandono dos animais, uma situação que ocorre com mais frequência no Verão.

A iniciativa de domingo de manhã - que teve a participação da vereadora da Câmara de Aveiro, Luz Nolasco - destinou-se também a alertar para a necessidade de se pensar “num projecto para a criação de uma clínica pública veterinária já que as que existem são particulares e muitas pessoas não têm possibilidades financeiras de a elas recorrerem”, segundo Helena Sousa porta-voz do movimento cívico. Para Helena Sousa, "é necessário criar condições para o desenvolvimento de uma campanha de esterilização dos animais" .

A porta-voz do movimento cívico disse ao JN que as pessoas devem adoptar animais, em vez de comprá-los e considera que o canil municipal aveirense necessita de obras de melhoramento.
Muitos dos animais que participaram na “Cãominhada” eram rafeiros, mas podiam ver-se também pastores alemães, dálmatas, terras-novas, cães de água e s. bernardos.

Uma cadela “Pincher” de nove anos de idade, paraplégica devido à queda de um muro, com a sua “cadeira de rodas” foi a coqueluche da “Cãominhada”.

Fonte: JN

Sem comentários: