quarta-feira, 13 de maio de 2009

15/05 - "Ecovilas - Sustentabilidade ou Utopia? " no Centro de Ciência Viva da Floresta


O crescimento habitacional e do consumo, provoca hoje em dia um grande impacto ambiental, ao mesmo tempo que sobrecarrega o sistema de fornecimento de produtos básicos municipais como o abastecimento de água, emissão de esgoto, lixo e consumo eléctrico. Se não adoptarmos uma política de sustentabilidade nas nossas cidades entraremos numa espiral de constantes colapsos nos diversos sistemas.

Tornar os agrupamentos humanos auto sustentáveis parte da ideia de criarmos vilas auto suficientes, gerando trabalho, conforto, vida social, saúde, educação, e com o mínimo impacto ambiental. Planear e construir habitações auto sustentáveis que irão consumir menos energia eléctrica, reciclar os seu dejectos, economizar água com reciclagens de esgoto e captação de água de chuva são ideias para um novo paradigma de utilização dos recursos.

As ecovilas, um passo para a sustentabilidade ou apenas uma utopia? Quais os limites da natureza ? A super-exploração dos recursos, o colapso ambiental à vista? Estas são algumas questões, entre outras, que lhe propomos como ponto de partida para uma agradável conversa, saboreando um café…


Questione, confronte, intervenha, contribua para esclarecer estas e outras questões.

Fonte: Centro Ciência Viva da Floresta

Sem comentários: