sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Lançamento do Coimbra Card

Foi lançado o Cartão Coimbra Card, que oferece ao visitante transportes públicos na cidade com a SMTUC e descontos nos principais museus, espectáculos, serviços e circuitos turísticos.
Conheça aqui os aderentes do Coimbra Card.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

27/09 - 06/10 - No Centro da Cultura

Aveiro

28 e 28/09, sexta e sábado
Rossio

Juv.move
Concurso de Bandas da cidade de Aveiro
no âmbito da Semana da Juventude
Saiba mais na Agenda de Eventos da Cidade de Aveiro.

06/10, sábado
Teatro Aveirense, às 22:00
Concerto Orquestra Filarmonia Beiras c/ Mário Laginha e Bernardo Sasseti
Mário Laginha nasceu em Lisboa em 1960. Estudou no Conservatório Nacional com os professores Jorge Moyano e Carla Seixas, tendo terminado o Curso Superior de Piano com a classificação máxima. Paralelamente, dedicou-se ao jazz, participando em várias formações. Foi distinguido com os prémios de melhor composição, melhor instrumentista e melhor grupo (referente ao seu quarteto) pelo Concurso de Jazz e Música improvisada, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e integrado no programa Cultura e Desenvolvimento (1990).
Bernardo Sassetti nasceu em Lisboa em Junho de 1970. Iniciou os seus estudos de piano clássico aos nove anos com a professora Maria Fernanda Costa e, mais tarde, com o professor António Menéres Barbosa, tendo frequentado também a Academia dos Amadores de Música. Dedicou-se ao Jazz, estudando com Zé Eduardo, Horace Parlan e Sir Roland Hanna. Em 1987 começa a sua carreira profissional, em concertos e clubes locais, com o quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet; participa em inúmeros festivais com músicos tais como Al Grey, John Stubblefield, Frank Lacy e Andy Sheppard.
Co-organização do Governo Civil de Aveiro e do Teatro Aveirense

Coimbra

27 e 28 de Setembro, quinta e sexta-feira
TAGV, às 21:30

"Tchékhov e a arte menor"
Espectáculo construído a partir do universo das peças em um acto de Anton Tchékhov, onde se incluem “Os Malefícios do Tabaco”, "O Trágico à Força", “O Urso”, "O Canto do Cisne" e “O Pedido de Casamento”.

Assumido como uma espécie de provocação, o título do espectáculo destaca a frequente mas injusta desvalorização do conjunto das "pequenas peças" de Tchékhov, quando comparadas com as suas obras de referência, como "O Cerejal", "A Gaivota", "As Três Irmãs" ou "O Tio Vânia".
Pelo contrário, A Escola da Noite encontra nestas peças em um acto, apresentadas em novas traduções feitas a partir do russo por António Pescada, mecanismos de grande precisão, capazes de oferecer ao espectador o essencial da obra de Tchékhov: uma extraordinária conjugação entre a interioridade das personagens (marcadas, muitas vezes, por profundas tragédias pessoais) e uma aparente linearidade da acção dramática, composta pela banalidade (ou até a frivolidade) das situações representadas.Qualificadas (quase todas) como farsas pelo autor, estas pequenas peças são comédias no sentido mais clássico e teatral do termo, nas quais o burlesco e o caricato mais extravagante são utilizados com uma singular mestria. A par do humor franco que elas despoletam (e por causa dele), as peças em um acto de Tchékhov proporcionam-nos, no entanto, diferentes níveis de leitura, revelando-nos as enfermidades de uma sociedade em estado de crise e de transformação acelerada, na qual a explosão se pode dar com extrema rapidez.
Depois da estreia na Oficina Municipal do Teatro (onde se manteve em cena ao longo de dois meses), o espectáculo regressa a Coimbra, numa nova versão construída para teatros "à italiana"."Tchékhov e a arte menor" é a 40.ª produção d ' A Escola da Noite e assinala a passagem do 15.º aniversário da companhia. A sua apresentação no TAGV marca também o regresso da companhia à sala onde apresentou o seu primeiro espectáculo - "Amado Monstro", em 1992.


03/10, quarta-feira
TAGV, às 21:30
Concerto de Sérgio Godinho
Depois do grande êxito d’ “O Irmão do Meio” (2003), com o qual atingiu o 1º lugar do top de vendas e o galardão de platina, Sérgio Godinho regressou em grande forma com o novo álbum de originais, de título “Ligação Directa”, considerado um dos melhores discos do ano de 2006.Com o título “SÉRGIO GODINHO (em) LIGAÇÃO DIRECTA”, o espectáculo tem como base o repertório constante neste último trabalho e é uma ligação directa às emoções e à razão que desde sempre as canções de Sérgio Godinho despertaram em todos nós: o amor, a ironia, a esperança, a contestação... Das mais recentes, destacam-se temas como “Às vezes o amor”, “Marcha Centopeia”, “O Rei do Zum Zum”, “Só neste país” ou “A deusa do amor”, mas não se deixará também de escutar as maiores referências da obra deste autor, compositor e intérprete.

Figueira da Foz

01/10, segunda-feira
Casino Figueira, às 22:00
Orquestra Clássica do Centro
por ocasião do Dia Internacional da Música

Viseu
28 e 29/09, sexta e sábado
Teatro Viriato, às 21:30
The Pillowman
The Pillowman marca a estreia de Tiago Guedes (realizador do filme Coisa Ruim) como encenador. Conjugando a elogiada direcção de actores com o aproveitamento de recursos como a animação, o encenador propõe uma comédia negra vestida de drama que reúne quatro actores conhecidos do pequeno ecrã.
O realizador do êxito cinematográfico Coisa Ruim, Tiago Guedes estreia-se no teatro, como encenador da peça The Pillowman, da autoria de Martin Mcdonagh, um dos nomes mais promissores da dramaturgia britânica.

Trata-se de uma peça que fala da arte, dos limites da arte, da responsabilidade artística, da liberdade de expressão e da importância de a arte superar a própria vida.
Com um elenco que reúne o talento de quatro actores conhecidos do pequeno ecrã, The Pillowman é, segundo Tiago Guedes “um drama vestido de comédia negra ou uma comédia negra vestida de drama”.
The Pillowman, elogiado pela virtuosa direcção do elenco, conta a história onde os infanticídios ficcionados por um escritor o levam, com o irmão deficiente a ser interrogado por polícias brutais, acerca da materialização da sua imaginação sádica no assassínio de três crianças. A abertura de matrioskas que marca o ritmo da peça revelará um mundo onde realidade e ficção inquietantemente se confundem.
O título da peça tem origem num dos contos de Katurian, em que um simpático personagem feito de almofadas encoraja crianças a suicidarem-se para não terem de viver vidas terríveis e de sofrimento. Esta peça também já inspirou Paula Rego, que em Outubro de 2004, no Tate Museum em Londres, exibiu pela primeira vez a sua obra intitulada “The Pillowman”, em que explora o texto de Martin McDonagh.
A peça que ali o belo ao horror vai surpreendendo e horrorizando o espectador à medida que a história evolui, mas consegue ser simultaneamente de uma imensa ternura.


03/10, quarta-feira
Teatro Viriato, às 21:30
Ena Pá 2000
Irreverentes e provocatórios, os Ena Pá 2000 proporcionam momentos únicos repletos de jogos linguísticos e semânticos. Manuel João Vieira, o seu líder carismático prima pela irreverência, não conseguindo esconder, porém, a grande cultura musical nos temas que constrói ou desconstrói para as suas bandas.
No começo, os Ena Pá 2000, tinham a intenção de ser “a pior banda do mundo”. Falharam
redondamente! Desde cedo se percebeu que a “pior banda” não era nada má, e com o rolar dos anos essa “falha” acentuou-se!
Apesar do boicote sistemático da rádio, da televisão e dos grandes caciques do imperialismo cultural, nomeadamente as editoras multinacionais, a voz do povo falou mais alto e, hoje em dia, passados gloriosos 20 anos, os Ena Pá 2000 são indiscutivelmente uma das referências culturais de antologia no passado recente de Portugal.
No seu percurso orgulhosamente semi-clandestino, esgotaram plateias desde o saudoso Rock Rendez Vous, até ao Pavilhão Carlos Lopes – que rebentou pelas costuras durante o famoso Merdaconcerto – passando com distinção em Coimbra, onde são reis da Queima das Fitas. E não foi à toa que foram convidados de honra para o encerramento da EXPO 98.
A candidatura de Manuel João Vieira, líder da banda, às eleições presidenciais de 2001, veio acentuar ainda mais todo este carisma.

Tondela





04 a 06/10
Teatro Acert
Festival Jazzin'Tondela
Clique aqui para saber mais.

Guarda

29/09, sábado
TMG, às 21:30
Molière de Carlo Goldini pelo Teatro das Beiras
Esta comédia biográfica, onde Goldoni mistura temas do TARTUFO com os amores de Molière e Bejart, é uma homenagem a um dos seus mestres declarados, para além de um ataque a hipócritas e maldizentes, de que tanto sofria o próprio Goldoni. A obra apresenta bastantes detalhes da vida de Molière. Alguns personagens correspondem a sujeitos reais: Valério não é outro que o comediante Baron; Leandro é La Chapelle.Goldoni manifesta nesta obra a sua profunda admiração pelo genial autor francês e homenageia-o trazendo a cena as suas virtudes e desencantos, revelando o seu olhar arguto sobre o mundo em mudança, que é também o reino do engano onde “todos somos comediantes, já que o mundo é uma comédia”.

Até 06/10
TMG
Exposição Habitar Portugal 2003/2005
No Ano Nacional da Arquitectura, em 2003, lançámos o projecto Habitar Portugal: uma selecção trienal de obras construídas, da autoria de membros da Ordem, base de uma exposição demonstrativa da dispersão territorial, da diversidade de programas, das diferentes “linguagens” e da multiplicidade de autores da nossa produção arquitectónica contemporânea. (…) Na edição do “Habitar Portugal 2003/2005” queremos aproximar a arquitectura dos cidadãos. A experiência anterior trouxe-nos ensinamentos que já incorporámos no regulamento, no formato e na organização. Queremos ser mais ambiciosos – levar a exposição a mais locais, organizar um catálogo com informação essencial sobre cada uma das obras e participar numa mostra internacional de prestígio. Expectativas que partilhamos com os nossos parceiros a quem agradeço o entusiasmo e apoio.
Helena Roseta, Presidente da Ordem dos Arquitectos

03/10, quarta-feira
TMG, às 22:00
Rita Braga
O humor e o absurdo são uma constante no trabalho de Rita Braga, também conhecida como Blue Bobby. Acompanhada por um ukulele (cavaquinho de cordas de nylon), Rita Braga opera, de forma única, uma reciclagem da música popular de origem diversa.«Toco cançonetas de domínio público; canções populares com 80 anos ou tradicionais de origens diversas (muito EUA mas também Polónia, Portugal, México, Havai, Sérvia, Índia, França), deitando a língua de fora à polícia do copyright. Registo a solo no ukulele/guitarra/casio Vl-1 ou regravando por cima de gravações de vinis velhos e colaborações esporádicas muito diversas.», refere, Rita Braga, a propósito do seu trabalho.

04/10, quinta-feira
TMG, às 21:30
Outonal - Festival de Música da Guarda
Ensemble Azizi
O ensemble Azizi surgiu aquando do convite de Pedro Caldeira Cabral para participar no Festival de Música Medieval de Carrazeda de Ansiães, no ano de 2002, então sob o nome de Medievalea. Apresentou-se pela primeira vez no salão Nobre do Conservatório Nacional de Música de Lisboa. Fez uma digressão com um programa à volta da temática de D. Inês de Castro em várias cidades do país. As actuações do grupo Azizi reportam-se a um mundo de cores, cheiros e sons da Idade Média e da Renascença.

Idanha-a-Nova
29/09, sábado
Centro Cultural Raiano, às 17:00
Jérôme Granjon
Belgais traz ao Centro Cultural Raiano um pianista de eleição. Mais um concerto imperdível, fruto da colaboração entre o Centro para o estudo das Artes de Belgais e o Centro Cultural Raiano, de Idanha-a-Nova. Jérôme Granjon interpreta Mozart, Chopin, Fauré e Debussy.

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Novidades da Pousada Convento de Belmonte

A Pousada de Belmonte tem neste momento ao dispor dos seus clientes Internet sem fios (Wireless), vulgo Vodafone Wi-Fi.
De 1 de Outubro a 28 de Dezembro, irá decorrer o Festival do Cogumelo, inteiramente dedicado a este determinante ingrediente da tradição gastronómica local, tendo por base uma lista de iguarias concebida pelo reputado Chef Vladir.

Mais informações no site da Pousada Convento de Belmonte.

terça-feira, 25 de setembro de 2007

06/10 - Aromas e Sabores das Aldeias do Xisto


No dia 06 de Outubro, irá decorrer a animação "Aromas e Sabores das Aldeias do Xisto", na aldeia de Fajão (Pampilhosa da Serra), no âmbito do Ciclo Gastronómico e Cultural das Aldeias do Xisto.
Perca tempo, ganhe energia, visite aldeias onde nem só o xisto é Senhor. Usufruir dos sabores deste território torna-se num prazer inigualável despertando sentidos adormecidos. A visão da beleza natural que se oferece, o contacto das mãos que podem colher ingredientes da Mãe Natureza, o olfacto inebriado dos aromas e perfumes da serra e o canto do rio, tudo conjugado no charme e no requinte da degustação de uma deliciosa refeição típica da aldeia.

Programa - Fajão
6 de Outubro

10h00 - Ponto de encontro no largo da Igreja Paroquial de Fajão
10h30 - Confecção do pão
11h00 - Percurso pedestre “Os Penedos do Fajão”
13h00 - Almoço Slow-food preparado a lenha
15h00 - Peddy-paper “À procura das fontes perdidas”
- Tempo Livre
16h00 - Jogos Tradicionais
- Introdução com jogos de dinâmicas de grupos;
- Caracterização e realização de jogos tradicionais;
(suas origens, ligação ao tempo sagrado/profano...)
17h30 - Lanche preparado a lenha

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Hotel Montemuro lança "Cheque Simpatia"

O Hotel Montemuro lançou uma iniciativa original que consiste no Cheque Simpatia, o qual dá direito a uma estadia de duas noites, em quarto duplo, em regime de alojamento e pequeno almoço continental buffet.
Este produto é válido para 2007 e está sujeito a disponibilidade.

Aceda aqui ao site do Hotel Montemuro.

27/09 - Dia Mundial do Turismo em Casal de S. Simão

Fonte: Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos

Hoje - Programa de debate "Prós e Contras" em directo do Casino Figueira

A emissão de dia 24 de Setembro de 2007 do programa “Prós e Contras” da RTP será transmitida em directo a partir do Casino Figueira.
O “Prós e Contras”, conduzido pela jornalista Fátima Campos Ferreira, é o debate mais alargado da televisão portuguesa e trata semanalmente um assunto diferente, controverso e actual. Fátima Campos Ferreira apresenta um espaço de informação onde se discutem grandes questões e acontecimentos que afectam o nosso País. Todas as semanas uma questão diferente, controversa e actual, debatida por especialistas no tema, caras conhecidas do grande público ligadas ao tema e histórias anónimas que enriquecem o debate.
“Vidas electrónicas” foi o tema escolhido para o programa a ser transmitido a partir do Salão Caffé. A Comissão Europeia diz que Portugal é o 3º país melhor classificado no ranking dos serviços electrónicos e os portugueses descobrem cada vez mais que a Internet mexe com o seu quotidiano.
Os serviços on-line das instituições publicas. A inovação e criatividade das redes ao serviço das empresas. O entretenimento electrónico. São estas razões que levam Fátima Campos Ferreira a reunir especialistas, universidades e experiências público/privadas num programa sobre serviços electrónicos e internet.
Para além de moderar o debate, Fátima Campos Ferreira irá também entrevistar outros convidados presentes no Salão. Estes intervenientes irão enriquecer o programa ao lançar novos elementos para a discussão.
O “Prós e Contras” é tão abrangente quanto é permitido em televisão, sendo uma janela aberta sobre a sociedade portuguesa, respeitando a pluralidade de opiniões, e a representação democrática, mas fora da lógica das organizações partidárias.
O lindíssimo Salão Caffé do Casino Figueira recebe o grande espaço de debate de ideias da televisão portuguesa, que pode ser visto a partir das 22:15 na RTP 1.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Cinema nas Aldeias promovido pelo Projecto Criar Raízes

Como promotor de inclusão e desenvolvimento, o Projecto Criar Raízes tem procurado dar resposta a problemas do concelho, nomeadamente o despovoamento das aldeias mais periféricas de São Pedro do Sul. Começou então por trabalhar sobretudo a questão económica, principal garante da fixação das pessoas nessas zonas.
A loja Terras de São Pedro do Sul (nas Termas), o Cabaz e a CoopRaízes - Cooperativa de Produtores das Terras de São Pedro do Sul são disso exemplo. Mas quando se fala em dinâmicas sócio-culturais e de (novas) perspectivas para o futuro, outras questões se colocam, daí que foi sempre nossa intenção potenciar os “produtos imateriais” da serra, as riquezas naturais, da terra, da cultura, das tradições, das pessoas para as pessoas, lançando novos caminhos.
Surge assim, o Cinema nas Aldeias, trazendo e devolvendo um olhar (do) exterior, os Ritmos da Terra, percursos pedestres temáticos, ligados aos ritmos das populações, sejam eles dos trabalhos agrícolas ou de lazer, da natureza, das estações, ou das colheitas... que assim partilham o seu saber e modo de vida com o outro, e por fim o Estória, História... encontro anual de contadores de “estórias” à volta da lareira, privilegiando as relações humanas, a mútua troca de ideias e experiências.
E tudo isto ganha forma na Sopa das ideias, no convívio, no espaço de participação no desenvolvimento da serra, no acreditar, no unir de forças, que ganha forma uma vez por mês em São Macário. Agora, cada um que traga os seus ingredientes...
Cinema nas Aldeias
Pretende-se com esta iniciativa lançar um olhar sobre problemas e sonhos idênticos a estas populações, a esta região, tão longe e tão perto, de outras tantas no país ou até além fronteiras.
Será também uma forma de trazer filmes e documentários de qualidade, na sua maioria nunca antes exibidos nesta região, potenciando assim também, a possível vinda de espectadores exteriores às aldeias (Candal, Manhouce, Nodar e Covas do Monte).
ENTRADA LIVRE
Conheça aqui o programa

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Balanço do II Caramulo Motor Festival

Os números da organização apontam para 14 mil visitantes ao longo do evento, o que representa um acréscimo significativo comparativamente com 2006, com cerca de 11 mil pessoas. Números que demonstram o sucesso do evento, e que grande satisfação provocou nos responsáveis pela organização, a cargo dos responsáveis pelo Museu do Caramulo.As subidas da Rampa do Caramulo, pontuável para o Campeonato Nacional de Montanha, bem como a Rampa Histórica, foram pontos altos do evento.
Em termos competitivos, a Rampa do Caramulo teve em Paulo Ramalho, o vencedor, ao volante de um JUNO SSE, que fez a melhor subida em 1:23,399.No troféu Caterham, Ricardo Megre levou a melhor sobre a concorrência, vencendo com apenas 13 milésimas de vantagem sobre Nuno Carvalho. Na Rampa Histórica de domingo, o melhor tempo global foi feito por Joaquim Rino em 1:25,688. No domingo, a terceira subida foi anulada por questões de segurança, devido ao derrame de óleo, provocado por um dos concorrentes, ao longo do traçado da rampa.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

De 22 a 30/09 - XV Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu


De 22 a 30 de Setembro, irá decorrer a XV Edição do Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, organizado pelo Grupo de Intervenção Cultural e Artística de Viseu - GICAV. Conheça aqui o programa deste evento que conta já com quase duas décadas de existência.

Programa
De 15 a 30/09
Exposição “Gémeos Santos – Renascimento”, patente no Fórum Viseu

22/09, sábado
15:00 – Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva – Pólo coleccionismo – inauguração com apresentação de Pedro Cleto subordinada à temática “Coleccionismo e BD”
16:30 – Instituto Português da Juventude – visita às exposições; apresentação da obra “Portefólio” de José Abrantes – edição Pedranocharco; sessão de autógrafos; apresentação da revista Animarte n.º 64 (Gicav)
19:00 – visita à exposição “Gémeos Santos – Renascimento”, no Fórum Viseu
21:30 – IPJ – auditório – apresentação do livro “Teatro VI”, de Luíz Beira – edição Gicav; a vida e a obra de Artur Correia – Humor com Amor (apresentação de Luiz Beira); entrega de Prémios Animarte BD 2007 (Artur Correia e Sergei); espectáculo de Humor – Grupo D’Arte São – Coimbra (poesia performance erótico – satírica)

De 24 a 28/09
programação para escolas – cinema e BD
Cineclube de Viseu – projecção de cinema para grupos com marcação, no auditório do IPJ
29 de Setembro
IPJ – Tertúlia BD – 21.30H – Mulheres comentam histórias de Mulheres (Maitena – o humor incómodo de Maitena é tema de reflexão)

Locais:
Biblioteca Municipal
- coleccionar a BD – Tintim (colecção particular) – centenário de Hergé
Fórum Viseu – Gémeos Santos – “Renascimento” – 15 a 30 de Setembro
Foyer do Auditório Mirita Casimiro (C.C.D.V.) – Cartazes – Retrospectiva
IPJ Viseu - pólo central Exposições :
- Maitena – humor no feminino
- Artur Correia – o Grande Mestre do riso
- Grandes humoristas mundiais
- Humor à portuguesa – retrospectiva
- Humor desportivo – “os campeões”
- Humor erótico – relações perigosas (maiores de 18 anos)
- Humor assim, sim! – Álvaro, Sergei e Carlos Rico
- José Abrantes – Retrospectiva
- Rir …na terra como no céu – Nuno Saraiva (revista Tabu)
- Concurso Gicav : “Histórias com vontade de Rir”
Fonte: GICAV

Teatro Municipal da Guarda com bilheteira online

Já é possível comprar bilhetes na Internet para os espectáculos do Teatro Municipal da Guarda. Para o efeito, basta aceder a este link e escolher o espectáculo, o lugar e efectuar o pagamento com cartão de crédito. Refira-se que o TMG é dos primeiros Teatros portugueses a possuir um sistema próprio de venda de bilhetes online.
Este serviço visa criar um novo canal de vendas facilitando o processo de compra de bilhetes para os amantes da cultura, principalmente para aqueles que estão fora da Guarda. A solução foi implementada pela Dom Digital no âmbito de um protocolo assinado entre as duas entidades.
De acordo com Américo Rodrigues, director da Culturguarda E.M.,« a bilheteira On-line tem como principal objectivo facilitar a aquisição dos bilhetes para os espectáculos do TMG. Torna-se assim possível garantir a presença nas diversas actividades sem ser necessária a deslocação prévia à bilheteira. Este serviço é também essencial para o público não residente na cidade. Como já divulgámos por diversas vezes, uma parte significativa do público do Teatro Municipal da Guarda é proveniente de cidades próximas como Covilhã, Fundão ou Viseu. Pretendemos também que a inovação seja constante, não só na oferta cultural mas a todos os níveis, e neste caso, através de uma parceria com a Dom Digital, ou seja, com o apoio tecnológico de uma empresa da Guarda».

30/09 - Percurso pedestre em Vale Feitoso

No próximo dia 30 de Setembro, realiza-se um percurso pedestre em Vale Feitoso, Penha Garcia, o qual poderá ser efectuado a pé ou de burro.
Com a distância de 15 quilómetros e um grau de dificuldade fácil, este percurso circular inicia-se pelas 08:30, junto ao Clube Equestre Rancho das Casinhas, Penha Garcia.
Os interessados deverão fazer a sua inscrição até ao próximo dia 25 de Setembro , com o custo de € 7,50.Durante a actividade, que conta com o apoio da Quinta do Carvoeiro, Ladoeiro, os participantes tem a possibilidade de fazerem parte do percurso de burro.
Vale Feitoso, um lugar mítico na encruzilhada de caminhos do contrabando. Um oásis aos pés das serranias fragosas de Penha Garcia, porta de entrada das vastidões planas da raia. Um arraial perfeito escondido do mundo à sua espera, venha a pé ou acompanhado do fiel companheiro das veredas serranas.
Foto retirada
daqui.
Fonte: Naturtejo

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

18 a 23/09 - 11ª Edição dos Encontros Mágicos de Coimbra


Kevin Janes, um dos mais famosos nomes da magia internacional, que actua nos casinos de Las Vegas, vai participar nos Encontros Mágicos, cuja 11.ª edição decorre em Coimbra, entre terça-feira, dia 18, e o domingo dia 23.
Depois de várias tentativas, sobretudo nos últimos dois anos, o festival consegue, finalmente, contar com o artista norte-americano, que actuará nas duas galas dos Encontros (noites dos dias 21 e 22, no Teatro Gil Vicente).
As duas Grandes Galas Internacionais dos Encontros Mágicos deste ano contarão ainda com actuações de outras referências mundiais da magia (oriundos de oito países), como a sueca Malin Nilsson, que também fará espectáculos de rua (a primeira mulher a actuar neste ambiente dos Encontros) e participará na sessão programada para as crianças internadas no Hospital Pediátrico (tarde do dia 19).
No dia 21, será a vez do estabelecimento prisional da cidade se transformar, também ele, durante algum tempo, em espaço de magia.A edição deste ano dos Encontros Mágicos/Festival Internacional de Magia de Coimbra abre na manhã de terça-feira (12.00) com magia de rua na Praça 8 de Maio, estando programadas para a tarde desse dia dois outros espectáculos na Rua Ferreira Borges (15.00) e Largo da Portagem (17.30). Então, poderá, por exemplo, ser vista a arte do australiano Nick Nickolas, considerado uma das maiores referências mundiais da magia de rua, ou do francês Jean Philippe Atcnoum, autor de invulgares combinações entre a magia e a moldagem de balões.
A magia estará na rua durante os seis dias do festival, com um total de 60 actuações, com uma sessão de manhã e duas à tarde, no centro da Baixa da cidade (entre a Praça 8 de Maio e o Largo da Portagem), excepto no último dia, em que os artistas, num espectáculo único (12 horas), apresentarão as suas ilusões no Parque do Vale das Flores, encerrando os Encontros deste ano, de novo organizados pela Câmara Municipal e pela Luís de Matos Produções.
Os principais momentos do festival acontecerão, no entanto, nas suas duas galas, apresentadas por Luís de Matos. Nelas, a dupla argentina Brando y Silvana promete surpreender o público com as suas sequências instantâneas de trocas de roupa, enquanto o japonês Mahka Tendo mostrará porque é considerado um dos nomes cimeiros da arte mágica com as mãos. O norte-americano Bob Sheets (que também actuará na rua) ou o sueco Lennart Green (com um número de cartas verdadeiramente espantoso, entre outras ilusões) são outros dos nomes que actuarão no palco do Teatro Gil Vicente.
Os Encontros voltam assim a reunir, em Coimbra, alguns dos melhores ilusionistas da actualidade, transformando a cidade, como sublinham os organizadores do certame, durante seis dias, na "capital da ilusão", apesar do orçamento não ir além dos 44 mil euros líquidos (impostos pelas limitações financeiras da autarquia), frisa a produtora do evento. Mesmo assim, este continua a ser "o maior e mais prestigiado evento que, nesta área artístico-cultural, se realiza no continente europeu".

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

04 a 06/10 - Jazzin'Tondela


De 4 a 6 de Outubro, Tondela será um oásis onde as sonoridades vão embalar deslumbramentos e consolações
O Jazzin’Tondela vai libertar sons mágicos, contando para isso com um painel de eloquentes “monstros” da cena mundial, numa demonstração de que o jazz pode maravilhar mesmo quem, por razões que a razão desconhece, não o tenha como seu género preferencial de
música.
Eis um Festival Internacional que, na sua quarta edição, elege conceituados músicos para celebrar com o público a festa do jazz.
Um virtuoso flautista da Costa do Marfim, Magic Malik, acompanhado por uma orquestra de eleição, promete um memorável concerto de jazz inovador, impregnado de espírito de aventura, sede de mudança e gosto pela pesquisa e experimentalismo.
É com “Dança Solidão” que Sofia Ribeiro e Marc Demuth nos brindarão com uma viagem fantástica e intimista, onde o pormenor, o humor e o silêncio ganham uma importância acrescida na interpretação inovadora de temas de compositores de referência. Um encontro peculiar e surpreendente entre dois instrumentos (voz e contrabaixo) que, apesar de situados nos extremos, se completam com virtuosismo.
Mário Laginha, um dos maiores pianistas portugueses da actualidade, não necessita de adjectivação. Na apresentação do álbum “Espaço”, lançado em Junho, o artista define-se com a simplicidade do seu talento: “o acto de tocar tem de ser um acto de prazer e, se possível, mais: um momento de felicidade”. Uma ocasião imperdível para desfrutar de mais uma viagem insuflada por uma aguçada curiosidade e uma originalidade única. Os músicos que com ele partilham este projecto dilatam apetências: Alexandre Frazão e Bernardo Moreira.
Após vários anos de tentativas, a
ACERT congratula-se de apresentar, pela primeira vez em Portugal, Richard Bona! Assim se poderia anunciar o concerto – há muito aguardado – daquele que é considerado como um dos maiores baixistas mundiais.
Poucos músicos reúnem tanto consenso como este camaronês, cujo talento tem sido reconhecido pelos mais sonantes nomes da música da actualidade. Multi-instrumentista, compositor e exímio contrabaixista, Bona possui uma voz suave, à qual não será alheia uma pitada de nostalgia. Um artista que, em jeito de resumo, ofereceu à música as impressões digitais dos seus trabalhos carismáticos e inconfundíveis, temperando-os com um gostinho genuinamente universal.
Na sua preenchida digressão internacional por todos os continentes, Richard Bona apresenta-se com um naipe de músicos de eleição, maravilhando plateias que manifestam um entusiasmo singular.
O Festival a encerrar… com chave de ouro. Um espectáculo obrigatório para todos os admiradores de Richard Bona… e uma revelação magnífica e excitante para o público que, pela primeira vez, tomará contacto com a sua música. Haverá programa mais delicioso do que este menu musical servido nos dias 4, 5 e 6 de Outubro, em Tondela, o oásis onde as sonoridades vão embalar deslumbramentos e consolações?

Programa
04/10, quinta-feira
Magic Malic Orchestra - França
Sofia Ribeiro & Marc Demuth Trio - Portugal e Luxemburgo

05/10, sexta-feira
Mário Laginha Trio

06/10, sábado
Richard Bona - Camarões
Fonte: ACERT

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

De 14 a 16/09 - III Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago

De 14 a 16 de Setembro, Viseu irá acolher o III Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago, organizado pela Organização Internacional das PME’s do Eixo Atlântico (OSPEA), em parceria com a Câmara Municipal de Viseu, sendo subordinado ao tema: “Desenvolvimento da Cultura, Comércio e Turismo no Nordeste Ibérico". Conheça aqui o programa.

Programa e sessões de trabalho do III Congresso Internacional
15/09, sábado
09:15 Transporte em autocarros do hotel Grão Vasco para a Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu.
09:45 Sessão solene de abertura oficial do III Congresso

10:15 Mesa redonda com moderador.
Caminhos de Santiago: A centralidade de Viseu, dinamização museológica e desenvolvimento turístico
Dr. Alberto Correia – Historiador e Antropólogo
Professor Dr. Henrique Almeida – Professor da Universidade Católica de Viseu
Dr. Luís Fernandes – Professor da Universidade Católica de Viseu

O Caminho Português da Costa
Hugo Pastor, Presidente da Associação dos Amigos do Caminho Santiago de Viana do Castelo
Grato Amor Moreno – 1º Vice-presidente da Associação de “Pazos de Pontevedra”
Moderador: Professor Olivier Cébe, membro do Comité de Especialistas do caminho de Santiago e da Academia de investigação de estudos dos Caminhos de Santiago de Compostela
Director do III Congresso.
11:15 Pausa para café.

11:45 Mesa redonda com moderador.
A Rota da Prata. O Caminho português da Rota da Prata. Outros itinerários.
Juan Ramos Plaza, Presidente da Associação de Amigos do Caminho de Sevilha “Rota da Prata”
Juan Gil Montes, Presidente da Associação de Amigos do Caminho de Santiago de Cáceres
Maria Silva Abayn – Associação de Amigos do caminho de Santiago e Rota da prata de Salamanca
Arturo Cabo Carrasco, Presidente da Associação dos Amigos de Santiago e Rota da prata – “Monte Urba de la Bañeza (Léon)”
Dr. Hermínio Bernardo Cuñado – Presidente da Associação de Amigos do Caminho de Santiago de Miranda do Douro

Representante de Bragança

Moderador: Prof. Dr. Alfonso Ramos de Castro – Presidente da Federação Espanhola de Associações de Amigos dos caminhos de Santiago e Rota da Prata

12:45 Os Caminhos de Santiago, Património cultural e uma oportunidade para o desenvolvimento rural sustentável no Noroeste Ibérico.
Apresentação do projecto TRASLATIO – Herança Cultural do Caminho Português.
Fernando Vicente Dávila – Gerente da Fundação Comarca de Santiago

13:15 Autocarro para o restaurante.
13:30 Buffet

Tarde
15:15 Autocarro com saída do Restaurante para a Aula Magna do Instituto Superior Politécnico de Viseu.
15:45 Mesa redonda com moderador.. O Caminho Português do Norte e o caminho Português do Interior. Desenvolvimento do Caminho Português de Santiago 2004-2007. Outros Caminhos.
Francisco Gómez Nadal. Jornalista e fotógrafo. Autor do roteiro “O Caminho de Santiago Português”
Eligio Rivas Quintas – Doutorado em Filologia Românica, especialista do caminho. 1º Presidente e fundador da AGACS.
Amaro Pereira Franco – Presidente da Associação Espaço Jacobeu de Braga.
José Ramón Noriega Calderón – Presidente da Federação Do Caminho do Norte de Santiago.
Moderador: Ángel Luís Barreda Ferrer – Presidente da Federação Espanhola de Associações dos Caminhos de Santiago.

16:45 Mesa redonda com moderador.
Os caminhos de Santiago, motor para o desenvolvimento do Comércio e Turismo no Noroeste Ibérico. Inovação e Modernização de PME,s.Representante da Secretaria do Turismo do Governo da República Portuguesa.
Dr. António J. Almeida Henriques, Presidente da Direcção do CEC – Conselho Empresarial do Centro, Deputado de Assembleia da República Portuguesa.
Dr. Ovídio Fernández Ojea, Presidente da Câmara Do Comércio De Ourense
Prof. Adriano de Lima G. Azevedo, Presidente da Região de Turismo Dão Lafões e Vereador da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul.
Jesus Asorey Carril, Presidente da Câmara de Comércio de Santiago de Compostela e da Associação de Câmaras Jacobeias.
Juan Silva Alvite – Presidente da Confederação de Empresários de Hotelaria da Galicia e da Associação Empresarial de Hotelaria do Governo da Junta da Galicia.

17:45 Pausa para café. Saudação aos convidados internacionais do “Dia das Cidades amigas e irmãs de Viseu”
18:15 Conferência de encerramento.

Prof Mário António Vieira Pinto de Carvalho – Secretário da Cultura do Governo da República Portuguesa.

18:45 Sessão de encerramento do Congresso.Programa para participantes internacionais e convidados especiais coincidindo com as comemorações do “Dia das cidades amigas e irmãs de Viseu ”
19:30 Autocarro para o Restaurante.
20:30 Jantar de gala com actuação de grupos de música tradicional portuguesa.
23:30 Autocarro com regresso ao hotel Grão Vasco
23:45 Visita das autoridades, convidados e acompanhantes à Feira de São Mateus em Viseu.
Mais informações: presidencia@ospea.org
Fonte: Região de Turismo Dão Lafões

Casa-Museu expõe obras da biblioteca particular de Ferreira de Castro

A maioria das obras, nacionais e estrangeiras, tem dedicatórias dos seus autores dirigidas a Ferreira de Castro. Uma prova do estatuto atingido pelo escritor de Ossela no mundo da escrita. Este espólio literário, que está a ser digitalizado, e que pode ser consultado mediante algumas regras, é herança da própria Biblioteca Ferreira de Castro que ali funcionou provisoriamente. Uma das obras que se destaca pelo seu valor é o manuscrito "Emigrantes", com algumas correcções do escritor. "Não deverá haver escritor no Mundo com tantas dedicatórias", observa Manuel Carlos Fernandes, um dos directores da Casa-Museu que se dedica à parte da tesouraria. "Segundo indicações escritas, os livros fazem parte da biblioteca particular de Ferreira de Castro", acrescenta o responsável.
A Casa-Museu está aberta ao público de segunda a sexta-feira das 10:00 às 12:00 e entre as 14:00 e as 17:00, e aos sábados das 14:00 às 17:00. Fundada por um grupo de cidadãos de Oliveira de Azeméis, a instituição museológica começa a ganhar forma em 1962, ano em que são elaborados os primeiros estatutos da associação, registados na Secretaria Notarial de Oliveira de Azeméis – e aprovados por alvará do Governo Civil de Aveiro nesse mesmo ano. Após vários contratempos, as instalações da Casa-Museu são inauguradas solenemente a 27 de Setembro de 1990, iniciando-se um período de intensa actividade. Exposições de trajes nacionais, de alfaias agrícolas, brasões do concelho oliveirense, santos padroeiros, quadros a óleo com os espigueiros das freguesias, marcaram uma nova época da vida da instituição.
Fonte: Notícias de Aveiro

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Até 18 de Setembro - Exposição "A música da cor" na Casa Municipal da Cultura de Coimbra

A Galeria Átrio da Casa Municipal da Cultura acolhe, fruto de uma organização do Departamento de Cultura, de 5 a 18 de Setembro, uma exposição de Pintura da autoria de Dulce Zamith sob o título A MÚSICA DA COR.
A médica Dulce Zamith, hoje, também, uma artista plástica na área da pintura, segue a linha orientadora e “genética” dos médicos quando enveredam por uma segunda vertente de criatividade, de investigação e de doação ao Homem: as Artes e/ou as Letras.
Os exemplos multiplicam-se, testemunho evidente que a apetência criativa e o envolvimento intelectual e científico na interpretação do ser humano, da natureza a ele ligada e do universalismo dos valores da medicina, prodigalizam ao profissional da saúde as condições de transformar o efémero (a vida terrena) num produto que, apesar da vulnerável e destrutível, oferece a leitura do invisível que o intelecto possui e não se consegue captar facilmente no bloco operatório ou na mesa da autópsia.
Dulce Zamith encetou, há anos, uma carreira artística que se antevia de promissor futuro com êxitos assegurados, porque se “apaixonou” pela pintura e devotou-lhe uma atenção e estudo bastantes para, actualmente, encher espaços artísticos e promover interessantes leituras aos críticos e praticantes da temática. De resto, os depoimentos escritos (link para os textos de Colette Vilate e Telo de Morais) que firmam os seus trabalhos, provenientes de especialistas na matéria e de cultores de arte, avalizam a qualidade das suas obras.
Se a obra de arte abraça o universo, Dulce Zamith oferece-nos, a autenticidade desse mundo que nos maravilha. A cor que cativa, o geométrico que se solta em poesia, as “ideias” que fecundam o espaço pictórico, a sinfonia multicolor que enobrece o “sonho” e a materialidade quase alquimista que transcende beleza, espelha a técnica que desdobra a força do ego.A Câmara Municipal de Coimbra – Departamento de Cultura, ao acolher os trabalhos de Dulce Zamith pretende dar voz e visibilidade à imaginação criativa da artista, e confirmar que os espaços municipais inerentes à cultura estão disponíveis para a generalidade das actividades culturais e para a fruição dos assumidos autores das artes, das letras e das ciências.
Mário Nunes, Vereador da Cultura

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Programa romântico em Mira Villas

Venha passar uma noite romântica ao Aparthotel Mira Villas. Deixe-se conquistar pela beleza da natureza, presente em cada detalhe do Aparthotel e deixe-nos cuidar de todos os pormenores da sua noite.
O que lhe propomos é uma estadia cheia de romantismo, cumplicidade, partilha e misticismo. Para dar alma a esta noite, aceitamos a dádiva da natureza e reservamos um quarto no piso do fogo.
Cá dentro todos os sentidos são apurados, o cheiro das flores e das velas, o sabor da fruta, do chá e do chocolate, o som da sua música preferida, o tacto de uma massagem a dois com óleos essenciais e a visão da pessoa escolhida com quem queremos partilhar toda a magia destes momentos. Ouse concretizar os seus sonhos!

Jantar para partilhar
Bebida de boas vindas
Mexilhões gratinados com queijo chévre e açafrão
Tornedó de Pato ou novilho salteado ao molho de frutos
silvestres e pêra caramelizada
Figos flamejados ao rum com gelado de baunilha.
Vinhos da nossa selecção
Café e digestivo

O programa inclui:
1 noite ( possibilidade de late check out mediante disponibilidade)
Tratamento Vip Romântico no quarto
Tratamento Vip Romântico na Casa de banho
Serviço de pequeno almoço no quarto (quando pedido)
Facultativo
Jantar para partilhar (servido no restaurante Pátio ou no quarto)
Valores apresentados para quarto duplo

Setembro de 2007
Com jantar: € 190,00
Sem jantar: € 130,00

Outubro de 2007 a Março de 2008
Com jantar: € 180,00
Sem jantar: € 120,00


Abril a Junho e Setembro de 2008
Com jantar: € 195,00
Sem jantar: € 134,00

Julho e Agosto 2008
Com jantar: € 245,00
Sem jantar: € 185,00

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

De 15/09 a 20/10 - Exposição "Antimonumentos" no Teatro Viriato


Trinta e sete artistas contemporâneos expõem em Viseu, numa iniciativa da António Henriques Galeria de Arte Contemporânea, em colaboração com o Teatro Viriato.
A exposição comissariada por Miguel von Hafe Pérez reúne um segmento significativo de artistas plásticos portugueses que vai reflectir sobre o conceito de antimonumento.
Segundo o comissário, Miguel Pérez, a exposição chama-se Antimonumentos “porque a reflexão sobre o passado ou sobre o presente nem sempre se produz nas grandes narrativas, nem nos objectos simbolicamente saturados; porque à inquietação sobre o real, os artistas respondem melhor com dúvidas do que com certezas; porque os olhares desviantes nos centram nas franjas do previsível; porque em oposição a uma estratégia curatorial rígida e assertiva se privilegiou a incerteza de respostas inéditas; porque a energia que um evento desta natureza pode constituir-se como discurso complementar à estratificação dicotómica da arte actual, empurrada para extremos ditos alternativos ou demasiado institucionais; porque a decisão sobre o que é ou não arte, sobre o que deve ou não ser exposto e sobre o que vincula uma obra ao seu contexto é, em primeira instância, uma decisão individual dos artistas; assim, numa exposição que dá liberdade criativa aos seus protagonistas, esta questão poderá ganhar uma relevância suplementar; porque a arte tem uma tendência para se levar demasiado a sério, e é nos momentos de dúvida, experimentação e derisão que frequentemente melhor se expressa; porque a cumplicidade é aqui assumida, reiterada e exposta”. “E, finalmente, porque tal como alguém que teimosamente se dedica à divulgação da arte contemporânea numa cidade do interior deste país, é na persistência de pequenos gestos que se consegue tornar a realidade mais habitável, na construção de comunidades que consigam olhar criticamente o que produzem e, quando possível, alargando o seu espectro de acção para comunidades que lhe serão, à partida, alheias”.

A exposição estará patente na António Henriques Galeria de Arte Contemporânea, num espaço
adjacente especificamente aberto para esta mostra, e ainda no Teatro Viriato (Sala de ensaios e Estúdio).

Artistas participantes:
Alice Geirinhas, André Cepeda, Ângelo Ferreira de Sousa, António Olaio, Arlindo Silva, Avelino Sá, Baltazar Torres, Carla Cruz, Carla Filipe, Carlos Correia, Carlos Lobo, Carlos Roque, Cristina Mateus, Eduardo Matos, Fernando José Pereira, Francisco Queirós, Hugo Canoilas, Isabel Carvalho, Isabel Ribeiro, João Fonte Santa, João Marçal, João Serra, João Tabarra, José Maçãs de Carvalho, Luís Palma, Manuel Santos Maia, Miguel Leal, Miguel Palma, Nuno Cera, Paulo Catrica, Paulo Mendes, Pedro Barateiro, Pedro Cabral Santo, Pedro Diniz Reis, Pedro Pousada, Pedro Tudela e Vera Mota.
Foto: André Cepeda

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

08/09 - Teatro das Beiras apresenta "Piratas! O mistério de Maria de la Muerte" na Covilhã

No próximo sábado, dia 8, o Teatro das Beiras apresenta "Piratas! O mistério de Maria de la Muerte", no Jardim Mater-in-Colo da Covilhã, pelas 22 horas, numa encenação de Graeme Pulleyn. Uma boa sugestão para o seu fim-de-semana!

- Sinopse -
"Piratas! O Mistério de Maria de la Muerte"
"O que é um verdadeiro pirata? Quem aqui já saboreou o sangue da batalha em alto mar? Qual de vocês sabe o que é andar a cavalo nas ondas encapeladas? Eu sei. Isto eu sei e muito mais. Coisas que vocês nunca poderão imaginar: Tesouros, aventuras, mulheres…de todo o mundo." À chegada da praça o Capitão regala a multidão com as suas palavras. Soube por fontes seguras que esta é uma terra de potenciais piratas e vem com uma missão: recrutar uma tripulação para a sua grande viagem marítima. Nem todos são aptos para servir com um herói deste envergadura. Nem todos são capazes de enfrentar os perigos e os desafios da vida em alto mar. A selecção será rigorosa e dura, antes de cada novo pirata assinar o contrato e juntar-se ao bando. Com um ritmo alucinante e hilariante o Capitão conta e revive as suas grandes conquistas, com a ajuda dos novos tripulantes, enquanto estes se sujeitam aos espantosos testes de acesso ao mundo da pirataria. Ferozes lutas de espadas, duelos com crocodilos aterrorizadores, lições em como assustar o inimigo, todos fazem parte do curriculum de um pirata aprendiz.Às vezes, entre confusões e amputações há alguém que ousa perguntar: "Mas eu não o conheço de algum lado?" ou "A sua cara não me é familiar?", mas ninguém se atreve a desafiar a autoridade do pirata-mor, ninguém põe em questão a sua coragem, muito menos a sua veracidade até que…

Inauguração do Centro de Estudos de Arquitecta Militar em Almeida

O Centro de Estudos de Arquitectura Militar, em Almeida, já pode ser visitado. A infra-estrutura, que foi inaugurada por ocasião das Comemorações do Cerco de Almeida, tem como objectivo apoiar turistas e investigadores que visitem a Aldeia Histórica. «Esta é uma obra que nos orgulha e nos engrandece», disse António Baptista Ribeiro, presidente da Câmara de Almeida, durante a cerimónia de inauguração do espaço.
O local dedicado ao estudo da arquitectura militar encontra-se a funcionar nas recém-restauradas Portas do Revelim de Santo António da praça-forte da "estrela do interior", representando um investimento de 250 mil euros, comparticipados pelo Programa Operacional da Cultura. Porém, numa primeira fase, a autarquia investiu cerca de 130 mil euros em obras de impermeabilização do edifício, com o apoio do programa de cooperação comunitária Interreg III-A.
O espaço é composto por um pequeno auditório e uma sala destinada à investigação histórica da vila amuralhada.«Este era um espaço necessário para que quem visite Almeida fique a conhecer melhor a sua história», sublinhou o autarca. Na infra-estrutura, destinada à investigação, a autarquia pretende instalar um arquivo histórico onde os visitantes poderão consultar os dados e acontecimentos históricos da vila. No entanto, esta sala só deverá começar a acolher investigadores e turistas depois da autarquia ter reunido o espólio necessário para apetrechar o espaço. Já o auditório começa a funcionar de imediato.
O edil almeidense lembrou ainda que o Centro de Estudos será, no futuro, um espaço que estará diariamente aberto ao público e que «será uma forma de dar um contributo para que mais gente possa visitar Almeida».
Com o objectivo de rentabilizar o espaço e, simultaneamente, promover a vila, a autarquia pretende celebrar protocolos com as instituições de ensino superior da região, nomeadamente com as Universidades da Beira Interior e de Salamanca, bem como com o Instituto Politécnico da Guarda.
Recorde-se que Almeida reviveu a invasão pelas tropas francesas, que em 1810 tomaram de assalto a vila. Segundo os relatos históricos, as tropas de Napoleão chegaram à fronteira portuguesa no dia 25 de Junho de 1810 e o primeiro confronto entre as forças de Wellington e Massena ocorreu a 24 de Julho, na Ponte do Côa, dando início ao cerco da vila fronteiriça. Ao final da tarde de 26 de Agosto daquele ano, duas bombas caíram no interior do castelo e o paiol explodiu, destruindo o edifício, a igreja matriz, causando um elevado número de baixas civis e militares. Destruída a capacidade defensiva da Praça, as tropas portuguesas acabaram por se render. A praça-forte de Almeida só viria a ser recuperada em 1811, pelas tropas de Wellington. Em 2006, a Aldeia Histórica recebeu cerca de 80 mil turistas, num número que poderá ser ainda superior, já que nem todos terão passado pelo posto de turismo.
Fonte: O Interior

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

15 a 23/09 - Chocalhos - Festival dos Caminhos da Transumância


Festival destinado à celebração da transumância, ancestral prática da pastorícia, enquanto valor patrimonial de excelência, cruzando a música pastoril, os produtos locais, as paisagens, a realidade e os sonhos.

Programa
Dia 15
Moagem - Cidade do Engenho e das Artes - Fundão - 17h00
O Segredo da Lã - Exposição
Núcleo Museológico do Salgueiro Chaves de Silvas e de Estrelas
Esta exposição estará aberta até à Páscoa 2008 e terá actividades pedagógicas para todas as idades

De 17 a 23
Serra da Estrela - Guarda - FundãoO Património da Memória, um Produto Turístico - Workshop

De 18 a 21
Núcleo Museológico do Salgueiro - 10h00
A Via Láctea é um Rebanho de Ovelhas Luminosas - Actividades Pedagógicas

De 19 a 21
Moagem - Cidade do Engenho e das Artes - Fundão
Sons em trânsumancia - Residência Artística

Dia 20
Lounge - Moagem - Cidade do Engenho e das Artes - Fundão - 21h30
Exibição do filme "Ainda há Pastores de Jorge PelicanoEsposição de Fotografia de Rosa Teixeira da SilvaÚltimos Guardadores de Rebanhos da Serra da Estrela

21 a 23
Alpedrinha
Feira dos ChocalhosTasquinhas, Animação de Rua, Produtos Locais

Dia 21
Animação de rua
Zabunbas de Alpedrinha - 19h00
Concerto de Música ClássicaCapela do Leão - 21h30
Sons em Transumância - O Romance da Pastora (Concerto)Pálacio do Picadeiro - 22h00

Dia 22
Animação de Rua
Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho 11h00
Conversas Transumantes Capela do Leão - 22h00
Harmónicas de Ponte de Sôr Capela do Leão - 21h00
Savina Yannatou & Primavera en Salonico (Concerto)Terreiro do Pálacio do Picadeiro - 22h00
Concerto de Música Clássica Capela do Leão - 22h00
Concerto com Acordeonista Sertório Capela do leão - 23h00

Dia 23
Animação de Rua
Passeio Pedestre com Rebanho pela Serra da Gardunha
Fundão - Alpedrinha - 8h30 ( Saída - Praça do Município)
Concerto de Música Clássica Igreja Matriz - 22h00
Fonte: Fundão Turismo

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Fundão recebe 3ª Edição do Festival Cale

A zona antiga do Fundão recebe até dia 8 a terceira edição do Festival Cale. Trata-se de um festival pluridisciplinar centrado na celebração da cultura urbana e da arte contemporânea, desenvolvendo diversas tipologias de intervenção que contará com várias acções artísticas de criadores com ligação a este território, potenciando interacções mútuas e comunhão de experiências.
Do programa destacam-se as exposições "Percursos", de Rita Garcia, no âmbito das artes plásticas, "Rua da Cale – Uma breve história", de Marta Amaro e "Kohl; Temptation; See what I see…", de Caroline Borges (joalharia). As exposições podem ser vistas, entre as 15 e as 22 horas, na Rua da Cale. O certame inclui também vários espectáculos.
Na segunda-feira, dia 03, é a vez da Praça Velha receber um espectáculo de música irlandesa pelos "TOR", a partir das 21h. Terça e quarta aquele ponto central da cidade fundanense recebe concertos de hip-hop, pelos "Palácio Crew" e jazz, pelo "Trio Marrucho", com hora prevista de início para as 21h30. De 6 a 8, pelas 21 horas, estará patente no Centro Cívico a "Incrível Tasca Móvel", um espaço social e cultural com uma plataforma viajante para espectáculos e convívio. O espaço Lounge Moagem será palco, nos dias 1 e 8, respectivamente, da actuação dos Dj’s Gabi e João Marrucho, entre a meia-noite e as 4 da manhã. Em paralelo, até dia 8, um grupo de jovens artistas húngaros, os "Reaktor – Residência Artística", ocupam a Antiga Praça, transformando-a num espaço de criação, onde as novas tendências artísticas se envolvem com a história do local.
Fonte: O Interior