quinta-feira, 27 de setembro de 2007

27/09 - 06/10 - No Centro da Cultura

Aveiro

28 e 28/09, sexta e sábado
Rossio

Juv.move
Concurso de Bandas da cidade de Aveiro
no âmbito da Semana da Juventude
Saiba mais na Agenda de Eventos da Cidade de Aveiro.

06/10, sábado
Teatro Aveirense, às 22:00
Concerto Orquestra Filarmonia Beiras c/ Mário Laginha e Bernardo Sasseti
Mário Laginha nasceu em Lisboa em 1960. Estudou no Conservatório Nacional com os professores Jorge Moyano e Carla Seixas, tendo terminado o Curso Superior de Piano com a classificação máxima. Paralelamente, dedicou-se ao jazz, participando em várias formações. Foi distinguido com os prémios de melhor composição, melhor instrumentista e melhor grupo (referente ao seu quarteto) pelo Concurso de Jazz e Música improvisada, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e integrado no programa Cultura e Desenvolvimento (1990).
Bernardo Sassetti nasceu em Lisboa em Junho de 1970. Iniciou os seus estudos de piano clássico aos nove anos com a professora Maria Fernanda Costa e, mais tarde, com o professor António Menéres Barbosa, tendo frequentado também a Academia dos Amadores de Música. Dedicou-se ao Jazz, estudando com Zé Eduardo, Horace Parlan e Sir Roland Hanna. Em 1987 começa a sua carreira profissional, em concertos e clubes locais, com o quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet; participa em inúmeros festivais com músicos tais como Al Grey, John Stubblefield, Frank Lacy e Andy Sheppard.
Co-organização do Governo Civil de Aveiro e do Teatro Aveirense

Coimbra

27 e 28 de Setembro, quinta e sexta-feira
TAGV, às 21:30

"Tchékhov e a arte menor"
Espectáculo construído a partir do universo das peças em um acto de Anton Tchékhov, onde se incluem “Os Malefícios do Tabaco”, "O Trágico à Força", “O Urso”, "O Canto do Cisne" e “O Pedido de Casamento”.

Assumido como uma espécie de provocação, o título do espectáculo destaca a frequente mas injusta desvalorização do conjunto das "pequenas peças" de Tchékhov, quando comparadas com as suas obras de referência, como "O Cerejal", "A Gaivota", "As Três Irmãs" ou "O Tio Vânia".
Pelo contrário, A Escola da Noite encontra nestas peças em um acto, apresentadas em novas traduções feitas a partir do russo por António Pescada, mecanismos de grande precisão, capazes de oferecer ao espectador o essencial da obra de Tchékhov: uma extraordinária conjugação entre a interioridade das personagens (marcadas, muitas vezes, por profundas tragédias pessoais) e uma aparente linearidade da acção dramática, composta pela banalidade (ou até a frivolidade) das situações representadas.Qualificadas (quase todas) como farsas pelo autor, estas pequenas peças são comédias no sentido mais clássico e teatral do termo, nas quais o burlesco e o caricato mais extravagante são utilizados com uma singular mestria. A par do humor franco que elas despoletam (e por causa dele), as peças em um acto de Tchékhov proporcionam-nos, no entanto, diferentes níveis de leitura, revelando-nos as enfermidades de uma sociedade em estado de crise e de transformação acelerada, na qual a explosão se pode dar com extrema rapidez.
Depois da estreia na Oficina Municipal do Teatro (onde se manteve em cena ao longo de dois meses), o espectáculo regressa a Coimbra, numa nova versão construída para teatros "à italiana"."Tchékhov e a arte menor" é a 40.ª produção d ' A Escola da Noite e assinala a passagem do 15.º aniversário da companhia. A sua apresentação no TAGV marca também o regresso da companhia à sala onde apresentou o seu primeiro espectáculo - "Amado Monstro", em 1992.


03/10, quarta-feira
TAGV, às 21:30
Concerto de Sérgio Godinho
Depois do grande êxito d’ “O Irmão do Meio” (2003), com o qual atingiu o 1º lugar do top de vendas e o galardão de platina, Sérgio Godinho regressou em grande forma com o novo álbum de originais, de título “Ligação Directa”, considerado um dos melhores discos do ano de 2006.Com o título “SÉRGIO GODINHO (em) LIGAÇÃO DIRECTA”, o espectáculo tem como base o repertório constante neste último trabalho e é uma ligação directa às emoções e à razão que desde sempre as canções de Sérgio Godinho despertaram em todos nós: o amor, a ironia, a esperança, a contestação... Das mais recentes, destacam-se temas como “Às vezes o amor”, “Marcha Centopeia”, “O Rei do Zum Zum”, “Só neste país” ou “A deusa do amor”, mas não se deixará também de escutar as maiores referências da obra deste autor, compositor e intérprete.

Figueira da Foz

01/10, segunda-feira
Casino Figueira, às 22:00
Orquestra Clássica do Centro
por ocasião do Dia Internacional da Música

Viseu
28 e 29/09, sexta e sábado
Teatro Viriato, às 21:30
The Pillowman
The Pillowman marca a estreia de Tiago Guedes (realizador do filme Coisa Ruim) como encenador. Conjugando a elogiada direcção de actores com o aproveitamento de recursos como a animação, o encenador propõe uma comédia negra vestida de drama que reúne quatro actores conhecidos do pequeno ecrã.
O realizador do êxito cinematográfico Coisa Ruim, Tiago Guedes estreia-se no teatro, como encenador da peça The Pillowman, da autoria de Martin Mcdonagh, um dos nomes mais promissores da dramaturgia britânica.

Trata-se de uma peça que fala da arte, dos limites da arte, da responsabilidade artística, da liberdade de expressão e da importância de a arte superar a própria vida.
Com um elenco que reúne o talento de quatro actores conhecidos do pequeno ecrã, The Pillowman é, segundo Tiago Guedes “um drama vestido de comédia negra ou uma comédia negra vestida de drama”.
The Pillowman, elogiado pela virtuosa direcção do elenco, conta a história onde os infanticídios ficcionados por um escritor o levam, com o irmão deficiente a ser interrogado por polícias brutais, acerca da materialização da sua imaginação sádica no assassínio de três crianças. A abertura de matrioskas que marca o ritmo da peça revelará um mundo onde realidade e ficção inquietantemente se confundem.
O título da peça tem origem num dos contos de Katurian, em que um simpático personagem feito de almofadas encoraja crianças a suicidarem-se para não terem de viver vidas terríveis e de sofrimento. Esta peça também já inspirou Paula Rego, que em Outubro de 2004, no Tate Museum em Londres, exibiu pela primeira vez a sua obra intitulada “The Pillowman”, em que explora o texto de Martin McDonagh.
A peça que ali o belo ao horror vai surpreendendo e horrorizando o espectador à medida que a história evolui, mas consegue ser simultaneamente de uma imensa ternura.


03/10, quarta-feira
Teatro Viriato, às 21:30
Ena Pá 2000
Irreverentes e provocatórios, os Ena Pá 2000 proporcionam momentos únicos repletos de jogos linguísticos e semânticos. Manuel João Vieira, o seu líder carismático prima pela irreverência, não conseguindo esconder, porém, a grande cultura musical nos temas que constrói ou desconstrói para as suas bandas.
No começo, os Ena Pá 2000, tinham a intenção de ser “a pior banda do mundo”. Falharam
redondamente! Desde cedo se percebeu que a “pior banda” não era nada má, e com o rolar dos anos essa “falha” acentuou-se!
Apesar do boicote sistemático da rádio, da televisão e dos grandes caciques do imperialismo cultural, nomeadamente as editoras multinacionais, a voz do povo falou mais alto e, hoje em dia, passados gloriosos 20 anos, os Ena Pá 2000 são indiscutivelmente uma das referências culturais de antologia no passado recente de Portugal.
No seu percurso orgulhosamente semi-clandestino, esgotaram plateias desde o saudoso Rock Rendez Vous, até ao Pavilhão Carlos Lopes – que rebentou pelas costuras durante o famoso Merdaconcerto – passando com distinção em Coimbra, onde são reis da Queima das Fitas. E não foi à toa que foram convidados de honra para o encerramento da EXPO 98.
A candidatura de Manuel João Vieira, líder da banda, às eleições presidenciais de 2001, veio acentuar ainda mais todo este carisma.

Tondela





04 a 06/10
Teatro Acert
Festival Jazzin'Tondela
Clique aqui para saber mais.

Guarda

29/09, sábado
TMG, às 21:30
Molière de Carlo Goldini pelo Teatro das Beiras
Esta comédia biográfica, onde Goldoni mistura temas do TARTUFO com os amores de Molière e Bejart, é uma homenagem a um dos seus mestres declarados, para além de um ataque a hipócritas e maldizentes, de que tanto sofria o próprio Goldoni. A obra apresenta bastantes detalhes da vida de Molière. Alguns personagens correspondem a sujeitos reais: Valério não é outro que o comediante Baron; Leandro é La Chapelle.Goldoni manifesta nesta obra a sua profunda admiração pelo genial autor francês e homenageia-o trazendo a cena as suas virtudes e desencantos, revelando o seu olhar arguto sobre o mundo em mudança, que é também o reino do engano onde “todos somos comediantes, já que o mundo é uma comédia”.

Até 06/10
TMG
Exposição Habitar Portugal 2003/2005
No Ano Nacional da Arquitectura, em 2003, lançámos o projecto Habitar Portugal: uma selecção trienal de obras construídas, da autoria de membros da Ordem, base de uma exposição demonstrativa da dispersão territorial, da diversidade de programas, das diferentes “linguagens” e da multiplicidade de autores da nossa produção arquitectónica contemporânea. (…) Na edição do “Habitar Portugal 2003/2005” queremos aproximar a arquitectura dos cidadãos. A experiência anterior trouxe-nos ensinamentos que já incorporámos no regulamento, no formato e na organização. Queremos ser mais ambiciosos – levar a exposição a mais locais, organizar um catálogo com informação essencial sobre cada uma das obras e participar numa mostra internacional de prestígio. Expectativas que partilhamos com os nossos parceiros a quem agradeço o entusiasmo e apoio.
Helena Roseta, Presidente da Ordem dos Arquitectos

03/10, quarta-feira
TMG, às 22:00
Rita Braga
O humor e o absurdo são uma constante no trabalho de Rita Braga, também conhecida como Blue Bobby. Acompanhada por um ukulele (cavaquinho de cordas de nylon), Rita Braga opera, de forma única, uma reciclagem da música popular de origem diversa.«Toco cançonetas de domínio público; canções populares com 80 anos ou tradicionais de origens diversas (muito EUA mas também Polónia, Portugal, México, Havai, Sérvia, Índia, França), deitando a língua de fora à polícia do copyright. Registo a solo no ukulele/guitarra/casio Vl-1 ou regravando por cima de gravações de vinis velhos e colaborações esporádicas muito diversas.», refere, Rita Braga, a propósito do seu trabalho.

04/10, quinta-feira
TMG, às 21:30
Outonal - Festival de Música da Guarda
Ensemble Azizi
O ensemble Azizi surgiu aquando do convite de Pedro Caldeira Cabral para participar no Festival de Música Medieval de Carrazeda de Ansiães, no ano de 2002, então sob o nome de Medievalea. Apresentou-se pela primeira vez no salão Nobre do Conservatório Nacional de Música de Lisboa. Fez uma digressão com um programa à volta da temática de D. Inês de Castro em várias cidades do país. As actuações do grupo Azizi reportam-se a um mundo de cores, cheiros e sons da Idade Média e da Renascença.

Idanha-a-Nova
29/09, sábado
Centro Cultural Raiano, às 17:00
Jérôme Granjon
Belgais traz ao Centro Cultural Raiano um pianista de eleição. Mais um concerto imperdível, fruto da colaboração entre o Centro para o estudo das Artes de Belgais e o Centro Cultural Raiano, de Idanha-a-Nova. Jérôme Granjon interpreta Mozart, Chopin, Fauré e Debussy.

Sem comentários: