quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Até 17/02/08 - Exposição "Monumentos de Escrita: 400 anos da História da Sé e da Cidade de Viseu (1230-1639)"

De 17 de Novembro de 2007 a 17 de Fevereiro de 2008, o Museu de Grão Vasco, em Viseu, apresenta ao público a exposição “Monumentos de Escrita: 400 Anos da História da Sé e da Cidade de Viseu (1230-1639)”.
“Partindo do rico acervo documental do seu arquivo, recentemente objecto de um criterioso processo de inventariação e catalogação”, o Museu de Grão Vasco “propôs-se cumprir a missão de conhecer, conservar, estudar e divulgar o património à sua guarda. Para a construção deste projecto expositivo, ‘Monumentos de Escrita’, escolheu como denominador comum a Sé e a cidade de Viseu, entre os séculos XIII e XVII”, revela uma nota de imprensa. Esta exposição é composta por dois programas narrativos. O primeiro, dedicado à Memória da Escrita, explica como a escrita e os escritos evoluíram ao longo deste período cronológico, recorrendo a tecnologia multimédia que convida o público à experiência da interacção com os conteúdos apresentados (os materiais de escrita, as formas gráficas, os documentos e os livros, e os diferentes processos de validação).
O segundo, dedicado à Escrita da Memória, “explora a história da Sé e da cidade de Viseu, entrecruzando aspectos relacionados com o exercício do poder concelhio, a formação e ocupação do espaço urbano (o paço do concelho, a muralha, as elites e a feira), com o protagonismo dos bispos e cónegos de Viseu no contexto religioso, cultural e político dos períodos medieval, renascentista e da contra-reforma”.

Sem comentários: