quarta-feira, 13 de junho de 2007

Herdade Rural da Poupa distinguida com o prémio de melhor propriedade rural da Europa de 2007

A Herdade da Poupa, em Castelo Branco, ganhou o prémio de "melhor propriedade rural" europeia de 2007, atribuído pela Fundação Anders Wall, pela sua contribuição para a preservação de recursos naturais, disse hoje um representante da organização.
A Herdade da Poupa, situada no Parque Natural do Tejo Internacional e integrada na Rede Natura 2000, possui 5.500 hectares, foi reflorestada com azinheiras e sobreiros, depois de retirados eucaliptos, preservando-se os habitats naturais com espécies autóctones da flora da região.
"Nesta propriedade nidificam actualmente o único casal de abutres negros em Portugal e dois casais de águias imperiais, possuindo a herdade também javalis e veados, entre outros animais", referiu a fonte. A entrega do prémio, no valor de 5.000 euros, vai ocorrer no próximo dia 15, à margem do 10º encontro anual da associação internacional de proprietários rurais "Friends of the Countryside", em Évora, com 250 participantes europeus.
Durante o encontro, que decorrerá de 14 a 16 de Junho, realizar-se-á uma conferência sobre as novas oportunidades para o sector agrícola, visitas a propriedades rurais e indústrias associadas, nos arredores de Évora. A conferência terá como oradores Rosado Fernandes, António Amorim e Moreira da Silva, considerados especialistas nestas áreas de negócio.
O 10º encontro anual da "Friends of the Countryside" pretende contribuir para o objectivo "CarbonoZero", que visa a responsabilização social para a redução dos gases com efeito de estufa. A organização do evento calculou em 170 toneladas de carbono produzidas pelos 250 participantes, o que vai ser compensado com a plantação de 5.500 sobreiros na Companhia das Lezírias, no Ribatejo, segundo a mesma fonte. A "Friends of the Contryside" é representada em Portugal pala Associação Nacional de Proprietários e Produtores de Caça e pela União da Floresta Mediterrânica.
O prémio com que foi distinguida a Herdade da Poupa - situada na localidade de Rosmaninhal, concelho de Idanha, distrito de Castelo Branco - é atribuído pela Fundação Anders Wall, em conjunto com a "Friends of the Countryside" e com o patrocínio da Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia.
Fonte: Kaminhos
Leia mais no Agroportal

Sem comentários: