segunda-feira, 11 de junho de 2007

15/06 - Inauguração da Exposição “Confrontos: Exposição de Fotografia / Arquitectura” de Manuel Aguiar / Lopes da Costa

No próximo dia 15 de Junho, (Sexta-feira), pelas 18.30 horas, será inaugurada, no Espaço A, situado na Casa Municipal da Cultura – Edifício Fernando Távora, a Exposição “Confrontos: Exposição de Fotografia / Arquitectura” de Manuel Aguiar / Lopes da Costa.
Promovida pelo Núcleo de Arquitectos de Aveiro, da Ordem dos Arquitectos, e com o apoio da empresa VULCANO como patrocinador exclusivo, a exposição “Confrontos: Exposição de Fotografia / Arquitectura” de Manuel Aguiar e Lopes da Costa, estará patente até 08 de Julho, podendo ser visitada de Terça-feira a Domingo, das 14:00 às 19:00 horas. Tem entrada livre e destina-se a toda a população.
O comissário da mostra é José António C. Lopes da Costa e a Comissão Executiva é constituída por Paulo Anes, Paulo Silva e Helder Ventura.A exposição será constituída por 115 fotografias de obras recentes do arquitecto José Lopes da Costa. As imagens são do fotógrafo Manuel Aguiar.
José Lopes da Costa nasceu em Ovar em 1959. Licenciado em Arquitectura pela Unité Pedagogique d'Architecture de Bordeaux, em 1984, estagiou no Rio de Janeiro no Atelier Sérgio Bernardes e Associados. Exerce em Atelier próprio, em Ovar, tendo ganho variados concursos, entre os quais, com o Mercado de Cucujães, o arranjo urbanístico da Marginal do Furadouro com Philippe Berdet, as Bibliotecas de Vale de Cambra, Monção, Estarreja e Oliveira de Azeméis, a Estação Central de Camionagem de Vale de Cambra e os projectos da Quinta da Várzea em Coimbra, com Tiago Meireles. Recebeu ainda o Prémio de Arquitectura Januário Godinho, com a habitação João Sintra Coelho em Ovar, com Rui Ventura.
As imagens que compõem a exposição são da autoria de Manuel Aguiar, fotógrafo da Fundação de Serralves de 1987 a 1992 tendo trabalhado para as galerias Fluxus e Roma e Pavia. É autor ou co-autor de fotografia de livros de arte contemporânea sobre a obra de Vieira da Silva, José de Guimarães, Manuel Casimiro ou Pedro Cabrita Reis, entre outros. No âmbito da arquitectura e dos interiores, tem trabalho publicado em alguns dos principais órgãos de informação - destaque para a Visão - e em revistas especializadas tais como a Arquitectura & Construção, a Architecti e a Casa Cláudia.
Durante o período de exibição, serão ainda levadas a efeito duas conferências no referido espaço.A primeira tem como tema “Energia Solar Térmica: o impacto da nova legislação (RCCTE)” que ocorrerá no dia 21 de Junho, às 21.30 horas e contará com a presença de António Manso da Vulcano.
A segunda, a 29 de Junho pelas 21.30 horas, contará com a presença de Cristina Cordeiro, directora da Revista “Cubo” e Valdemar Cruz, jornalista do “Expresso”. Estes dois oradores debruçar-se-ão sobre “Os Media e a Arquitectura”.

Sem comentários: