sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Até 26/08 - XXI Reposição da Feira das Cebolas (antiga Feira da S. Bartolomeu) em Coimbra

Várias toneladas de cebolas estão à venda até 26 de Agosto na Praça do Comércio, Coimbra, na XXI edição da feira dedicada ao bolbo, que integra ainda a animação deste espaço com folclore e jogos tradicionais.

Iniciativa do Grupo Folclórico Camponeses de Vila Nova, Junta de Freguesia de Cernache e do Departamento de Cultura da Câmara de Coimbra, a tradicional Feira das Cebolas começou sábado passado com a venda dos bolbos arranjados em réstias (tranças), bem como de outros produtos hortícolas daquela zona do concelho de Coimbra.

De acordo com Ramiro Barradas, do Grupo Folclórico organizador, uma das novidades deste ano é uma cebola "vermelha, da cor do sangue", à venda pela primeira vez no recinto.

"É mais rija e mais gostosa. Tem boa saída, porque as pessoas gostam da cor, é muito bonita", disse o ceboleiro à agência Lusa, adiantando que nas primeiras horas da feira já vendera 12 réstias destes exemplares.

Cada réstia tem 25 cebolas, mas o preço das tranças varia de acordo com o tamanho dos bolbos, sendo algumas vendidas a 2,5 euros e podendo outras chegar aos sete euros.

"Tive uma réstia, com 25 cebolas grandes, que pesava 12 quilogramas", explicou.

O evento repõe a extinta Feira de S. Bartolomeu, santo que se celebra a 24 de Agosto e que é a denominação da freguesia onde se situa a praça, em pleno centro histórico de Coimbra.

Além da aquisição das cebolas de Cernache, conhecida pelo cultivo dos bolbos, os forasteiros que se deslocarem, ao longo desta semana, à Praça do Comércio podem também apreciar petiscos da gastronomia regional, como as pataniscas de bacalhau ou de sardinha, caldo verde, chouriço assado, arroz doce e o vinho do lavrador.

"A Feira das Cebolas constitui uma das iniciativas que muito tem contribuído para a preservação e divulgação dos ancestrais usos e costumes das gentes coimbrãs", lê-se numa nota do vereador da Cultura da autarquia, Mário Nunes.
Fonte : Lusa

Sem comentários: