quinta-feira, 30 de junho de 2011

ECOPISTA DO DÃO - Inauguração Oficial dias 1 e 2 de Julho


As Ecopistas são associadas a antigas vias de transporte de determinada localidade, parcial ou totalmente abandonadas, que após devidamente requalificadas se tornam vias de transporte não motorizadas, destinadas a peões, ciclistas, pessoas com mobilidade condicionada, patinadores, etc., tornando áreas degradadas em espaços recuperados, integrados e adaptados às necessidades da sociedade, no que concerne à criação de espaços de prática de actividade física, sociabilização, captação de novos segmentos turísticos, permitindo ainda um conhecimento mais aprofundado da história, tradições e cultura desses povos.

Dado o elevado interesse em promover a reutilização e aproveitamento do espaço ocupado pelos antigos troços ferroviários do antigo Ramal do Dão, os Municípios de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão uniram esforços e contratualizaram, em 11 de Novembro de 2008, a construção da Ecopista do Dão, com um traçado de 49,5 km. Já antes, em 21 de Abril de 2007, o Município de Viseu dava o primeiro passo e inaugurava o 1º troço desta Ecopista, na altura com uma distância de 7,5 km ligando Viseu à Estação de Figueiró.

Concluída esta obra, irá realizar-se a cerimónia oficial de inauguração da Ecopista do Dão, desafiando todos os viseenses a associarem-se, no próximo dia 02 de Julho, à Caminhada de Inauguração entre Viseu e Santa Comba Dão, num total de 42 km. A concentração está prevista para as 08h00 junto à Estação de Figueiró. Durante a próxima semana será disponibilizada mais informação aos potenciais interessados sobre o programa, transportes e outras situação de carácter mais operacional.

Sem comentários: