segunda-feira, 28 de março de 2011

Paivascapes#1 - Mapa Sonoro do Rio Paiva

O Projecto

O Mapa Sonoro do Rio Paiva é um projecto de cartografia sonora não exaustiva mais representativa da paisagem e das comunidades situadas ao longo do rio Paiva, numa distância de trabalho de cerca de 110 Km de extensão e de um máximo de 1 km de largura, ou seja a distância máxima de um ponto de gravação ao rio propriamente dito.

O projecto desenvolve-se ao longo de um período temporal alargado, de Março a Dezembro de 2010, pretendendo captar variações do leito do rio, da tipologia das actividades agrícolas e da fauna e flora associadas a cada estação do ano.

O Mapa Sonoro do Rio Paiva é parte integrante de um projecto mais vasto, iniciado em 2009: Aldeias Sonoras, o qual consiste num projecto educativo de mapeamento sonoro de zonas rurais, em parceria com escolas básicas e secundárias das zonas objecto de intervenção. As escolas parceiras do projecto em 2010 são os Agrupamentos de Escolas de Vila Nova de Paiva e de Arouca, existindo parcerias pontuais com escolas básicas de aldeias situadas junto ao rio Paiva (como é o caso de Parada de Ester, concelho de Castro Daire).

Mais informações em Paivascapes

Sem comentários: