terça-feira, 2 de novembro de 2010

13/11 - Programa "Apanha da Azeitona - História e Tradição do Azeite" pela Go Outdoor

Apanha da Azeitona
História e Tradição do Azeite

É de Novembro a Janeiro que, ainda hoje, se observa em meio rural a apanha da azeitona. Com base nesta tarefa agricola e em toda a história e tradição do azeite, criámos um programa que, de forma lúdica, pretende mostrar todo o processo do azeite, desde a colheita da azeitona ao seu armazenamento e posterior transformação.

No decorrer deste dia vamos acompanhar a actividade de um olivicultor, visualizando e vivenciando o momento da apanha da azeitona e a sua posterior limpeza, recorrendo aos métodos tradicionais do varejo manual e limpeza com "alimpador".

O almoço, no restaurante típico "O Terreiro do Lagar", a funcionar no espaço de um antigo lagar de azeite, permitirá contrapor o processo tradicional de transformação da azeitona com o actual. É neste sentido que completamos o programa com uma visita ao lagar "Ouro de Sicó", espaço este totalmente modernizado e adaptado às necessidades e exigências actuais. Durante a visita a este lagar o visitante terá a oportunidade de acompanhar todo o processo para a obtenção do azeite (recepção, lavagem, pesagem, moença, batedura, separação e centrifugação). No final do dia haverá ainda espaço para uma prova de azeite com os melhores produtos locais.


Recomenda-se aos participantes levar água, roupa e calçado confortáveis, chapéu de sol e máquina fotográfica.

Junte a família ou os amigos e venha conhecer esta actividade agricola que já se tornou numa tradição. Colabore no varejo da azeitona, ajude na sua limpeza, visite um antigo lagar de azeite e acompanhe a moagem da azeitona num lagar modernizado.

Saia de casa, divirta-se!

Programa:
09:30 - Encontro no Museu da Villa Romana do Rabaçal;
10:00 - Apanha e limpeza da azeitona;
13:00 - Almoço no restaurante típico "O Terreiro do Lagar". Explicação do processo de funcionamento de um lagar antigo;
16:00 - Visita ao lagar "Ouro de Sicó". Início do processo de transformação da azeitona;
17:30 - Prova de azeite

Fonte e mais informações em Go Outdoor

Sem comentários: