terça-feira, 4 de maio de 2010

Os dias da Paz na Aldeia do Xisto de Benfeita


No fim-de-semana de 7 a 9 de Maio, as Aldeias do Xisto celebram a paz. Em Benfeita, Arganil, todos os anos a 7 de Maio, o dia em que terminou a II Guerra Mundial, a Torre lança 1620 badaladas em honra dos dias que durou a paz em Portugal durante o conflito. Dois dias depois, a 9 de Maio, percorre-se o seu Caminho do Xisto.
Pelo meio, a 8 de Maio, tem início o Ciclo de Workshops Planta do X isto Eco-living, na Cerdeira, Lousã, com o tema “Apicultura Profissional”.
Apostamos que estará em paz consigo mesmo no fim destes três dias... Venha experimentá-la às Aldeias do Xisto.

Torre da Paz – 7 de Maio
Na Aldeia de Benfeita, no concelho de Arganil, todos os anos a 7 de Maio, o dia em que terminou a II Guerra Mundial, a sua Torre lança 1620 badaladas em honra dos dias que durou a paz em Portugal durante o conflito.
Diz-se que foi um dos primeiros locais do país onde se soube que tinha terminado a guerra, exactamente às duas da tarde do dia 7 de Maio de 1945.
Imediatamente os sinos da igreja repicaram, tal como acontece todos os anos desde então.
O relógio da Torre, um belo exemplo da antiga relojoaria mecânica, tem um mecanismo preparado para ser activado automaticamente nesta data, a esta hora. AsAldeias do Xisto festejam este dia como uma homenagem ao espírito da paz e contra todos os conflitos e formas de violência. Venha associar-se a este movimento!

Informações
Junta de Freguesia da Benfeita
Tel.: (+ 351) 235 741 903
fregbenfeita@sapo.pt

Workshops Planta do Xisto Eco-living Apicultura Profissional – 8 de Maio
A Planta do Xisto organiza, na Aldeia de Cerdeira, na Serra da Lousã, um ciclo de workshops eco-living dedicados aos temas da saúde, do bem-estar e da agricultura
biológica. Imersa na luxuriante Serra da Lousã, a Cerdeira é o palco ideal para o encontro com um novo estilo de vida, em que o bem-estar do corpo está em equilíbrio com a natureza.
No próximo dia 8 de Maio, o tema é a apicultura.

Programa:
8 Maio - Apicultura Profissional
3 Julho - Massagem Biodinâmica
17 Julho - Auxiliares e Infraestruturas Ecológicas
11 Setembro - Solo e Fertilização em Agricultura Biológica
18 Setembro - Plantas Tintureiras
Informações e Inscrições
Planta do Xisto
Tel.: (+351) 239 996 331 / 964 053 462
plantadoxisto@gmail.com

‘A Pé pelo Caminho do Xisto de Benfeita’– 9 de Maio
No domínio do xisto, um percurso deslumbrante e de contornos quase mágicos! Esta actividade insere-se no programa 'Desporto para Todos', do Município de Arganil. E tem inscrição gratuita.
Dia 9 de Maio, pelas 9h30, na Aldeia do Xisto de Benfeita, venha saborear a frescura e ver vales perfeitos, num percurso simplesmente fantástico e genuíno! Com passagens em algumas quedas de água fabulosas, como a conhecida 'Fraga da Pena'.
O percurso "A Frescura das Cascatas" atravessa campos de cultivo, num domínio que é de xisto. Percorre um tipo de relevo característico, vigoroso mas de contornos arredondados, sulcado por vales com grandes quedas de nível, linhas de água encaixadas e onde por vezes se encontram curiosos acidentes geológicos.
São assim cerca de 10km sempre acompanhados por bela e fresca vegetação proporcionada por levadas e quedas de água constantes.

Programa:
8h45 - Autocarros partem de Arganil, junto ao sub-Paço, rumo a Benfeita
9h - Parte o autocarro de Coja, junto à Casa do Padre, até Benfeita
9h15m - Autocarros partem de Arganil, rumo a Benfeita
9h30m - Caminho do Xisto da Benfeita "A Frescura das Cascatas"
Há reforço alimentar na localidade de Sardal (a meio do trajecto).
No fim do percurso: almoço oferecido aos participantes, no Largo da Benfeita.

Informações e Inscrições
Município de Arganil
Tel.: (+ 351) 235 200 150
turismo.arganil@cm-arganil.pt
Mais Informações
ADXTUR
Tel.: (+ 351) 275 647 700 / Tlm.: 960 101 873
info@aldeiasdoxisto.pt / marketing@aldeiasdoxisto.pt

Sem comentários: