sexta-feira, 14 de maio de 2010

18/05 - Comemorações do Dia Internacional dos Museus no Museu Monográfico de Conímbriga

Dia Internacional dos Museus é celebrado terça-feira com iniciativa em que os visitantes podem escavar nas ruínas. Amanhã a ceia romana invade o museu.

O Museu Monográfico de Conímbriga abre-se à comunidade, assinalando o Dia Internacional dos Museus. Não nos moldes habituais, dando a conhecer o vasto conjunto romano, mas convidando os visitantes a meter as mãos na massa e a descobrir os tesouros que as ruínas ainda escondem. Esperam-se, pois, muitos “arqueólogos por um dia” nesta que é uma iniciativa inédita nas ruínas de Conímbriga e que vai decorrer na próxima terça-feira.

Em “Arqueólogos por um dia” os interessados têm a oportunidade de escavar em contexto real na mais emblemática estação arqueológica do país. Ou seja, colherins, picos, pás, piaçabas e baldes, que habitualmente se vêem nas mãos dos experientes arqueólogos, vão mesmo ser utilizados por quem participar na actividade. E há zonas já definidas nas ruínas para se fazerem as escavações. «Todos nós temos o fascínio por encontrar um tesouro», diz Humberto Rendeiro, da organização, sublinhando que essa possibilidade está mesmo ao alcance de qualquer um no decorrer da iniciativa. Mais, sublinha que «não vão ser criadas caixas de arqueologia», como usualmente em iniciativas semelhantes, mas «as pessoas vão mesmo para o terreno».

Mais informações em Diário de Coimbra

Sem comentários: