terça-feira, 2 de junho de 2009

04/06 - Seminário "O Papel das Universidades na promoção da inovação e apoio às PME’s" no Parque de Exposições de Aveiro


O Seminário “O Papel das Universidades na promoção da inovação e apoio às PME’s” vai ter lugar no próximo dia 4 de Junho, das 9.00 às 12.00 horas, no auditório do Parque de Exposições de Aveiro.

No final do seminário será apresentado, em conferência de imprensa, um resumo da reunião de trabalho no âmbito do projecto “Fin-Urb-Act”, pelo que vos convidamos a estarem presentes, pelas 12.00 horas, de 4 de Junho, no Parque de Exposições de Aveiro. De salientar que este seminário é o culminar da reunião de trabalho que iniciará no dia 3.


Este Seminário, aberto ao público, tem como tema “O Papel das Universidades na promoção da Inovação e apoio às PME’s” e contará com as presenças do assessor do Gabinete de Coordenação Nacional da estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico, Manuel Laranja, da Vice-Presidente da CCDR-Centro, Ana Abrunhosa, e do Vice-Presidente da IAPMEI, Pedro Matias.


De recordar que em 2008, a cidade de Aveiro integrou uma rede alargada de cidades europeias que tem como principal objectivo fomentar o empreendorismo e o apoio as PMEs. Este projecto co-financiado pelo programa URBACT tem por base uma rede de cidades onde se incluem: Aachen (Alemanha), Gijon (Espanha), Gliwice (Polónia), Galati (Roménia), Leipzig (Alemanha), Edimburgo (Reino Unido), Roma (Itália), Reims (França), Aveiro (Portugal) e Linz (Austria).


Em termos locais, o objectivo do Município de Aveiro será desenvolver um Plano de Acção Local que vá ao encontro das necessidades das PMEs e que fomente o empreendorismo. Para que esse Plano atinja esta finalidade é fundamental que o mesmo seja executado com todos os actores locais, regionais ou nacionais relevantes nesta área. Por esse motivo já foi criado um Grupo de Acção Local que conta com a presença das seguintes entidades: a Comissão de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-Centro), a DGOTDU (Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano), o Conselho Empresarial do Centro, a Universidade de Aveiro, a Associação Nacional dos Jovens Empresários, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro, a Associação Comercial de Aveiro, o IAPMEI (Instituto de Apoio às Pequenas e Medias Empresas), o BPI e a GRUPUNAVE. Para além destes organismos contamos ainda com a Escola Professional de Aveiro e a Escola Secundária Jose Estevão.


A estratégia que será preparada em conjunto com os restantes parceiros do Grupo de Acção Local irá abordar as seguintes temáticas: instrumentos Financeiros de apoio às PMEs; plataforma de cooperação institucional com a Banca para apoio ao empreendorismo e PMEs; incubação de Empresas; fomento do Empreendorismo na Educação e mecanismos de Apoio Financeiro ao Comércio.
O programa do Seminário é o seguinte:

09.00 horas Recepção dos Participantes

09.30 horas Sessão de Abertura

Gonçalo Caetano Alves – Vereador da Câmara Municipal de Aveiro
Manuel Laranja – Assessor do Gabinete de Coordenação Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico
Ana Abrunhosa – Vice-Presidente da CCDR-Centro
Pedro Matias – Vice-Presidente do IAPMEI
Ribau Esteves - Presidente da “Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro”
A confirmar – Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano
10.30 horas O papel das Universidades na promoção da inovação e apoio às PMEs

Moderador: Thomas Fiedler
Oradores:
Paulo Nordeste, INOVARIA: “De que forma é que as Universidades podem representar uma oportunidade para as empresas?”
Fernando Rocha, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro: “Como podem as Universidades apoiar as pequenas e médias empresas?”
Borges Gouveia, CEC: “Ensinar o empreendorismo”
12.00 horas - Conferência de Imprensa

Fonte:
Câmara Municipal de Aveiro




Sem comentários: