quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Quinta das Lágrimas abre espaço para fumadores


«Desfrutar do Palácio e do prazer do tabaco como no século XIX» é o principal objectivo do novo espaço que a Quinta das Lágrimas passará a disponibilizar para os fumadores.

A Quinta das Lágrimas prepara-se para lançar durante este mês um programa especial para fumadores, que tem como objectivo «desfrutar do Palácio e do prazer do tabaco como no século XIX». Assim, face à actual lei que limita o fumo espaços públicos, a unidade passará a disponibilizar a sua sala de fumo oitocentista, com acesso à biblioteca e à varanda da capela, para todos os que gostam de fumar.

O restaurante Arcadas passa assim a ser um espaço de não-fumadores, sendo que esta iniciativa aproveita a multiplicidade dos espaços existentes no palácio, ao mesmo tempo que procura recuperar alguma da história que lhe está associada. Segundo Miguel Júdice, administrador do grupo Quinta das Lágrimas, «as pessoas que aqui vierem desfrutar deste espaço estarão a vivê-lo à maneira do século XIX».

Na época não se fumava na sala de refeições. Após o almoço ou jantar as pessoas levantavam-se e dirigiam-se para a chamada sala de fumo, onde se iniciava o ritual de fumo de tabaco, sob a forma de cigarro, charuto e cachimbo. Assim, a Quinta das Lágrimas pretende com esta iniciativa transformar o actual problema da restrição do fumo numa oportunidade para o encontro entre as pessoas e para a livre fruição do prazer do tabaco, seguindo a tradição secular do palácio, onde já fumaram o Duque de Wellington, Eça de Queirós, o Rei Dom Miguel ou Teófilo Braga.

Os viajantes fumadores que escolham a Quinta das Lágrimas para permanecer dispõem ainda de quartos com varandas e com jardins privativos, além da possibilidade de utilizarem os restantes espaços do Palácio especialmente destinados ao fumo.

Sem comentários: