quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

05/02 - Entrudo nas Aldeias do Xisto e inauguração da nova Loja


No próximo dia 5 de Fevereiro, na Aldeia de Aigra Nova, concelho de Góis, a Rede das Aldeias do Xisto marca o calendário com duas actividades únicas: a celebração tradicional do Entrudo e a inauguração de mais uma (a quarta) Loja das Aldeias do Xisto.

Nas Aldeias do Xisto da Serra da Lousã o Carnaval vivia-se de forma simples. Com roupas e objectos velhos, algo que disfarçasse o corpo e o rosto e de seguida brincava-se… Ia-se às aldeias vizinhas e tudo era permitido: declamar quadras jocosas sobre os habitantes, atormentar as velhas e seduzir as novas, enfim, pregar partidas. Mas é Carnaval, ninguém leva a mal.

No dia 5 de Fevereiro, em Aigra Nova (Góis), venha viver de perto este dia de festa e folia, a celebração tradicional do Entrudo nas Aldeias do Xisto da Serra da Lousã. Veja como chegar em http://www.aldeiasdoxisto.pt/.

Haverá coisas estranhas e personagens surreais, bichos brincalhões e partidas surpreendentes, baile e riso por entre as ruas de xisto. Os aldeões contarão as histórias mais engraçadas sobre os dias de carnaval nas aldeias serranas, das partidas nas casas dos vizinhos. Algumas dessas histórias quase assumem a forma de lenda.

Loja Aldeias do Xisto – Aigra Nova Vai abrir em Aigra Nova a quarta Loja da Rede de Lojas das Aldeias do Xisto. A inauguração da Loja está interligada com o programa do Entrudo. No dia 5 de Fevereiro será possível ver a recriação do ambiente tradicional das aldeias serranas: pastor com as cabras, mulher com o porco, cesteiro, sardinheira, homem a carregar molho de mato, pilar as castanhas, apicultor a tratar das colmeias, cardar o linho, malhar o centeio, mulher aquecer o forno, homem o alambique e, claro, tocata a musicar o ambiente.

Na Rede de Lojas Aldeias do Xisto vendem-se produtos genuínos de qualidade seleccionada. Do tradicional ao moderno, são artigos feitos à mão por artesãos e inspirados pelas gentes e cultura do coração de Portugal. Muitos são produtos locais que costumavam ficar cativos dos habitantes destas 24 aldeias. Outros são reinterpretações de processos e materiais tradicionais, peças de verdadeiro design contemporâneo de inspiração rural. Com a criação desta Rede de Lojas, você já pode provar o queijo, o vinho, as ervas aromáticas, as infusões, a doçaria regional. Já pode usar os chapéus e as écharpes, as malas, os sacos e carteiras, os anéis, os colares, as pregadeiras. Já pode levar para casa a decoração mais original ou obras de arte decorativa de criação manual. Para que tenha perto de si as coisas boas lá da aldeia.

Faça como todos os portugueses que no passado abriram novos caminhos e exploraram novas realidades. Parta à descoberta do que de melhor existe em Portugal.
O Entrudo das Aldeias do Xisto vai andar a pregar partidas durante a BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa, na FIL, no Sábado dia 19 de Janeiro.

Descubra mais em Aldeias do Xisto

Sem comentários: