quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Ciclo de Música Contemporânea da Guarda arranca no dia 5 de Dezembro


O Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda principia no dia 5 de Dezembro, no Teatro Municipal, com a estreia do Síntese - Grupo de Música Contemporânea.

Os músicos Domenico Ricci, Carlos Canhoto, João Delgado, Hugo Simões, Jorge Pires, Helena Neves e Márcia Cunha, entre outros, lançam o desafio da criação, “colocando ao dispor da nova música os instrumentos de expressão que mais dominam”, refere o TMG em nota de imprensa.

No programa deste concerto de estreia, que tem lugar no Pequeno Auditório, às 21h30, destacam-se obras dos compositores Christopher Bochmann, Leo Brower, Edgar Varèse, Benjamin Britten, David Liebman, Fernando Lapa e Mark-Anthony Turnage.

Segue-se, no dia 13, o Quarteto S. Roque (1ª parte) e os Trivium (2ª parte). O Quarteto São Roque tem vindo a percorrer os mais importantes palcos do país, bem como igrejas e instituições por todo o território nacional.

Apresentou-se já no Centro Cultural de Belém, Teatro São Luiz, Teatro Municipal da Guarda, Salão Nobre do Conservatório Nacional, Belgais, entre outras salas. Integram o Quarteto S. Roque António Martelo e Cristina Almeida (violinos), João Pedro Delgado (viola d’arco) e Ricardo Mota (violoncelo).

Situado na esfera da música erudita, “o Trivium apresenta uma combinação sonora pouco usual nesta área - única em Portugal: voz, saxofone e piano”, segundo a mesma nota.

A voz mezzo-soprano de Helena Neves, os saxofones de Carlos Canhoto e o piano de Domenico Ricci dialogam numa viagem pelas diversas influências que deram forma a um reportório.

No concerto, o Trivium interpretará, numa estreia absoluta, o tema Deconstructing (Beethoven’s) Pastorale, do compositor Hélder Filipe Gonçalves.

O Síntese termina no dia 20 de Dezembro com o concerto do Acord`Ensemble – Octeto de Guitarras (1.ª parte) e do Síntese - Grupo de Música Contemporânea (2ª parte).

Embora seja uma formação recente (Maio de 2007), segundo o TMG, conta já com algumas apresentações em concerto das quais se destacam, a participação no V Encontro Nacional de Guitarras, e no Concurso Internacional de Guitarra do Fundão.

O repertório do Acord`ensemble, é constituído essencialmente por obras de música contemporânea escritas para oito guitarras, compostas por nomes como Roland Dyens ou Leo Brouwer.

Além da adaptação de algumas obras idiomáticas do repertório guitarrístico, esta formação aposta também na interpretação de música portuguesa, quer através da transcrição e adaptação de algumas obras de compositores de referência como por exemplo Carlos Seixas, quer através da estreia e interpretação de obras da nova geração de compositores portugueses. Pedro Rufino, Sérgio Oliveira, Carlos Marques, André Cardoso, Hugo Simões, Paula Sobral, Mário Adélio e Jorge Pires são os músicos que integram este projecto.

No programa do concerto é contemplada a estreia absoluta do tema Reflexões, do compositor José Carlos Sousa.

O ciclo termina com a actuação do Síntese – Grupo de Música Contemporânea e também com uma estreia absoluta no programa do concerto: o grupo vai interpretar “Canso”, do compositor Eduardo Luís Patriarca.

O bilhete para cada espectáculo do Síntese custa 5 euros, e a assinatura para todo o ciclo custa 7,5.

Fonte: Portugal Centro

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma interessantíssima iniciativa num distrito geralmente desprovido de tais práticas musicais.

Aproveito para anunciar outra, também no mês de Dezembro, de carácter semelhante em:
http://diasdemusicaelectroacustica.blogspot.com/