quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Dia de S. Valentim no Mercado do Quebra Costas


A propósito do dia de S. Valentim
Mercado Quebra Costas faz nova edição especial

Depois de uma edição especial de Natal muito bem sucedida, a Associação Cultural de Música e Teatro Arte à Parte vai realizar mais um Mercado Quebra Costas (MQC) em espaço interior, que vai decorrer já no próximo sábado, dia 11 de Fevereiro, entre as 11.00 e as 20.00 horas.
Idêntica em espírito e em filosofia às edições de exterior do MQC, a edição de Natal é a segunda a realizar-se em espaço interior, a pensar no conforto dos seus visitantes e dos criadores presentes, permitindo adquirir uma vasta gama de artigos que vão da roupa em segunda mão a joalharia, a preço mais económico, especialmente a pensar no Dia dos Namorados que se comemora a 14 de Fevereiro.
No que se refere à vertente comercial, a edição de Natal do MQC vai registar a presença de uma dezena e meia de criadores de diferentes pontos do país com trabalhos tão distintos como a bijutaria, trabalhos em tecido, artigos de cerâmica, entre outros.
Paralelamente, o evento contará também, ao longo de todo o dia, com música ambiente e um serviço de cafetaria variado, contribuindo para o ambiente familiar que caracteriza a Sala Arte à Parte. Oportunidade privilegiada para conhecer duas novas valências da Sala, designadamente a livraria “Ler Miudinho”, dedicada especialmente a literatura infantil e a fanzinoteca UzineFanzine, recentemente inaugurada.

SALA ARTE À PARTE
A Sala Arte à Parte (SAAP), situada na Rua Fernandes Tomás, ao Arco da Almedina, encontra-se aberta ao público desde 2010 sob a responsabilidade e organização da Associação Cultural de Música e Teatro - Arte à Parte, num imóvel adaptado para o efeito.
Instalada numa antiga loja de tapetes em pleno Centro Histórico da Cidade de Coimbra, a SAAP tem vindo a prestar um variado leque de serviços de cultura, formação e lazer aos seus utentes: está preparada para a realização de actuações ao vivo de carácter diverso, incluindo concertos e DJ sets, receber exposições e instalações de vídeo, workshops e sessões literárias, para além de disponibilizar serviço de cafetaria e acesso gratuito à internet. Por este equipamento cultural já passaram cerca de uma centena eventos e nomes de referência do panorama musical contemporâneo tais como José Valente, Vitor Rua, Noiserv, Peter Broderick, The Mahones e Powerdove, apenas para referir alguns.
A Sala Arte à Parte integra também uma livraria infantil e a recém inaugurada fanzinoteca UzineFanzine, cujos catálogos em constante crescimento presenteiam aos visitantes da sala uma diversificada oferta cultural.
No mesmo edifício, que serve de sede à Associação Arte à Parte, existe também de um espaço, situado no primeiro andar, onde são leccionadas aulas de Expressão Corporal (para crianças) e Yoga Ayurvédico. Esse espaço funciona simultaneamente como residência para colectivos artísticos que escolhem a Associação, ou como local de ensaio, ou para desenvolver os seus projectos em vários domínios das artes, para além de zona de trabalho para os serviços administrativos da colectividade.
A Associação Arte à Parte tem, de igual modo, acolhido inúmeros projectos culturais, como a peça Starview, em colaboração com a Associação Camaleão; o terceiro Curso de Introdução ao Pensamento Crítico Contemporâneo; sessões de cinema do Festival “Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra”, organizado pelo Jazz ao Centro Clube; workshops de Formação de Formadores Science 4You; oficinas de conto em parceria com Instituto Português da Juventude e sessões literárias promovidas pela editora Alma Azul, entre muitos outros.


Sem comentários: