sexta-feira, 10 de julho de 2009

18/07 - Noite das Estrelas



Paço das Escolas | 18 de Julho | 21H00-24H00 - Entrada livre

A 18 de Julho comemora-se a Noite das Estrelas.
Trata-se de uma iniciativa com carácter nacional do Ano Internacional da Astronomia 2009 que pretende alertar o público para a poluição luminosa.A Noite das Estrelas em Coimbra será celebrada no Paço das Escolas da Universidade, que verá a sua iluminação reduzida.Organizada pela Universidade de Coimbra e pelo Museu da Ciência, com a colaboração do GEFAC e de algumas associações de astrónomos amadores (Alfa Centauri, NEDF e SAC), a Noite das Estrelas assinala também o início da Astronomia no Verão, do Programa Ciência Viva.

OBSERVAÇÕES ASTRONÓMICAS

21H00

Vais poder olhar para o céu estrelado, identificar constelações, e espreitar pelo telescópio para veres melhor estrelas, planetas e seus satélites.

A LUNETA DE GALILEU
22H00
Se não tiveres medo das alturas, aproveita para subir à Torre da Universidade: vais poder olhar para o céu estrelado com uma luneta igual à que Galileu utilizou há 400 anos. Não te esqueças de trazer uma lanterna para melhor subires à Torre!

SETESTRELO

22H00

Espectáculo pelo grupo GEFAC

Ursa Maior, Carro, Caçarola, Arado, Os Sete Sábios, Candeia de São Pedro... Sete estrelas que brilham no céu, sete pontos que nos guiam, sete momentos que nos inquietam e apaziguam.
O espectáculo irá desenvolver-se ao longo de sete estações, com momentos surpreendentes, desenhando no terreiro as formas da Ursa Maior.

Fonte: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Sem comentários: